Como pedir ajuda emocional?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita. Aqui, como em qualquer outra forma de contato com o CVV, você é atendido por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito.

Procure o CAPS. Os centros de Atenção Psicossocial (CAPS) fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), responsável pela formulação de diretrizes e estratégias em saúde mental. Estas unidades atendem todos os casos de depressão, mas são especialmente formulados para os níveis moderados ou graves.

5 passos para superar a vergonha de pedir ajuda

  1. Admita o problema. Não ignore os sinais de alerta. ...
  2. Se informe sobre psicoterapia. Faça uma busca completa sobre as abordagens existentes hoje para escolher a melhor opção para você. ...
  3. Modifique sua perspectiva. ...
  4. Foque em seu próprio bem-estar. ...
  5. Peça ajuda.

"A hora de procurar ajudar é quando esse sofrimento está impactando na sua vida de alguma forma, nas suas relações, que você não está conseguindo lidar com aquilo, que você gostaria de compreender melhor os motivos dessa angústia. Se você está muito desatrelado do que você deseja para si mesmo, das suas vontades", diz.

Se você perceber que suas mudanças de humor são muito fortes e ocorrem quase diariamente, é aconselhável que você procure um terapeuta para avaliar adequadamente os sintomas. Dificuldade de pensar com clareza, súbitas e constantes mudanças no humor são motivos que devem levá-lo a considerar a busca por terapia.

Você deve ir ao psicólogo (a) primeiro pois é ele(a) que cuida de conflitos psicológicos, em terapia sem uso de medicamentos. O psiquiatra trata de doenças mentais com medicamentos, ou seja, em casos mais graves. O psicólogo(a), em primeira instância saberá avaliar a sua situação e orientá-lo (a).

O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

  1. UBS (Unidade Básica De Saúde) ...
  2. Clínica Escola de Psicologia. ...
  3. Caps (Centro De Atenção Psicossocial) ...
  4. CVV – Centro de Valorização da Vida. ...
  5. Site Mapa da Saúde Mental. ...
  6. MOPS - Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania.

medos; problemas de relacionamentos interpessoais (amizades, família e parceiros românticos); e, claro, transtornos mentais. Sendo assim, a hora de procurar um psicólogo é justamente o momento em que você percebe que tem uma questão que traz incômodo emocional ou mental.

Um Psicólogo pode ajudar a resolver perturbações da saúde psicológica/mental, como a depressão, a ansiedade, as fobias, a perturbação de pânico, as perturbações alimentares, os problemas relacionados com o stresse, os problemas nas relações com os outros, as adições ou as perturbações mentais graves.

O psicólogo irá fazer algumas perguntas a respeito de informações básicas sobre a sua vida, como quem é, o que faz, qual é o seu trabalho, entre outras questões. É normal também que ele questione os motivos que levaram você a procurar auxílio psicológico, e caso não saiba responder, não há com o que se preocupar.

Como já mencionado, o medo de pedir ajuda pode surgir como fruto de uma insegurança e por não desejar se mostrar inferior. Esse é um sinal de baixa autoestima e a melhor forma de resolver essa questão é através do autoconhecimento.

A arte de saber pedir

  1. Demonstre que você tentou antes por conta própria;
  2. Diga que você vai seguir todas as recomendações e orientações da pessoa. ...
  3. Preste atenção no momento certo para pedir ajudar. ...
  4. Seja o mais claro possível sobre o que você quer;
  5. Deixe a pessoa confortável para dizer não.

A vergonha é um sentimento muito comum e experimentado pela grande maioria das pessoas. Afinal, é normal sentir vergonha em situações embaraçosas, como tropeçar na rua, ou em situações novas, como realizar uma apresentação em público.