Como lidar com o silêncio de um homem?

Perguntado por: umelo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Esse é o ponto mais básico do tratamento de silêncio. Não diga nada, mesmo que o outro tente puxar uma conversa. É importante não responder comentários, discussões ou até mesmo acusações. Se a pessoa insistir, deixe claro que não vai responder no momento.

O tratamento do silêncio é uma forma de punição, que consiste em ignorar alguém durante um período de tempo. É o famoso “dar um gelo” como tática passivo-agressiva de manipulação, que expressa desprezo com o intuito de controle.

O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar. Em algumas ocasiões pode trazer paz, em outras, tempestades. O silêncio também pode corresponder à reflexão, a um turbilhão de pensamentos pulsando dentro de nós.

O silêncio pode ser usado para aliviar uma discussão acalorada, mas também pode manipular os outros para que se sintam desamparados. É importante usá-lo de modo construtivo para encorajar a comunicação.

O homem e suas relações
Muitos homens não conseguem expressar o que sentem, mantém-se calados e muitas vezes podem ser pouco afetivos. Alguns relacionamentos podem funcionar muito bem com o homem que não se expressa, porém, a longo prazo isso pode ser o motivo de um fim de relacionamento.

Não demonstre raiva; não aja de modo passivo-agressivo, a fim de tentar fazer o outro voltar a falar com você; e não crie discussão. Apenas dê um tempo para que os dois consigam se acalmar. Quando estiver perto de alguém que esteja dando um gelo em você, mantenha-se relaxado e positivo.

Em muitas ocasiões, o silêncio é a mais poderosa das respostas. Além disso, saber ouvir é ferramenta importante de comunicação por denotar respeito por quem está falando. Silêncio bem utilizado mostra maturidade, humildade, poder sobre si mesma e força interior.

Seja forte e respire! Você pode fazer a sua escolha de forma consciente e se conectar com ele ao invés de afastá-lo ainda mais. Uma boa forma de levar isso é não se envolver em tudo. Você já deve ter ouvido falar na expressão “toda ação gera uma reação”, é muito importante que você tenha isso em mente.

O poder transformador do silêncio está em nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Só no presente podemos descobrir quem realmente somos, alcançando assim a paz e a alegria que estão dentro de nós.

De forma intencional, o tratamento silencioso é utilizado especialmente por pessoas com tendência e transtorno de personalidade narcisista. Adotam esse comportamento para manipular o outro. Fazer com que ele atenda às suas necessidades, pois do contrário serão punidos.

Na lista de benefícios, o silêncio é responsável por desacelerar, acalmar, melhorar a concentração, o foco e a memória, além de ajudar o indivíduo a se entender melhor.

Se fazer silêncio te incomoda, te irrita, te dá mais ansiedade, é um mal sinal. Este comportamento mostra que você não está confortável consigo mesmo(a), e revela verdades ocultas… Algumas pessoas precisam do SILÊNCIO por motivos emocionais em desiquilíbrio, se calam para não se expressar.

Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta, porque palavras em excesso se tornam desnecessárias quando não são para edificar. O silêncio responde, o silêncio acalma e nos faz entender o que palavras não expressão.

Não levar essas ameaças a sério é uma boa maneira de mostrar a ele que não está intimidada. Assim que notar que o narcisista está tentando deixar você acuada, seja clara e, de uma forma tranquila, diga “não tenho medo de você e das suas ameaças. Pode fazer o que achar que deve. Não me afetará.”

Mostre interesse nas coisas que o interessa e faça com que ele perceba isso. Isso é algo que ele irá se lembrar porque é importante para ele. Por exemplo, você pode não saber muito sobre o esporte que ele gosta, mas mostrar entusiasmo pela vitória do time ou um gol mostra que você, pelo menos, demonstra interesse.

A todo tempo ruídos externos estão atraindo a nossa atenção. Esses ruídos não são necessariamente sons, mas também imagens, vídeos, cores, frases que nos movem de um lado para outro.

O cérebro masculino produz menos oxitocina e serotonina que o das mulheres. Por isso, elas acham relaxantes as conversas emotivas no final do dia, enquanto eles, com o cérebro mais cansado, preferem relaxar em actividades «alienantes», como programas desportivos ou filmes de acção.

O parceiro evita passar muito tempo com você
Essa atitude pode indicar que ele está tentando se afastar de você e do relacionamento. Um parceiro que passa evitar a sua companhia e sempre tem uma desculpa para recusar idas ao cinema, jantares e viagens está claramente desinteressado na relação.

Esperar dois ou três dias (ou até uma semana) antes de o procurar dará a ele a chance de mandar mensagem primeiro assim que ele perceber o que está perdendo. Se você esperou mais de uma semana e ele ainda não deu sinal de vida, talvez seja a hora de seguir em frente.

Isso é sinal de desinteresse da outra pessoa em relação a você. Se os assuntos não são pessoais e apresentam pouca ou quase nenhuma profundidade é melhor se afastar. Outra possibilidade é de que a relação apenas tenha esfriado, tenha atingido um outro patamar de distanciamento, e é melhor respeitar o espaço de cada um.

O silêncio de Deus tem provocado pane na fé de muitas pessoas. A Bíblia insiste em dizer que Deus é amor, mas por vezes Ele permanece quieto quando precisamos de uma resposta, uma orientação, um conforto. Em meio a tanta quietude nos resta questionar: Deus está em silêncio ou nós é que estamos surdos?