Como os indígenas conseguem a cor branca?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Para realizar a pintura, os índios utilizam tintas naturais feitas à base de plantas e frutos. A cor branca é alcançada com o uso da tabatinga, a tonalidade vermelha, por sua vez, é obtida com o urucum. Outros frutos como o jenipapo também são bastante usados.

Mameluco, mestiço de branco e índio, vem do árabe mamluk, que originalmente significava "escravo", mas tinha um significado muito diferente pela época da descoberta do Brasil. Durante a Idade Média, escravos passaram a ser empregados nos exércitos muçulmanos e acabaram constituindo uma casta militar.

— No Brasil, temos uma variação de pele índigena: na região Centro-Oeste, há um predomínio do mameluco, isso é, de um tom de pele meio amarelado, para quem são indicados tons de rosa e bronze. Já os índios do Norte têm a pele mais escura ou avermelhada, que fica melhor com tons de vermelho escuros e dourados.

O corante de jenipapo é obtido a partir do fruto jenipapo, que é muito utilizado na pintura corporal indígena devido a sua tonalidade forte (preto-azulada) e a sua durabilidade.

Geralmente, as sementes do urucum são colocadas de molho por algum tempo, para depois serem passadas numa peneira e levadas ao fogo por um ou dois dias, até a mistura adquirir certa consistência. Se as sementes não estiverem suficientemente maduras, podem ser socadas no pilão e, posteriormente, cozidas.

cores primárias — vermelho, azul e amarelo; cores secundárias — verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo/violeta (vermelho e azul);

A pintura corporal indígena tem grande importância e seu significado é muito amplo, podendo ir da simples expressão de beleza e erotismo à indicação de preparação para a guerra ou, até mesmo, como uma das formas de aplacar a ira dos demônios.

No Panamá, os índios brancos são chamados de filhos da Lua, como se fossem presentes de alguma divindade. Mas na África, principalmente, eles são considerados bruxos e mortos. Outras comunidades perseguem e mutilam os albinos.

Entre essas pessoas, cerca de 517 mil vivem em terras indígenas. Existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas. A maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%). Já a maioria deles fala a língua portuguesa (77%).

Resposta verificada por especialistas
O branco já vivia no Brasil e depois vieram os índios: Falso, os primeiros habitantes do Brasil foram os indígenas, até os portugueses descobrirem essas terras.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua 2022, 42,8% dos brasileiros se declararam como brancos, 45,3% como pardos e 10,6% como pretos.

Branco, ou “Brancoala”, é o papai style. Cantor, produtor musical, designer gráfico, youtuber, marido da Craudete e pai do Marcos e da Laura. Passa a maior parte do tempo gravando, editando vídeos, tocando violão e brincando com os filhos.

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos.

Como fazer
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante.

Algumas etnias utilizam a tinta à base de sementes de urucum, que dá uma coloração vermelha à pele; outras usam o calcário, que se encontra na terra, para obter a cor branca. No cotidiano, o uso da pintura é mais simples, mas, nas distintas celebrações, ela aparece de forma sofisticada e refinada.

A principal diferença entre o cabelo preto e o cabelo preto azulado está ligado ao reflexo que as duas colorações apresentam. No geral, a coloração preta não apresenta reflexos ou quando apresentam são puxadas para o vermelho, dessa forma quando a tinta desbota ela tende a ficar avermelhada.