Como oferecer doces aos eres?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Para oferendar os Erês, prepare dois pratos de doces, siga sua intuição e prepare os doces que você mais gosta preferencialmente os doces feitos por você (caso não possa fazer, você pode comprar os doces que mais gosta prontos), pois tem a sua energia, coloque nestes pratos os doces sempre em número impar, 1, 3, 5, 7, ...

Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim... tudo o que quiser, pois será consumido pela assistência, médiuns e Erês em terra.

“Em dias de festa para os santos, os escravos preparavam alimentações específicas, principalmente à base de doces. Depois dos ritos católicos, eles distribuíam essas guloseimas para as crianças.

Mas as famílias tradicionais continuam distribuindo doces em Dia de Cosme e Damião. Não é com a mesma intensidade de antigamente, mas ainda tem", garante Adriano. A expectativa para este domingo é ainda melhor. E tem de tudo: pipoca, maria mole, suspiro, paçoca, doce de leite, pirulito, balinhas.

São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e a da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Alguns dos nomes de Erês no Candomblé: Erês de Iansã (Raio, Ventania, Tachinho), de Iemanjá (Conchinha e Maré), de Oxumaré (Chuvinha e Arco-Íris), Exu (Foguinho e Pinga Fogo), de Oxóssi (Andorinha e Flechinha), de Oxalá (Pombinha Branca e Caramujinho), de Oxum (Amorzinho e Espelhinho), de Xangô (Gamelinha e Trovoada), ...

Já no candomblé e na umbanda são os gêmeos Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã, ou então os Erês, as crianças (cuja comida preferida, de acordo com o candomblé e a umbanda, é o Caruru, daí o costume de todos que acreditam se reúnem e fazem as comidas que agradam aos meninos .

Às vezes, a melhor forma de lidar com uma crise é chorando. A crise de choro acontece justamente para aliviar a ansiedade e outras emoções inoportunas.

Mas eu gosto do gosto de fruta tia. Pêssego, Melancia, Melão, Mamão e Banana! Laranja Lima e Limão também! – Riu gostosamente – e bebo água gostosa e também a água da fruta (suco).

Aceitem minha humilde oferenda que é feita com verdade e fé e interceda por mim junto ao Pai de Amor Supremo. Agradeço às Crianças! Salve Erês!

Saudação aos Erês
Saudação: Bejiróó! Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!” ( a mesma dos Ibejis). Os Erês são fonte de energia e renovação.

Com duas latas de refrigerante, deposite a sua oferenda em um parquinho de crianças ou em um jardim florido; Em seguida, acenda uma vela rosa e outra azul e coloque-as ao lado de cada prato de doce; Para finalizar, faça o seu pedido aos Erês e, quando ele for atendido, faça outra oferenda para agradecer.

Agradecer e se alimentar
No budismo, diferentemente do candomblé – em que a parte da comida ritual oferecida aos deuses não se pode comer – apenas se oferece aquilo que se consome e as pessoas comem o alimento após tirá-lo do altar.

Saudação a Exu
Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.