Como o carioca fala porta?

Perguntado por: opires5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Além do s, o fonema r mais sussurrado também é bem característico da forma de falar do carioca. Em vez de “porrrta” como os paulistas, eles dizem “porta”.

Esta é fácil: "busão" significa "ônibus".

Usa-se “a gente” como pronome de tratamento de primeira pessoa do plural, substituindo o pronome pessoal “nóis”.

Carioca fala pachitel (pastel) e paulista fala porita (porta)...e cada um é feliz do seu jeitão!!!

Quando um carioca chega em outro estado e vai cumprimentar alguém com beijinho no rosto é aquele desconcerto de ficar no vácuo. Afinal o carioca cumprimenta com dois beijinhos, o paulista com um e o mineiro com 3 (que no Rio significa 3 para casar).

“Perreco”, ”Moiado”, “Sem visão”. Você sabe quais são os sentidos dessas frases? Se você é cria das quebradas do Rio de Janeiro e São Paulo, provavelmente ouviu alguém falar e consequentemente consegue saber os significados de cada gíria usada na periferia.

Os resultados apontaram o sotaque mineiro como o mais sexy, ganhando do baiano, que ficou em segundo lugar.

O carioca coloca um i na maioria das sílabas terminadas em s ou z e é isso que provoca a percepção do chiado. Exemplos - palavra / pronúncia: Dez = deiz.

A letra R, que é forte no dialeto carioca, é proveniente da característica da fala francesa, que possui o “r” como forte sílaba na fala.

Na gíria carioca, 22 significa maluco. No jogo do bicho é a dezena do tigre.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

A expressão "dar tilt" surgiu com as máquinas de pinball, e acontecia quando o jogador inclinava a máquina para tentar obter algum benefício. Nestes casos, o jogador perdia uma vida e a máquina bloqueava. No mundo dos videogames, dar tilt significa que o jogo teve um erro e ficou travado.

Por exemplo, comunidades controladas pelo Comando Vermelho usam gírias como “é nós” e o Terceiro Comando, por sua vez, usa “é a gente”. São frases parecidas que reforçam simultaneamente o sentimento de comunidade íntima e a divisão territorial na comunidade.

Tocar a moto/é o toque:
Gíria para identificar motociclistas que pilotam bem. Exemplo: "O pai é o toque".

Significado de 24 por 48: Toda hora, direto, o dia todo, sem descanso.

Tá 3 significa que tá calmo, que tá milhão.

No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

Ambos fizeram o sinal de “3” com as mãos, símbolo que representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), e foram executados por membros do CV (Comando Vermelho).

A explicação vem de 1808, quando a corte portuguesa mudou-se para o Brasil, especificamente na cidade carioca. Os integrantes da realeza imitavam o “R” falado pelos franceses, referência cultural e intelectual europeia naquela época. Em pouco tempo, a elite local também passou a copiar esse jeito de falar.

Influências. O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.

O maior número de pessoas falando o “S” chiado está no Rio de Janeiro.