Como o trabalho transforma o homem?

Perguntado por: rferrari . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

O trabalho tem ajudado o homem a ampliar suas habilidades e melhorar o bem estar de uma sociedade. O trabalho está na base da atividade econômica e social de uma sociedade. Na sociedade capitalista atual, por exemplo, é com o trabalho que se criam as mercadorias que constituem a riqueza de uma sociedade.

Através do trabalho o homem transforma a natureza para produzir sua existência e não se adapta a ela para sobreviver como os outros animais, está na atividade do trabalho a constituição do ser humano, sua matriz de formação está na Page 5 Revista Labor n.5, v.1, 2011 ISSN: 19835000 223 produção de sua existência.

Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano, com sua própria ação, impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza. Defronta-se com a natureza como uma de suas forças.

O simples fato de trabalhar pode contribuir para a realização pessoal de uma pessoa. Ou seja, é trabalhando que conseguimos nos manter financeiramente. Outro ponto que merece destaque, é que o trabalho pode proporcionar uma sensação de dignidade em nossa vida.

No processo de apropriação e de transformação dos recursos pelo homem, através do trabalho, ocorre o processo de socialização da natureza. O trabalho torna-se então, o mediador universal na relação do homem com a natureza.

" O trabalho dignifica o homem, e o homem o seu trabalho", essa é uma das frases de Francis Cirino e ela afirma que o trabalho torna o homem mais digno ou seja que o torna uma pessoa melhor para o mundo e para consigo mesmo.

O trabalho – que é a transformação do homem sobre a natureza – modifica também a maneira de pensar, agir e sentir, de modo que nunca permanecemos os mesmos ao fim de uma atividade, qualquer que ela seja.

Desempenho superior em atividades cotidianas; Comunicação mais fluída entre os colaboradores; Menos cansaço, com acréscimo em atividades mais dinâmicas; Diminuição na taxa de turnover e aumento na retenção de talentos.

Isso porque a satisfação dos colaboradores vai muito além de contar com um bom salário ou receber o pagamento em dia. Quando existem benefícios adicionais, eles passam a se sentir mais valorizados e podem produzir melhor.

O trabalho é a atividade por meio da qual o ser humano produz sua própria existência. Essa afirmação condiz com a definição dada por Karl Marx quanto ao que seria o trabalho. A ideia não é que o ser humano exista em função do trabalho, mas é por meio dele que produz os meios para manter-se vivo.

O trabalho ocupa lugar central na organização social e pode ser considerado um regulador da vida em sociedade, pois é com base nele que o sujeito planeja e organiza os outros aspectos de sua vida.

Trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos com o objetivo de atingir uma meta. Pode ser abordado de diversas maneiras e com enfoque em várias áreas, como na economia, na física, na filosofia, na história, etc.

"O trabalho dignifica o homem" refere que quando começamos a trabalhar aprendemos a dar valor nas coisas e essas coisas. "O trabalhos escraviza o homem" quer dizer que muitas das pessoas não tem mais tempo para lazer e nem para fazer nada, pois o trabalho o ocupa todo o seu tempo.

Dentro dos estudos sobre a ética protestante, Max Weber, considerado um dos fundadores da Sociologia, disse que “o trabalho dignifica o homem”. Weber destacou que o trabalho se encaixava como uma das ações sociais mais nobres e dignas presentes na sociedade.

Hoje em dia, as novas tendências modificaram a vontade dos trabalhadores. As gerações mais novas já exigem que os chefes abram mão de burocracias, hierarquias e formalidade e, em contrapartida, buscam reconhecimento e satisfação.

Essa influência acontece de muitas formas e perspectivas, como é o caso das consequências geradas pelo desmatamento, retirada dos recursos do solo, alteração das formas de relevo para o cultivo (como as técnicas de terraceamento desenvolvidas pelos astecas), etc.