Como os judeus tratam suas esposas?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Elas ficam liberadas de cumprir os preceitos divinos, mas permanecem subordinadas - em tempo e ações - ao marido, o lar, as crianças. Elas são donas da casa, eles são donos delas. De fato, até em hebraico a palavra "marido" é baal, que significa "dono, patrão, proprietário e donos do mundo."

Os judeus acreditam que o conhecimento do passado sempre pode ser aperfeiçoado e melhorado. Não há nenhum segredo dos judeus escondido na genética ou escolha divina. Só o óbvio: culto à educação. Todo judeu dá importância máxima à educação de qualidade, pois, para eles, o conhecimento é a base para a prosperidade.

A tampa, que não possui vidro, é cerrada ali mesmo. Na tradição judaica, o corpo é considerado uma matéria impura e contaminante, uma vez que, quando a vida termina, ele entra em processo de decomposição. Assim, quem tocá-lo precisa realizar rituais de purificação.

O uso do véu entre mulheres judias casadas é, segundo formas mais restritas do Judaísmo ortodoxo, uma expressão da devoção e amor exclusivos de uma mulher pelo seu marido.

Um judeu deve rezar três vezes ao dia: de manhã, à tarde e à noite. Pode fazê-lo sozinho ou em grupo.

As principais responsáveis pelo aumento na taxa de fertilidade foram mulheres judias não ortodoxas – aquelas que pertencem à etnia judaica, mantém algumas tradições, mas não se consideram assim tão praticantes dos antigos preceitos do judaísmo. Essas também são as que, em média, têm nível de instrução mais alto.

Muitos ultra-ortodoxos judeus deixam a barba crescer por uma interpretação rabínica do livro Levítico, em 19.27, que estabelece: "Não cortarás categoricamente as extremidades de vossas cabeças, nem danificarás a ponta de tua barba".

Estão entre eles, Samuel Klein (Casas Bahia), José Safra (Banco Safra), Hans Stern (H. Stern), Silvio Santos (SBT), Roberto Civita (Abril), Nelson Sirotsky (RBS), além de personalidades como Roberto Justus, Luciano Huck, Luciano Szafir, Pedro Bial (Bialski) e Boris Casoy.

Calcula-se que 120.000 judeus vivem no Brasil. No ano passado foi fundada a Beit Brasil, organização não governamental sediada em Israel para ajudar os brasileiros que pretendem mudar para Israel.

2 – ESPELHOS EM QUARTOS
O espelho também altera o equilíbrio energético do ambiente e pode até prejudicar o sono, trazendo estresse, agitação ou insônia. Por isso o ideal é que o espelho fique dentro de um armário ou que aponte para um local longe da cama.

Balcões, mesas, fornos e microondas, todos cobertos. A justificação é simples, embora curiosa. O hábito que não é exclusivo dos ulta-ortodoxos tem lugar na Páscoa judaica, ou pessach, e é uma medida preventiva para evitar comidas feitas com levedantes como o fermento.

Isso é feito para mostrar que a mulher é a esposa de outro homem e que os homens não devem se aproximar dela.

Segundo o Chabad.org, site do movimento hassídico Chabad-Lubavitch, a principal razão desse costume é proteger a mulher dos olhares de outros homens. Além disso, cobrir os cabelos é um sinal para o mundo, e também para a própria mulher, de que ela está casada.

O Shabat começa com o pôr do sol da sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado. É o sétimo dia da semana judaica e é dedicado ao descanso. No Shabat você não trabalha, não dirige, não cozinha e não compra; é um dia dedicado à oração e à desconexão total.

Boa noite: “Boa Noite” é "Laila Tov", que é pronunciado "Lai-luh Toh-v".

O exato momento de início e final do shabat varia de semana para semana e de lugar para lugar, de acordo com o horário do pôr-do-sol. A observância do Shabat na religião judaica implica abster-se de atividades laborais, muitas vezes com grande rigor, e se engajar em atividades repousantes para dignificar o dia.

Sofer diz que há dezenas de casos de poligamia judaica em Israel, mas admite a dificuldade de precisar quantos, porque muitos o fazem às escondidas. 'Aqui é permitido a um judeu ter duas esposas, desde que tenha autorização de um dos dois rabinos chefes.

A frase correta em hebraico que significa Feliz Aniversário éyom hu'ledet sameach. Saiba pronunciar. A pronúncia correta destas palavras é melhor descrita como YOM = Yome, rimando com Fone, HU'LEDERT = RU LÉD ET, colocando ênfase na parte do LED. Tente aproximar os sons em SAMEACH.

Cobrir a cabeça expressa respeito e consciência que sempre há algo acima do homem. Esta obrigação não provém de nenhuma injunção bíblica, é um sinal de reverência a D'us (Tratado Shabat, 156b).

Seria a Bíblia uma fonte de inspiração para estas condutas? Para começar, as barbas não têm nada a ver com a salvação. Deixar a barba crescer não salvará sua alma. Da mesma forma, barbear-se não fará você perder a sua salvação.