Como o consumismo é retratado no filme Tempos Modernos?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Quando a jornada de trabalho do ator Charlie é muito grande com um salário muito baixo, e especificamente naquela cena onde testam nele uma maquina que trataria os operários na boca fezendo com que eles não parassem sequer para comer trabalhando mais para gerar mais lucros aos donos das empresas.

Resposta. O filme mostra a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção, pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.

Este longa-metragem é uma crítica contra a linha de montagem industrial, pois nela os operários se tornam meros executores de gestos mecânicos repetitivos. Dessa forma, perdem o contato com a realidade e se esquizofrenizam. É um trabalhador que não se apropria do bem que produz.

Contexto histórico de Tempos Modernos
O filme se passa na década de 30, logo após a "Grande Depressão", ou crise de 29. Nessa época, houve a recessão no capitalismo, quebra da bolsa de valores de Nova York e outras tensões sociais que resultaram em grande desemprego, fome e miséria.

Se por um lado os avanços são inquestionáveis, os padrões de sociabilidade humana enfrentam uma tragédia envolta de pessoas com a vida sem sentido, sem tempo para atividades que não visem o lucro e presas a atender as necessidades do modo de vida capitalista.

Um exemplo é a cena em que Carlitos é submetido a testes em uma "máquina alimentícia", que promete alimentar os operários enquanto eles continuam o seu trabalho. Outra cena icônica é quando ele é engolido pela maquinaria e adentra as engrenagens, saindo de lá um tanto quanto perturbado.

Em Tempos Modernos, Chaplin nos mostra o “vagabundo” — antípoda da sociedade moderna racionalizada — às voltas com a linha de montagem fordista, em um ambiente asséptico, científico, controlado e não menos cruel.

O tema do filme é a vida numa sociedade capitalista moderna, industrial, e os males decorrentes da concentração da riqueza, por um lado, e das formas alienadas e alienantes do trabalho sob o fordismo, onde a máquina e os processos de produção dominam o operário e impõe-se a ele.

Charles Chaplin em seu clássico filmeTempos Modernos” evidencia a relação do empregado frente às mudanças advindas da Revolução Industrial, no século XX, com a criação e expansão das máquinas, o elemento homem passa a ser o principal condutor desse meio de produção, criando valor para o capital.

Resposta. O filme pode ser tido como 'inspiração marxista', ou seja, o capitalismo é retratado como processo de produção de bens desumanizador para o trabalhador.

Conclusão. No filme, podemos perceber que nas industrias não utilizavam mão-de-obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das industrias não era o sujeito e sim o produto final. Tudo que era feito visava o lucro. A produção sempre em ritmo bem acelerado.

Lançado em 1936, este filme faz uma hilária crítica à indústria e à iniciativa privada de sua época, período em que a Revolução Industrial estava em sua plenitude.

Esse filme retrata a Revolução Industrial e é considerado uma forte crítica ao capitalismo, fordismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber nesse período.

o filme apresenta o trabalho alienado, as pessoas trabalhavam muito, como se fossem as próprias máquinas, e ganhavam pouco. Porque eles pensavam que aquilo era bom e certo, eles não tinham quase nenhum entendimento do que é um trabalho correto.

péssimas condições de trabalho, baixa remuneração e também pelo desemprego, pontos esses que são enfatizados no filme.

No filme Tempos Modernos, os problemas principal mostrado é o de exploração do trabalhador e são destacadas críticas ao sistema de produção capitalista, ascendido por volta do século XX. A exploração do trabalhador é um tema bastante explorado no filme.