Como não pegar salmonela?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Para prevenir a salmonelose é preciso ter bons hábitos de higiene, lavando sempre as mãos antes de comer e lavando bem todos os alimentos (em especial as carnes de aves) antes do cozimento. Verduras e frutas também podem estar contaminados, por isso, é importante lavá-los bem também.

Salmonelose é uma infecção transmitida por inúmeras espécies de salmonelas, bactérias gram-negativas da família Enterobacteriaceae. Essas bactérias são transmitidas pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Higienize vegetais deixando-os mergulhados em um litro de água com hipoclorito de sódio ou uma colher de chá de água sanitária. Ovos e carnes - especialmente as de aves, mais sujeitas à contaminação - devem ser bem cozidos ou assados. Prefira consumir leite pasteurizado ou fervido ao invés de leite cru.

Os alimentos mais incriminados são: carne bovina, aves, suíno e ovos crus. Salmonella é uma bactéria que causa doenças em humanos e animais, através do consumo e da ingestão de alimentos contaminados.

Falando nisso, na hora do consumo, antes de quebrar o ovo, é preciso lavá-los: "O correto é lavar o ovo com água corrente, secar a casca, quebrá-la e, na sequência, lavar e secar as mãos para evitar que outros alimentos sejam contaminados pela salmonela", diz a nutricionista Daniele Leal.

De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.

Leite e produtos lácteos têm sido associados a casos e surtos de salmonelose em vários países. No Brasil, há muitos relatos sobre a ocorrência de Salmonella spp. em queijos, principalmente frescais, como o Minas frescal, e artesanais, como o de coalho e o colonial.

Sintomas de infecções por Salmonella
Quando o intestino é infectado, os sintomas geralmente se iniciam entre 12 e 48 horas depois de ingerir a bactéria. Ocorrem enjoos e cólicas abdominais, logo seguidas de diarreia aquosa, febre e vômitos. Os sintomas causados por Salmonella desaparecem em um a quatro dias.

A Salmonella é uma bactéria que provoca intoxicação alimentar. Os sintomas são de desconforto e podem levar a infecções graves, inclusive, à morte. Existem diferentes tipos e subespécies da bactéria, de forma que a enterica e bongori são as que causam problemas de saúde nos seres humanos.

A maioria das bactérias Salmonella vive em superfícies secas por até quatro horas antes de não serem mais infecciosas. Mas a taxa de sobrevivência de Salmonella também depende da espécie.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C.

A contaminação pode ocorrer tanto pela casca, quanto pela gema.

A Salmonella pode estar presente em alimentos mal higienizados, crus ou mal cozidos. Produtos agrícolas não processados como hortaliças, frutas, carnes cruas, leite e ovo são veículos frequentes das Salmonella. Podem estar presentes também no solo e na água contaminados com fezes.

O que é a salmonela
Esse microrganismo é bastante comum nas aves, em especial no frango, mas também está presente em outros bichos, como a vaca, o porco e até mesmo animais domésticos mais comuns — por exemplo o cão e o gato. A salmonela se prolifera rapidamente e pode colocar uma produção inteira em risco.

Alimentos Mistos
É o caso da maionese e da lasanha. Você junta não só um, como vários dos alimentos mais susceptíveis à contaminação. Na maionese, tem ovo, milho e, às vezes, frango. Na lasanha, tem a carne, molho branco, queijo, etc.

BACTÉRIA ENCONTRADA EM SALSICHA É RESISTENTE AO CALOR. Somente quando cozidas por mais de doze minutos em fogo médio ou assadas por, no mínimo, dez minutos, as salsichas ficam realmente livres da bactéria Salmonella, que pode causar diarréias, vômitos, febre e até levar à morte pessoas idosas ou com doenças crônicas.

O ovo é um alimento especial, riquíssimo em nutrientes essenciais para a saúde, versátil e seguro. A maioria dos ovos não é contaminada por Salmonella spp.