Como lidar com uma pessoa que me faz mal?

Perguntado por: zoliveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

6 dicas de como lidar com pessoas tóxicas

  1. Expresse a sua opinião. O primeiro passo para solucionar esse problema é não fingir que está tudo bem. ...
  2. Verifique se a relação está em equilíbrio. ...
  3. Trabalhe em conjunto. ...
  4. Retire-se quando necessário. ...
  5. Mantenha a leveza da mente. ...
  6. Entenda que amor-próprio não é egoísmo.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física. Geralmente, são pessoas que tem com características a agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, que tendem a influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

As pessoas que irritam os demais têm problemas com a empatia. Para elas, é difícil entender que geram situações tensas e desagradáveis. Inclusive, muitas vezes se sentem orgulhosas por serem rejeitadas pelos outros, e justificam esta rejeição em função de uma certa superioridade.

Diga quais serão as consequências e cumpra o que foi dito.

  1. Às vezes, oferecer uma alternativa para o comportamento que magoa você ajuda. Assim, você pode ignorar o comportamento ruim reforçando a alternativa que é melhor.
  2. Por exemplo, diga “Eu não vou falar com você se você ficar rindo de mim ou me insultando.

Tente medir bem as palavras sem prejudicar o conteúdo do que está tentando dizer nem repreender o homem. Para isso, as frases começadas em “Eu” podem ajudar muito. Frases desse tipo podem ajudá-la a assumir integralmente o que sente: “Fiquei muito magoada por você ter esquecido do meu aniversário na semana passada”.

Como evitar alguém de quem você não gosta

  1. Aprender a estabelecer distâncias.
  2. Não revele seu próprio incômodo.
  3. Coloque as coisas em perspectiva.
  4. Considere o diálogo.
  5. Evite o contato ao máximo.
  6. Não grite aos quatro ventos que não gosta dela.

Uma pessoa que não gosta de você não se sente confortável com a sua presença. Por causa disso, quando ela organizar um evento ou um passeio, dificilmente vai te convidar. Ou então fará um convite sem qualquer empolgação, apenas por educação.

Algo direto e objetivo assim pode ajudar nesse tipo de situação. Evite ser vago. Não diga que a pessoa é maldosa, por exemplo, porque isso não deixa claro qual foi a atitude negativa cometida por ela. Seja específico e diga que não gostou quando ela zombou de você na frente dos outros, por exemplo.

Incapazes de sentir empatia pelos outros, pessoas com essa característica tendem a ser manipuladoras, pouco confiáveis e desprezar os sentimentos e interesses dos demais. Por fim, há o maquiavelismo, que implica em atitudes cínicas e criação de estratégias para beneficiar os próprios interesses.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

Elas têm a capacidade de manipular os outros, limitar suas ações e seu desenvolvimento pessoal, além de causarem, continuamente, emoções nocivas. Pessoas com essas características também tendem a criar complexidade desnecessária e dramatizam situações para se sobressaírem em relação às outras com quem convivem.

Quando as pessoas tóxicas não conseguem manipular você, elas tentarão manipular como as pessoas enxergam você, mentindo, difamando e caluniando!

COMPARAÇÕES CONSTANTES. É capaz de ser das coisas mais irritantes para um homem: que a parceira (ou parceiro) lhe esteja sempre a perguntar se é ela a melhor amante que já teve e a pedir-lhe que a compare com as ex dele.

É importante notar que a maioria das pessoas se sente às vezes irritada. É normal, por exemplo, estar mais nervoso após uma noite de sono ruim. No entanto, a irritabilidade extrema ou prolongada pode indicar problemas físicos e psicológicos subjacentes, tais como infecções, diabetes, ansiedade ou depressão.

Isso pode acontecer por conta de crenças limitantes que o indivíduo carrega, por baixa autoestima ou até mesmo pelo hábito da autossabotagem.

7 dicas para lidar com o desprezo

  1. Valorize a si mesmo. ...
  2. Não se responsabilize pela opinião do outro. ...
  3. Cerque-se de quem lhe quer bem. ...
  4. Invista em sua inteligência emocional. ...
  5. Manifeste o seu descontentamento. ...
  6. Afaste-se de quem é indiferente a você ...
  7. Procure ajuda especializada.

Compreender e aceitar que o outro também erra é uma etapa determinante para lidar com as mágoas. Vale lembrar: cada ser humano vê o mundo de uma maneira. Isso quer dizer que nem sempre a intenção da outra pessoa é magoar, pois uma atitude que é errada para você, pode ser considerada correta por ela.

Seja qual for a relação tóxica que você possa ter, sempre busque querer o bem do outro. O afastar ou restringir as relações pacificamente é sempre o melhor caminho. Lembre-se que não é necessário que você encontre mil motivos no outro para dizer que ele é uma pessoa “tóxica” e somente depois se afastar.

Reflita sobre os seus sentimentos: você sempre se sente mal consigo mesmo ou fica desgastado depois de passar o tempo ao lado de alguém? Se sim, talvez essa amizade precise chegar ao fim. Reflita também sobre o relacionamento em si: ele parece unilateral? Você sente que não recebe apoio dessa pessoa?