Como o escultor representou a subida de Cristo?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

O escultor representou a "subida" através do pedestal em formato de rampa. O pedestal em que a figura de Jesus está instalada consiste em uma rampa, sugerindo que o personagem se esforça para vencê-la carregando uma pesada cruz. As outras figuras foram representadas em marcha.

As imagens sacras que produziu se caracterizam pelas cores, leveza, simplicidade e dinamismo. Grande parte de sua obra encontra-se nas cidades mineiras de Ouro Preto (antiga Vila Rica), Tiradentes, São João del Rei, Mariana, Sabará e Congonhas do Campo.

Olá! Podemos evidenciar acerca da composição do Teatro Devocional que a mesma é pautada principalmente na existência das seguintes obras: "última ceia", além das seguintes: Horto das Oliveiras, Flagelação, Crucificação e enfim, a denominada Subida do Calvário.

Nascido em Cachoeira do Campo, distrito em Ouro Preto, na primeira metade do século XVIII, Antônio Francisco Lisboa mudou a história da arte no Brasil. Nesta terça-feira (18), celebra-se o bicentenário de morte de Mestre Aleijadinho, como ficou mundialmente conhecido pela deficiência que o acometeu até a morte.

Foi o desenvolvimento do barroco mineiro que tornou Aleijadinho um dos grandes artistas do Brasil e um dos mais conhecidos do mundo. A prosperidade em Minas Gerais permitiu que irmandades, ordens terceiras e confrarias de leigos investissem na construção de igrejas nas grandes cidades da capitania.

Baixa dureza, porosidade menor do que as do mármore e do granito, alta resistência a impactos e mudanças de temperatura, e uma maleabilidade comparável à da língua portuguesa no sotaque dos habitantes de Minas Gerais, estado onde ocorrem seus maiores depósitos.

A mística cristã nos prepara para lidar com a dor, o sofrimento e a morte. Humanamente, não temos explicação para as mortes prematuras e o sofrimento de inocentes. Muitas pessoas sofrem sozinhas. A fé cristã nos oferece um caminho para enfrentar o próprio sofrimento e para sermos solidários com o sofrimento alheio.

É possível salientar algumas características do estilo de Aleijadinho como: expressividade acentuada; queixo dividido; nariz proeminente, olhos amendoados e pupilas planas; boca entreaberta; braços curtos; entre outros. Como material em suas obras de arte utilizou principalmente a pedra-sabão e a madeira.

Foi um exímio talhador, escultor e arquiteto que viveu em Minas Gerais no século XVIII. Filho ilegítimo de um português, Aleijadinho aprendeu o ofício de escultor e se tornou um dos grandes nomes da área, produzindo peças famosas do barroco mineiro e do rococó.

Mas em 1777, ele foi diagnosticado com uma doença grave que deformou seu corpo e seus membros, principalmente as mãos. Perdeu também os dedos do pé e para se locomover era preciso andar de joelhos. Por isso, Antônio Lisboa passou a ser conhecido como Aleijadinho. Apesar da doença, o artista continuou a trabalhar.

Considerado o maior artista e arquiteto do período colonial brasileiro, Aleijadinho destaca-se por obras arquitetônicas, esculturas, retábulos, altares e outras peças de arte sacra em diversas cidades históricas de Minas Gerais.

ao todo são 66 figuras que compõem sete cenas: última ceia, horto das oliveiras, precisão de Cristo, flagelação, coroação de espinhos, subida para o calvário (ou cruz as costas) e crucificação.

Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho".

Esculpia a pedra e, lentamente, a pedra também o esculpia a ele, com os leves traços da pessoa que era. Entre os materiais, como o cinzel, o martelo e a pedra, encontrava-se à vontade, desenvolvendo uma linguagem própria. Esta paixão pela pedra, pelo mármore, surge num episódio triste da sua vida.

Durante boa parte de sua vida, o artista foi uma pessoa sem deficiência. Já com idade avançada, desenvolveu uma doença degenerativa que levou à amputação e atrofia dos membros, tendo que amarrar as ferramentas ao coto para trabalhar.

Aleijadinho

Hoje, Antônio Lisboa é mais conhecido como Aleijadinho. Esse apelido veio de uma doença que o deixou deformado.