Como pendurar bandeira no mastro?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A bandeira do Brasil deve se posicionar ao centro-direita do dispositivo, ou seja, a esquerda do observador (consulte figura acima). Sempre do lado direito deverá estar com uma bandeira a menos.

Nas cerimônias de hasteamento ou arriamento, nas ocasiões em que a Bandeira se apresentar em marcha ou cortejo, assim como durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, o civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os ...

Como regra geral, a Bandeira Nacional sempre ocupará o centro. A partir da Bandeira Nacional são colocadas as demais, por ordem de precedência, começando pela direita. Regra Geral: com o número ímpar de insígnia, a bandeira nacional fica centralizada, com a bandeira do município à direita e a do estado à esquerda.

Instalação simples
É só esticar a bandeira no lugar que você quiser que ela fique pendurada e bater os pregos com um martelo comum ou prender os ganchos. Uma boa dica é pedir para alguém ajudar, pelo menos, na hora em que for bater o primeiro prego para que ela não saia do lugar e a instalação fique torta.

O hasteamento da Bandeira a meio mastro é sinal exterior de luto oficial, bem como o rico e pomposo cerimonial de honras fúnebres, tanto o militar como o religioso.

Forma a expressão «arrear bandeira», que significa «abaixar a bandeira que foi içada, apenas para a retirar do mastro ou em sinal de deferência ou de submissão» e, ainda, em sentido figurado, «declarar-se vencido».

Os mastros para bandeira possuem formato cônico contínuo reto e são fabricados em chapa de aço, dimensionados para suportar diferentes velocidades de vento e de acordo com a área vélica da bandeira a ser utilizada. Possuem seção circular ou poligonal variável com conicidade suave.

"Destruir ou ultrajar a bandeira” e outros símbolos nacionais já foi considerado crime. O Decreto 898, de 1969, previa pena de detenção de 2 a 4 anos para esse tipo de ação. O decreto foi revogado pela Lei de Segurança Nacional de 1978, que definiu a pena de reclusão de 1 a 4 anos.

As hastes das bandeiras (chamados mastros, postes ou paus de bandeira, quando fixos) podem ser simples suportes feitos de madeira, metal ou mesmo plástico.

São vedados o uso da Bandeira Nacional, das Armas Nacionais, do Sêlo Nacional, assim como a execução vocal ou instrumental do Hino Nacional, sempre que não se revestirem da forma, ou não se apresentarem do modo prescrito na presente Lei. Art. 23.

3.2 Pode lavar bandeira suja? A Bandeira Nacional quando suja ou empoeirada pode ser lavada sim. Não só pode, como deve ser lavada, pois o que a lei proíbe é apresentá-la em más condições. Não há na lei proibição para lavar bandeiras em bom estado, sujas ou empoeiradas pela ação do tempo.

Art. 16. Quando várias bandeiras são hasteadas ou arriadas simultaneamente, a Bandeira Nacional é a primeira a atingir o tope e a última a dele descer.

Em recinto fechado: Nesse caso, a Bandeira deverá estar num mastro, à direita da mesa principal, ou, então, desfraldada sobre a cabeça do presidente da sessão. O lado direito, nesse caso, é o de quem, estando à mesa, olha para o público.

A prática é entendida como alteração de fachada e, de forma geral, é proibida pela maioria dos condomínios.

Portanto, se a decisão for de que nenhum objeto pode estar presente na fachada, nem a bandeira do Brasil pode ser exposta. “O condomínio é soberano para decidir se pode haver ou não a exposição de qualquer objeto na fachada dele. Se ele decidir que não, nem a bandeira do Brasil pode ser exposta”, afirma.

A regra indica que qualquer objeto ou reforma que transforme a aparência visível dos imóveis é proibida. Isso vale para pinturas não autorizadas, bandeiras políticas ou a roupa secando na janela.

O militar a paisana é obrigado a saudar seus superiores que deve conhecer, e por sua vez tem direito a continencia na forma deste numero.