Como o narcisista pensa que é?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

As características de uma pessoa com o Transtorno de Personalidade Narcisista são:

  • Intensa auto concentração e si mesmo inflado;
  • Busca incansável pelas próprias necessidades sem se preocupar com o próximo;
  • Autoestima (aparência) e insegurança;

A pessoa narcisista, geralmente, possui uma postura arrogante e insolente em relação aos outros. Por conta disso, são vistos como pessoas com dificuldade em sentir empatia. Eles estão preocupados demais com os próprios problemas para demonstrar empatia ao próximo.

A mente do narcisista, segundo estudos, revela uma obscuridade e desumanidade ao contrário do senso comum de que se trata de indivíduo que apenas se auto admira e gosta de ser admirado. Na verdade, trara-se de pessoa com personalidade desajustada que sofre e faz sofrer.

Eles mentem para se capacitar e satisfazer suas necessidades. Eles não se importam com as emoções dos outros e carecem de empatia. Eles precisam se sentir superiores e puxar alguém para baixo não parece uma má ideia para eles. Você nunca pode fazer um narcisista dizer a verdade.

Indivíduos narcisistas apresentam hipersensibilidade a crítica e insultos (reais ou imaginados) e não conseguem lidar bem com derrotas, frustrações e rejeições — logo não têm maturidade emocional. Dessa forma, quando contrariados, podem reagir com raiva, irritação e nervosismo.

As pessoas que sofrem de transtorno narcisista podem se apresentar em ambientes de trabalho muitas vezes ligadas a cargos superiores, pessoas com necessidade de admiração e atenção, além de superioridade e sempre querer ter privilégios.

Uma fraqueza muito óbvia do narcisista é sua incapacidade de autorreflexão e autoanálise. Eles são incapazes de olhar para dentro para se compreender, para mergulhar em si mesmos. Eles geralmente estão cheios de mecanismos de defesa contra a aceitação de suas muitas inseguranças.

Eles se sentem prejudicados em seu ego, então eles liberam sua raiva a fim de mostrar que são melhores do que a pessoa que os rejeitou de sua vida. Os narcisistas acreditam que fazer parte de sua vida é um privilégio pelo qual a outra pessoa deve ser grata.

Pessoas narcisistas são capazes de se apaixonar? A resposta é sim, mas é importante destacar que as características dessa paixão são diferentes das convencionais, uma vez que a forma como elas se enxergam e enxergam o outro é diferente.

Esse tipo de relacionamento é rápido e cruel, ou seja, os narcisistas encantam, desarmam e sujeitam os parceiros a abusos, muitas vezes de forma bastante aberta, como forma de se defender contra a menor lesão e situações de ameaça ao ego.

Quando ele percebe que nada atinge sua paz de espírito e que você está vivendo muito bem e feliz sem ele, ele irá recrutar pessoas e te difamar, com o propósito de te fazer sofrer, ser mal visto pelos amigos e infelizmente existem casos em que podem acontecer coisas graves com a vítima, podendo ter sua vida social e ...

Narcisistas sentem atração por quem é confiante porque eles mesmos têm baixa autoestima. Nada interessa gente assim tanto quanto pessoas que demandam atenção naturalmente. Lembre-se de que o narcisista quer sua aprovação e, no geral, busca validação dos outros para inflar o próprio ego.

Como os narcisistas sugam sua vida sem você perceber? -Eles exigem atenção constante. -Eles distraem você do mundo real com bombardeios de amor. -Lentamente eles separam você de seus amigos, familiares e quaisquer sistemas de suporte que você tenha.

O narcisista manipulador geralmente é impulsivo, não sabe esperar e quando deseja algo passa a pressionar o outro até conseguir o que quer. É muito insistente, chegando a ser chato. Pressionar também é uma estratégia usada por ele para não dar tempo para a outra pessoa refletir.

O narcisista tem um ego ferido e o sofrimento que causam é uma projeção do sofrimento interior e das feridas que evitam. Seu maior medo é ser considerado louco, ou seja, fraco, e é por isso que eles sentem prazer em fazer os outros se sentirem assim.

Quando um narcisista fica quieto, o que ele quer de toda maneira, é ter o controle final. Veja bem, às vezes o que se esconde por trás do silêncio é a sensação de perder o controle e de sentir-se inseguro. É assim que o narcisista se sente e, para recuperar o controle, ele fica quieto.

A raiva narcisista pode ser explosiva ou se apresentar de forma passivo-agressiva. A primeira surge por meio de explosões muito intensas, mas voláteis. Podem atacar verbalmente ou até mesmo atingir paredes e móveis. Em certos casos, eles podem entrar em conflito e chegar à violência física.