O que é modernidade para a história somos modernos ou contemporâneos?

Perguntado por: hramires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Pode-se afirmar que para história somos contemporâneos, visto que contemporâneo significa atual, ou seja, vivemos em 2019, no presente, enquanto que Idade Moderna foi um período entre 1453 e 1789. A Idade Contemporânea é uma divisão histórica que ocorreu após a Revolução Francesa em 1789 e perdura até os dias atuais.

A História Moderna abrigou um forte desenvolvimento artístico-científico, o crescimento da burocracia e o renascimento cultural e comercial. Esses acontecimentos que possibilitaram o surgimento do Iluminismo no século XVIII e da Revolução Francesa no final do mesmo século.

A modernidade surge no século XVI na Europa com o protestantismo e as grandes descobertas e ciências e culmina no século das Luzes. Num plano filosófico culmina com o racionalismo e o positivismo.

Ser moderno é proporcionar o diálogo entre o “ultrapassado” e a necessidade do “novo”, resultando em inovações e tendências contemporâneas. Ser moderno é estar aberto a novos diálogos entre as necessidades do novo e os acertos do passado. É guardar as experiências passadas e se projetar para as novas.

A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.

Iniciada com a Revolução Francesa, a Idade Contemporânea é caracterizada como o período de expansão do capitalismo a todo o globo. Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da História, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a queda da Bastilha em 14 julho de 1789, até os dias atuais.

A Revolução Francesa é o marco da transição da idade moderna para a contemporânea.

Compreendido entre a Revolução Francesa de 1789 e os dias atuais, o período histórico conhecido como Idade Contemporânea é marcado por transformações profundas na organização da sociedade e também por conflitos de amplitude mundial.

A modernidade é um período que iniciou por volta do século XIV e é marcado pela predominância da racionalidade como forma de ver o mundo. Entenda agpora no resumo de Sociologia para o Enem! A modernidade representa uma grande ruptura com a vida até então pautada pela religião.

As principais características da sociedade moderna seriam então: trabalho calculado em vista de uma eficácia progressivamente maior, linguagem da racionalidade científica, valores centrais do progresso e da utilidade (CANIVEZ, 1999, p. 146).

início da expansão marítima e política de fortes incentivos à navegação; política embasada no Absolutismo, com a presença de monarcas nos principais países da Europa; início da exploração de colônias fora da Europa, principalmente na América e África.

O conceito de Modernidade está associado a transformações nas instituições políticas, econômicas e na vida cotidiana derivadas de revoluções políticas e econômicas, como por exemplo a Revolução Francesa e a Revolução Industrial Inglesa que marcou o desenvolvimento do capitalismo (MARTINS, 2021).

No Brasil, a modernidade, freqüentemente, é vista como algo que vem de fora e que deve ou ser admirado e adotado, ou, ao contrário, considerado com cautela tanto pelas elites como pelo povo.

A Teoria da Modernidade quer aprender das falácias, aporias e impasses destes clássicos do pensamento, propondo, graças a isso, novas soluções para vencer as patologias dos tempos modernos.

Moderno: está ligado a concepção de noco, recente e a produção do novo. Modernidade: produção do novo em larga escala. Modernismo: É considerado uma corrente artística e cultural que surgiu na última década no séc. XIX, em consequência da industrialização, revalorização e arte e a sua forma de realização manual.

O que é modernidade? Do ponto de vista filosófico, “modernidade” à consolidação de uma sociedade que não se vale mais da Religião como sistema de organização social. O conhecimento científico e a racionalidade renascentistas vai de forma crescente abalando a sociedade tradicional. O século XVIII é decisivo.

A modernidade virou o mundo de cabeça para baixo nos conceitos e quer mudar o mundo dos conservadores para uma sociedade futurista. A idéia do certo e do errado hoje, não tem importância maior nos termos matemáticos ou na filosofia. O mundo gira na mesma velocidade desde que foi criado.