Como lidar com uma pessoa que te faz mal?

Perguntado por: ogalvao9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Como lidar com pessoas tóxicas. 8 dicas e um exemplo, por uma psiquiatra

  1. O valor da discrição. ...
  2. Evitar o contacto. ...
  3. Ignorar as opiniões. ...
  4. Não dar aos outros tanto poder sobre a minha saúde. ...
  5. Aprenda a adaptar-se. ...
  6. Compreender o comportamento. ...
  7. Usar o coração. ...
  8. Perdoar.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física. Geralmente, são pessoas que tem com características a agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, que tendem a influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

Incapazes de sentir empatia pelos outros, pessoas com essa característica tendem a ser manipuladoras, pouco confiáveis e desprezar os sentimentos e interesses dos demais. Por fim, há o maquiavelismo, que implica em atitudes cínicas e criação de estratégias para beneficiar os próprios interesses.

Reconheça que aquele comportamento te faz mal; Não seja condescendente com o comportamento tóxico: às vezes pode parecer mais fácil agir para acalmar a pessoa tóxica, levá-la em “banho maria”. Dessa forma, no entanto, ela pode continuar agindo de maneira desagradável.

Um comportamento agressivo pode indicar que a pessoa está de de mau humor, teve um dia ruim ou, simplesmente, não gosta de você. Mas aí é que está o x da questão: não gostar de alguém não nos dá o direito de sermos grosseiros. Agressões gratuitas revelam uma imaturidade emocional muito grande.

Algo direto e objetivo assim pode ajudar nesse tipo de situação. Evite ser vago. Não diga que a pessoa é maldosa, por exemplo, porque isso não deixa claro qual foi a atitude negativa cometida por ela. Seja específico e diga que não gostou quando ela zombou de você na frente dos outros, por exemplo.

A maldade alheia não deve fazer com que mudemos nossa forma de ser e com que desconfiemos de todos os que nos rodeiam. A culpa nunca será nossa, e sim dos que tentam se aproveitar de nós. Em algumas ocasiões, pecamos por ser exageradamente inocentes.

Recuse-se a responder à pessoa com raiva. Reconheça que as pessoas muitas vezes tentam controlar os outros por serem inseguras ou fracas. Não seja passivo-agressivo. Virar os olhos ou suspirar vai construir uma tensão, em vez de diluí-la.

Quando as pessoas tóxicas não conseguem manipular você, elas tentarão manipular como as pessoas enxergam você, mentindo, difamando e caluniando!

Quando as relações familiares são tóxicas, o cenário é diferente. Os conflitos muitas vezes são múltiplos e ocorrem com frequência. É normal que não haja diálogo ou que ele seja agressivo e acusatório, desviando o foco dos problemas para questões pouco significativas.

Uma pessoa tóxica faz mal à saúde, ao bem-estar físico e emocional, bem como acarreta muitos dissabores e infelicidade. Qualquer um de nós tem de ter força para não permitir que este tipo de pessoas invadam a nossa privacidade e a nossa vida, por isso, a única solução é o afastamento.

sociopsicopata

O sociopsicopata. Esta é uma das personalidades mais perigosas. Nos encontramos diante de pessoas impulsivas, que não estabelecem limites afetivos e não sentem remorso quando causam mal aos demais. São pessoas ambiciosas que alcançam seus objetivos sem se importar em destruir pessoas pelo caminho.

Isso atrai pessoas tóxicas, porque as pessoas honestas são muito mais fáceis de descobrir. Uma pessoa tóxica já sabe exatamente como se sentem, então eles são mais fáceis de manipular. Eles sabem que a pessoa mentalmente forte não está escondendo nada que possa dificultar seus esforços.

Comportamentos tóxicos são aqueles que causam mal a nós mesmos ou a terceiros, e estes comportamentos são venenosos no ponto que podem minar relações e fazer com que percamos oportunidades no trabalho, por exemplo.

É difícil terminar uma amizade sem magoar ninguém, mas se você usar a gentileza mesmo depois de passar tanto tempo com a pessoa, vocês vão se afastar mais facilmente e com menos drama.
...
Valorize quem ficou.

  1. Mantenha o contato. ...
  2. Planeje coisas diferentes. ...
  3. Seja sincero e aprenda com seus erros.

Seja qual for a relação tóxica que você possa ter, sempre busque querer o bem do outro. O afastar ou restringir as relações pacificamente é sempre o melhor caminho. Lembre-se que não é necessário que você encontre mil motivos no outro para dizer que ele é uma pessoa “tóxica” e somente depois se afastar.

Reflita sobre os seus sentimentos: você sempre se sente mal consigo mesmo ou fica desgastado depois de passar o tempo ao lado de alguém? Se sim, talvez essa amizade precise chegar ao fim. Reflita também sobre o relacionamento em si: ele parece unilateral? Você sente que não recebe apoio dessa pessoa?

Uma pessoa tóxica é aquela que parece “sugar” a sua energia e literalmente envenenar as suas ideias, escolhas, hábitos e todo um ambiente. Frequentemente isso ocorre através de comentários ou atitudes — conscientes e inconscientes — que muitas vezes parecem inofensivas e parte da nossa rotina.

Principais características de pessoas frias emocionalmente

  • Distanciamento emocional;
  • Falta de empatia e compaixão;
  • Timidez;
  • Introversão;
  • Dificuldade com intimidade;
  • Tendência a ser excessivamente crítico;
  • Isolamento social.