Como não ser tóxico nas redes sociais?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Como deixar suas redes sociais menos tóxicas

  1. Silencie ou deixe de seguir perfis tóxicos. ...
  2. Silencie certas palavras. ...
  3. Siga pessoas que te inspiram e faça conexões reais. ...
  4. Deixe seu perfil privado. ...
  5. Mostre ao algoritmo qual conteúdo você não quer ver. ...
  6. Use o feed personalizado. ...
  7. Não manipule suas fotos excessivamente.

Entre os sinais que indicam um relacionamento tóxico, destacam-se a falta de apoio, a comunicação tóxica, ansiedade e medo, além de ciúmes, controle, ameaças, críticas disfarçadas de elogios e outros. Se você está em um relacionamento com alguns desses sinais, esse é o momento de procurar entender o que está havendo.

Segundo os psicólogos, é possível encontrar uma ampla rede de apoio nas redes sociais e até mesmo fazer alguns amigos. Além disso, por meio das redes sociais é possível conversar com pessoas que sofrem com problemas semelhantes aos seus, o que fará com que você se sinta acolhido e compreendido.

Uma pessoa tóxica é aquela que parece “sugar” a sua energia e literalmente envenenar as suas ideias, escolhas, hábitos e todo um ambiente. Frequentemente isso ocorre através de comentários ou atitudes — conscientes e inconscientes — que muitas vezes parecem inofensivas e parte da nossa rotina.

“Podemos relacionar centenas de tipos de pessoas tóxicas, cada uma com seus níveis de toxicidade. Porém, as mais comuns e mais presentes no nosso dia a dia são as agressivas, manipuladoras, controladoras, invejosas, mentirosas, negativas, pessimistas, as que julgam, as sem caráter e as ciumentas”, destaca.

Suas atitudes tóxicas são resultado de um desconhecimento de como lidar com situações difíceis, não aprenderam a trabalhar sua própria frustração ou seu sentimento de baixa autoestima. Assim, elas reagem às situações sempre na defensiva e de modo passivo-agressivo por estarem tentando se proteger.

O que são pessoas tóxicas
O comportamento do ser humano pode ser considerado como “tóxico” quando ele toma a forma indesejável de atitudes de desagrado, de violência psíquica, física e emocional, crueldade, negativismo, manipulação, egoísmo, vitimismo etc.

Para isso, os entrevistados classificaram de 1 a 10 a nocividade de sete redes sociais: Twitter, Facebook, Reddit, TikTok, Snapchat, Instagram e YouTube, sendo 1 para pouca toxicidade e 10 para muita toxicidade.

Pontos negativos: O Instagram passará a funcionar como o Facebook, perdendo sua identidade própria de mostrar a linha cronológica dos acontecimentos; Nem sempre as postagens serão atuais, seguindo a lógica do Facebook ele irá mostrar perfis que você interage e conteúdo que tem interesse.

Com operadoras que oferecem uso ilimitado da plataforma e empresas que se comunicam com clientes e fornecedores, ninguém fica surpreso em descobrir que o WhatsApp é a rede social mais usada no Brasil!

Tenha senso crítico: lembre-se de que as redes mostram apenas um recorte positivo (e editado) da vida das pessoas. Então, não faça comparações tomando o que vê por lá como realidade. Diante desta leitura, você viu que é preciso ter cuidado na relação entre redes sociais e saúde mental.

“Vemos uma positividade tóxica nas redes sociais quando as pessoas que compartilham conteúdos sobre os desafios da vida obtêm como únicas respostas comentários muito positivos que ignoram que essa pessoa poderia se sentir incômoda, cansada ou preocupada”, explica Brock Bastian, pesquisador da Faculdade de Ciências ...

Pode ter sido uma fofoca sobre algo ou alguém, uma opinião contrária aos seus valores ou até mesmo o uso de palavras ofensivas, como xingamentos e palavrões. Se a resposta for afirmativa, você já participou de uma conversa tóxica. Tóxico é aquilo que envenena e que produz efeitos nocivos ao organismo.

Para o psicólogo Edjofre Coelho, esse hábito se trata de uma necessidade de autoafirmação que induz a pessoa a registrar e estar por dentro de tudo. Segundo ele, as pessoas sempre tiveram esse desejo de fazer com que os outros soubessem como elas vivem, o que têm e fazem.

As redes sociais parecem inofensivas, mas na verdade elas podem causar muitos malefícios para quem as utiliza. Excluir as redes sociais pode positivo por uma série de razões, como preservar a privacidade, reduzir a pressão social, evitar a exposição a notícias negativas e aumentar o tempo livre para outras atividades.

O que acontece muitas vezes é que, por meio das redes sociais acabamos nos comparando com outras pessoas que estão em realidades completamente diferentes, como famosos ou influencers. Essa comparação pode gerar uma autoavaliação negativa, diminuindo a nossa autoconfiança e autoaceitação, que são pilares da autoestima.

Uma amizade tóxica pode ser definida como uma amizade que mantemos com alguém que não nos faz bem. Em vez de sentirmos prazer em passar o tempo com esse amigo, ficamos irritados, tristes ou cansados, como se ele tivesse sugado a nossa energia.