Como pedir ajuda para animais abandonados?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Afinal, como fazer o resgate de animais de rua?

  1. Ganhe a confiança do animal. ...
  2. Procure a ajuda de ONGs. ...
  3. Leve ao veterinário e busque um lar temporário. ...
  4. Encontre uma família para o animal. ...
  5. Apadrinhe um animal abandonado. ...
  6. Disponibilize água e comida. ...
  7. Divulgue nas redes sociais e entre os amigos.

A primeira recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros ou acionar a Polícia Militar Ambiental, pelo 190. As duas entidades possuem agentes preparados para lidar com a situação. O Disque Ambiente, pelo telefone 0800 113560, e o e-mail ambientaldenuncias@policiamilitar.sp.gov.br também atendem demandas do tipo.

Como fazer?

  1. Reunir informações sobre estado do animal, sua localização como rua, número, bairro e ponto de referência.
  2. Solicitar socorro por meio dos canais informados.
  3. Aguardar prestação do serviço.

A ONG Late e Mia resgata animais em situação de abandono e os reintegram na sociedade por meio de adoção. A instituição abriga, hoje, uma média de 60 cães e felinos com lares temporários. Neste momento de pandemia, a ONG está recebendo as seguintes doações: - Rações para cães e gatos (Golden ou quatree);

Caso alguém necessite, basta entrar em contato com o órgão da sua cidade e levar a documentação exigida. Ainda há diversos animais aguardando por adoção. A eutanásia é feita somente com autorização do médico veterinário e de forma ética, indicada pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária).

ATENÇÃO. A DEPA permite o registro de Denúncias de crimes contra animais. O registro de um boletim de ocorrência deve ser feito na unidade policial mais próxima.

Os animais não podem permanecer sozinhos na via pública sem cuidados por parte de um guia. É consenso no Direito brasileiro que o dono ou detentor do animal responderá pelos danos causados por este, pois é sua obrigação cuidar do animal de modo que ele não possa causar nenhum tipo de problema a terceiros.

Em São Paulo, esse serviço é feito pelo número 181. Outra opção é ligar para o número 190, para pedir o comparecimento da Polícia Militar do Local.

Contatos

  1. Contatos.
  2. 156 (escolher opção 2, em seguida opção 3)

O texto é tão sensível a respeito da preservação dos animais a ponto de afirmar que quem considerasse tal lei viveria bem e prolongaria seus dias (Dt 22.7) – tal qual a promessa para quem honrasse pai e mãe (Ex 20.12). Textos como esses servem de denúncia contra os maus-tratos aos animais.

Ofereça um ambiente calmo, sem contato com outros animais e que seja capaz de abrigá-lo de forma confortável. Se possível, providencie alguns itens essenciais como caixa sanitária, comedouro, bebedouro e caminha. Uma toquinha, que pode ser a própria caixa de transporte, sempre é bem-vinda para um gato de rua.

UIPA – União Internacional Protetora dos Animais
Fundada em 30 de maio de 1895, a União Internacional Protetora dos Animais é a mais antiga instituição da categoria, lutando contra o abuso e os maus-tratos a animais de toda espécie na busca pelo bem-estar e a integridade física e emocional deles.

A responsabilidade desses animais abandonados fica sob o poder executivo municipal. Conforme a lei nº 1607, de 29 de janeiro de 2015, aprovada pela Câmara Municipal, a prefeitura é responsável pelo controle populacional de cães e gatos.

Não é necessário agendar para aplicação. Temos profissionais disponíveis para aplicação dentro do nosso horário de funcionamento. Consulte-nos: (11) 2759-2010 ou (11) 4318-8201.

5 passos para a doação de cachorro

  1. Preparar o cachorro para adoção. Antes de pensar em doar um cachorro, você precisa ter a certeza de que ele está pronto para ter um novo lar. ...
  2. Cuidados com a saúde. ...
  3. Pesquisar sobre pessoas interessadas. ...
  4. Avaliar o novo lar do cachorro. ...
  5. Faça o acompanhamento pós-adoção.

“Em nível federal, a vedação a essa prática só se tornou norma com a Lei 14.228, de 20 de outubro de 2021. Com isso ficou proibida a eliminação de cães e gatos por órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e outros estabelecimentos oficiais”, esclarece o advogado.

Quando os cães são capturados pela carrocinha, eles são levados para o centro de controle de zoonoses. Se estiverem com a plaquinha, os técnicos do órgão entram em contato com o dono e avisam que o bichinho está por lá.

A carrocinha, também conhecida por "carrocinha de cães" ou "carrocinha de cachorros" é como se designa, em várias regiões do Brasil, o veículo utilizado pelos Centros de Controle de Zoonoses das prefeituras para recolher das ruas os animais desamparados, sobretudo cães e gatos.

Conheça algumas delas.

  • 1 – AMPARA Animal (atuação nacional) ...
  • 2 – ONG Cão Sem Dono (SP/MG) ...
  • 3 – União de Proteção Animal em Salvador – UPAS (BA) ...
  • 4 – ProAnima – Associação Protetora dos Animais (DF) ...
  • 5 – Associação Protetora e Amiga dos Animais – ASPAAN (GO) ...
  • 6 – Associação Focinhos de Luz (RJ) ...
  • 7 – ONG Cão Sem Fome (SP)