Como lidar com o medo de ser enganado?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

O acompanhamento psicológico é indispensável, já que possibilita a elaboração do trauma vivido e reconstrói a confiança necessária para se relacionar com outras pessoas com tranquilidade e segurança. Quando o assunto é fobia, independente de seu tipo, sempre há a manifestação de um quadro de ansiedade.

Combata os pensamentos com respostas.
Em vez de pensar no pior resultado possível, pense em explicações mais realistas. Por exemplo, se não tiver notícias do seu parceiro por algumas horas, não pense que está sendo traída. Lembre-se de que ele teve um dia turbulento no trabalho e provavelmente foi dormir.

Quem sofre com a fobia de compromisso reluta em fazer planos a longo prazo e sente medo de ficar preso a algo e perder outras experiências. O comportamento egocêntrico gera falta de disposição para considerar o futuro do relacionamento e até mesmo fazer sacrifícios por ele.

Estudo americano analisou comportamento de pessoas comprometidas durante um período de cinco anos. Segundo um estudo da Universidade de Denver, publicado no periódico Archives of Sexual Behavior, pessoas que já foram infiéis em um relacionamento têm mais chances de o serem novamente no próximo.

A pessoa que trai não está preocupada em atender ou renovar a sua relação com você e entrega-se a essa nova aventura, sem remorsos. Sobrevém o tédio, a perda de interesse, a comunicação falha, a solidão etc.

Thiago de Almeida, psicólogo da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em relacionamentos amorosos, verificou em uma pesquisa realizada com 45 casais que o ciúme desperta a infidelidade: quanto maior o ciúme maior será a infidelidade do parceiro, esse efeito é conhecido como autorealizador.

Um traidor pode apresentar diferentes comportamentos, como coragem repentina, arrependimento, apreensão, excitação, vaidade, falta de comprometimento com a família, entre tantas outras características.

Na verdade, existe mais de um perfil psicológico, já que as pessoas são diferentes. Por exemplo, você já pode ter ouvido falar que quem desconfia demais é porque trai. Realmente, isso é um tipo de comportamento de pessoa que pratica a infidelidade, mas isso não é uma prova de que a pessoa realmente está fazendo isso.

Se eles querem saber para onde você está indo, quanto tempo você vai ficar fora, quando você está voltando, etc. pode ser um sinal de traição. Esse aumento de interesse é muitas vezes mal interpretado como ciúme, ou maior preocupação para você, quando na verdade é exatamente o oposto, diz Houston.

Significado de Vacilão
Quem é facilmente enganado ou se deixa enganar com facilidade; tolo, bobo.

Que foi ludibriado: 3 ludibriado, iludido, tapeado, logrado, intrujado, explorado, engodado.

Como enfrentar e tratar a insegurança emocional?

  1. Identifique as suas inseguranças. ...
  2. Descubra quais são suas crenças limitantes. ...
  3. Lembre-se das adversidades que você já superou. ...
  4. Seja gentil consigo mesmo. ...
  5. Desenvolva competências e adquira novos conhecimentos. ...
  6. Busque a ajuda de pessoas próximas. ...
  7. Procure auxílio profissional.

Ela pode ter dificuldades sim relacionais, mas pode também procurar ajuda psicológica para entender os motivos do isolamento, se derivam de baixa auto-estima, medo de rejeição, ou simplesmente do fato de gostar de estar sozinha. O ponto de equilíbrio é o ideal e pode ser conseguido com terapia.

Questione os sentimentos da outra pessoa.
Independentemente disso, o importante é fazer a outra pessoa sentir que precisa provar que ainda gosta de você. Diga algo como "Como você pode dizer que me ama e mentir para mim?". Outra opção: "Fiquei muito magoado por você ter esquecido o meu aniversário.

Já ouviu falar de 'folgerfobia'? Parece ser uma palavra real, mas a Internet está dividida sobre se isso significa entrar em pânico com a ideia de tomar café ou não tomar café.

Glossofobia: medo de falar em público.

Com base nas informações do site Ashley Madison, dedicado a casos extraconjugais de pessoas comprometidas, os homens que mais traem são os que têm 29, 39, 49 e 59 anos. Fique de olho, portanto: o término de um ciclo de 10 anos de vida costuma mexer com as fantasias masculinas.

Muitas vezes, as pessoas traem pois buscam a satisfação de vários desejos, como o desejo pela novidade, pela autonomia e por resgatar partes perdidas de si mesmo. Quando busca a atenção do outro, nem sempre está virando as costas ao parceiro, mas à pessoa que se tornou.