Como lidar com o castigo do silêncio?

Perguntado por: iresende . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Não demonstre raiva; não aja de modo passivo-agressivo, a fim de tentar fazer o outro voltar a falar com você; e não crie discussão. Apenas dê um tempo para que os dois consigam se acalmar. Quando estiver perto de alguém que esteja dando um gelo em você, mantenha-se relaxado e positivo.

Pesquisas comprovam: se manter em silêncio pode elucidar ideias, fortalecer sua memória, ajudar no tratamento de depressões além de prevenir doenças cardiovasculares. O silêncio é o ponto de encontro entre o sono e a meditação.

O que há por trás do silêncio do narcisista? O tratamento silencioso tira algo da vítima e dá ao narcisista: a atenção. Com esse silêncio, ele se torna o centro da vida da vítima, pois retêm a fala e a atenção. Ele basicamente está ali só para permanecer no controle.

Use frases que comecem com “Eu”.
Mas, não tente dar o troco, ignorando a outra pessoa; prefira uma abordagem mais pontual, comunicando a sua mensagem de maneira clara, para que ela possa romper a barreira do silêncio e ser compreendida.

O silêncio é um dizer que faz surgir um sentido, a saber, na pausa, nos intervalos, nas reticências. O sentido que se revela no silêncio diz respeito a um contexto, o qual atualiza a história do sujeito. Para a psicanálise esse contexto é o da análise, onde o silêncio anuncia o discurso do inconsciente.

O silêncio como restaurador da autoconsciência
Geralmente, quando estamos quietos e sem ouvir nada específico, observamos o nosso modo de agir e tudo o que nos rodeia. Sem barulhos externos, podemos ter um momento de análise de ações, no qual avaliamos tudo o que deve ou não ser feito.

Se fazer silêncio te incomoda, te irrita, te dá mais ansiedade, é um mal sinal. Este comportamento mostra que você não está confortável consigo mesmo(a), e revela verdades ocultas… Algumas pessoas precisam do SILÊNCIO por motivos emocionais em desiquilíbrio, se calam para não se expressar.

Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta, porque palavras em excesso se tornam desnecessárias quando não são para edificar. O silêncio responde, o silêncio acalma e nos faz entender o que palavras não expressão.

O que acontece é que quando não verbalizamos nossa experiência e não contamos das nossas necessidades não atendidas, a tendência é que os incômodos se acumulem e acabem sendo ditos de maneira que machuca.

Um famoso e antigo provérbio diz: “a palavra é prata, o silêncio é ouro”. O silêncio pode ser uma virtude, pois evita muitos pecados (principalmente os pecados da língua) e ajuda a fortalecer o nosso equilíbrio interior e o nosso discernimento.

Há o silêncio mudo do sono ou apatia ; o silêncio sóbrio que se passa com um animal de cara solene ; o silêncio fecundo da consciência, pastoreando a alma ,de onde emergem novos pensamentos; o silêncio vivo da percepção alerta, pronto para dizer: “Isso …

Entretanto, as pessoas narcisistas não costumam buscar atendimento psicológico por acreditarem não haver nada de errado com elas. Elas não conseguem compreender o porquê de outros indivíduos reagirem mal aos seus comportamentos.

quando a pessoa que tem um transtorno ela dá o tratamento silêncio ela já quer que a pessoa fique na mão dela. manipulada. então quando a pessoa devolve com filés também aí ele já fica. querendo trazer ela de volta né porque porque ele não pode perder o controle dela.

acreditando. Como você está indo numa direção a oposta ao que eles decidiram para você aí então eles vão começar a tipo unir e aumentar o abuso. claramente narcisistas são movidos pela raiva por inveja ciúmes ganância etc todos esses sentimentos negativos e esse eles falham ao conseguir obter o que eles querem.

O primeiro passo para enfrentar a tortura psicológica é reconhecê-la, entender que a situação pela qual você está passando não é normal e que o problema não está em você! Ao identificar esse processo, a vítima passa a reconhecer o seu agressor, assim como a necessidade de mantê-lo sob distanciamento.