O que é poética pessoal exemplos?

Perguntado por: obelem . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

A poética pessoal é o resultado da maneira individual como alguém percebe a realidade, afetada pela sua experiência de vida que constrói uma visão de mundo, e compartilhada com a sociedade através de obras que passam a ser bens culturais.

Poética Pessoal é o modo singular de comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater.

Poética pessoal designa como o individuo se expressa por meio da arte, ou seja, as formas de comunicação que estabelece com o meio e com as pessoas ao seu redor, através da linguagem artística.

A Função Poética, também conhecida como estética, é a função da linguagem que tem como objetivo valorizar a mensagem, da forma que ela está sendo transmitida.

adjetivo Que pertence à poesia, que é próprio dela. Apropriado para inspirar um poeta. Que comove; emocionante.

A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.

Ele é o resultado de como o corpo reage às transformações em ação. O corpo fornece as sensações que permitem uma afetiva objetividade em ação, que, por sua vez, estabelece uma linguagem que se expressa como a consciência de si, constituída por pensamentos, sentimentos e emoções de natureza universal e poética.

A Estética diz respeito a estados não ao sentido de ser. A estesia é sempre causal. Já o poético é não-causal, porque vigora no sentido do silêncio do ser.

A estética e a poética estão intimamente ligadas às produções artísticas. O estudo destas duas áreas do conhecimento remontam à Grécia Antiga. Aristóteles já tratava deste assunto com seus alunos em suas discussões sobre a poesia e a arte.

Estética e poética. É um ramo da filosofia da arte que estuda a qualidade das obras artísticas em função de como são produzidas, o que expressam e o que provocam na sociedade A poética representa as ideias do artista, o que ele pretende transmitir ao espectador.

A poética pessoal é o resultado da maneira individual como alguém percebe a realidade, afetada pela sua experiência de vida que constrói uma visão de mundo, e compartilhada com a sociedade através de obras que passam a ser bens culturais.

Prosa Poética
A aplicação dos elementos, contudo, é subordinada ao alongamento do discurso narrativo, cuja tendência é o olhar lírico sobre a realidade. Entre os principais exemplos de prosa poética na obra da literatura brasileira está “Grande Sertão Veredas”, de João Guimarães Rosa.

A composição poética é, geralmente, redigida em verso. Porém, hoje considera-se que pode ser também em prosa. Para isso, terá de possuir uma certa musicalidade e ritmo e obedecer às regras da poesia, onde as palavras ganham grande simbolismo, profundidade, musicalidade e ritmo.

Os textos poéticos vêm sendo indicados como um dos meios mais eficazes para a educação da percepção sensorial da criança e também de sua sensibilidade ou de capacidade de pensar, ouvir, falar e escrever do jovem e adulto.

5 exemplos de função emotiva ou expressiva
É uma função da linguagem que tem como característica a subjetividade, e costuma predominar em cartas pessoais, depoimentos, entrevistas, poemas, etc. Exemplos: 1. Nós, moradores da favela, vivemos todos os dias divididos entre o medo e a desconfiança.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

Uma visão poética vive confortavelmente com paradoxo, ambivalência e contradição como algo normal. Uma visão poética é caracterizada por uma mente aberta, mistério, imaginação, mágica, criatividade e muita energia.