Como não tendo nada mas possuindo tudo?

Perguntado por: vcosta8 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo. Ó coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado.

Uma junta de bois conduzida em "jugo desigual" com um boi mais forte ou mais alto que o outro faz com que a condução se mova irregularmente. Quando os bois estão sob jugo desigual eles não conseguem caminhar unidos em harmonia; naturalmente se torna uma caminhada em desacordo.

ou que comunhão tem a luz com as trevas? 14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

O que Paulo tinha em mente ao afirmar que “a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação”? (A tristeza segundo Deus leva à purificação do corpo e do espírito e torna-nos dignos das promessas contidas em II Coríntios 6:16–18.)

Um relacionamento de intimidade
O casamento envolve proximidade espiritual, emocional e física. No Velho Testamento, aprendemos: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). O marido e a mulher devem ser unidos em tudo o que for possível.

O primeiro significado de “aprende de mim” é: Aprende a me conhecer. Aprendemos a conhecer Jesus Cristo exercendo fé Nele e nos achegando a Ele para nos arrependermos, buscando Seu perdão e Seu poder redentor, e guardando Seus mandamentos.

É a noção do que é certo e do que é errado, do que é verdadeiro e do que é falso. Ela está com vocês desde o início de sua jornada da vida. O fato de terem sido batizadas e recebido o Espírito Santo é uma prova de que escolheram andar na luz de Cristo.

É preciso viver de acordo com os princípios bíblicos de justiça e retidão e amar verdadeiramente o próximo. Agindo dessa maneira, você será uma luz para as pessoas que fazem parte do seu cotidiano, pois elas confiarão na sua palavra e terão vontade em conhecer mais sobre o que você vive.

Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: 'Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens'.

A alegria do Senhor é a nossa força
Entendo este versículo da seguinte forma: quando andamos conforme a vontade de Deus, somos fortalecidos pela alegria d'Ele com a nossa conduta e então recebemos d'Ele um novo ânimo para enfrentar seja qual for a adversidade.

O Senhor sempre ouve quem clama por socorro no tempo da angústia. Deus nos dá paz e vitória no meio da angústia. As muitas dificuldades podem nos angustiar. Mas quando pedimos ajuda a Deus, ele muda a situação.

O casamento não é mera “curtição” a dois, mas uma bela “missão” que Deus deu a cada casal: viver o amor na fidelidade um ao outro até a morte, gerando e educando os filhos para Ele. É uma missão tão árdua como a do sacerdote, que vive apenas para Deus e para Seu Reino.

O Casamento Foi Ordenado por Deus
O Senhor disse: “Aquele que proíbe o casamento não é aprovado por Deus, porque o casamento foi instituído por Deus para o homem” (D&C 49:15). Desde o princípio, o casamento tem sido uma lei do evangelho e deveria durar para sempre, não apenas durante esta vida mortal.

Leia trecho de "O que Deus Não Uniu o Homem Pode Separar". A busca por uma nova união procura suprir um vazio real, que pede reparação ou compensação, para eliminar o sofrimento e a frustração causados pelo primeiro casamento.

A mansidão é um atributo essencial do Redentor e é caracterizada pela prontidão em fazer o certo, pela submissão voluntária e por um sólido autodomínio.

Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.

O seu jugo é suave e leve, porque é revestido de intenso amor e de profunda compaixão. Até que a nossa fé não se torne experiência viva de um “entregar-se” e “deixar-se” ser carregado por Jesus, agora também a fé pode tornar-se uma das tantas coisas a se fazer na vida.