Como profissional quais são suas 3 melhores características?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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  • 1 - Boa comunicação interpessoal. ...
  • 2 - Trabalho em equipe. ...
  • 3 - Proatividade. ...
  • 4 - Inteligência emocional. ...
  • 5 - Perfil de liderança. ...
  • 6 - Comprometimento e responsabilidade. ...
  • 7 - Busca constante por conhecimento e aperfeiçoamento. ...
  • 8 - Habilidades de negociação.

Segundo a especialista no assunto Milie Haji, consultora da Cia de Talentos, as empresas procuram profissionais que mostrem protagonismo, flexibilidade e pró-atividade. “Esse perfil profissional é chave para qualquer organização em qualquer nível de atuação”, afirma ela.

Liderança, motivação e muita responsabilidade. Essas são algumas das qualidades profissionais mais exigidas no mundo do trabalho. Afinal, de nada adianta um bom curso superior no currículo se o funcionário não tiver desenvoltura o suficiente para lidar com os desafios corporativos.

Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. Cuidado para não exagerar, mas compartilhe seus pontos fortes. Não é necessário e nem há tempo para ser muito específico. Contudo, é importante mostrar que você sabe o que busca, quais são os seus objetivos.

Profissionalismo é o conjunto de características que compõe um profissional, formado por suas competências, responsabilidades e ética, no que rege o seu campo de trabalho. O profissionalismo é a chave para a construção de uma carreira de sucesso no trabalho.

A diferença entre ser um bom profissional ou não está no interior de cada um, na disposição de vencer barreiras e obstáculos, superar seus limites e na intensidade do desejo de vencer. Quanto mais você auxiliar o próximo a ter sucesso, mais sucesso você terá.

Quais são os 4 tipos de perfis comportamentais?

  • Comunicador;
  • Executor;
  • Analista;
  • Planejador.

O que colocar no perfil profissional?

  1. Quantos anos de experiência laboral na área você tem;
  2. Qual a sua formação acadêmica;
  3. Habilidades e qualificações relevantes para a vaga;
  4. O nome da vaga para a qual você está concorrendo;
  5. Como você pode ajudar a empresa ou instituição.

As habilidades profissionais são competências desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível em cada ocupação. Muitas vezes, elas são inatas. Ou seja, nascem junto com o indivíduo. Mas, geralmente, elas são desenvolvidas e aprimoradas com estudos e a prática.

Aprenda a como mostrar isso nas entrevistas:

  • Integridade. Integridade é uma qualidade necessária para ser bem sucedido dentro e fora do ambiente. ...
  • Liderança. ...
  • Fácil relacionamento. ...
  • Flexibilidade. ...
  • Aprendizado constante.

O local ideal para colocar qualidades pessoais no currículo é na seção de habilidades. Faça uma lista não muito longa — tente colocar no máximo 7 competências, incluindo as hard skills — e liste apenas características relevantes à vaga. Tente “provar” cada qualidade com um fato concreto.

Como descobrir minhas habilidades? Confira 6 dicas

  1. Reconheça o que você gosta de fazer.
  2. Note quais são os seus pontos fortes.
  3. Observe os seus pequenos sucessos.
  4. Pense no que você faz para se divertir.
  5. Questione as pessoas próximas.
  6. Aposte em testes vocacionais.

O objetivo profissional representa as aspirações relacionadas à carreira de um indivíduo. Ou seja, o que ele quer ser e fazer profissionalmente. Esse desejo também é descrito no currículo, logo no início do documento, para orientar qual é a área ou o cargo que o profissional pretende ocupar.

Busco uma oportunidade relacionada à (sua área de atuação) que traga novas perspectivas de futuro e crescimento.” ; “Estou em busca da minha primeira experiência de trabalho após minha formação no curso de (inclua a formação). Desejo desenvolver minhas habilidades e contribuir para o sucesso da empresa.”

Você pode dizer “no meu último trabalho, a minha capacidade de empatizar e de lidar com pessoas me ajudou a identificar os problemas e necessidades delas e oferecer o produto/serviço que elas precisavam.

Uma boa descrição requer uma observação criteriosa e caracterizada pela exposição dos traços físicos, psicológicos e até mesmo emocionais. Lembre-se que a descrição objetiva apresenta a pessoa, lugar ou objeto de uma maneira realística, sem inclusão das percepções pessoais.

Nele, deve constar seu nome completo, profissão, idade, cidade e informações de contato (como telefone e e-mail). É por meio dessa parte do currículo que o recrutador vai identificá-lo entre os outros candidatos, sendo essencial que ela esteja bem visível e, preferencialmente, no topo da página.

Para te ajudar a encarar esse desafio, indicamos aqui alguns truques para ter sucesso nesta etapa:

  1. TENHA CONFIANÇA. ...
  2. USE PALAVRAS-CHAVE. ...
  3. EXPLORE SUAS CARACTERÍSTICAS. ...
  4. USE O BOM HUMOR. ...
  5. FALE DAS SUAS PAIXÕES NA ENTREVISTA.

O sucesso profissional é um conceito subjetivo. Reconhecimento no mercado, conforto financeiro, carro da empresa, viagens internacionais, “virar chefe”, ter o próprio negócio ou alcançar um cargo no alto escalão da empresa podem ser a medida do sucesso para algumas pessoas.

Tenha o hábito de romper hábitos

  • Organização e gerenciamento. Habilidades de organização ajudam você a lidar melhor com responsabilidades e executá-las com propriedade. ...
  • Negociação. ...
  • Pensamento critico. ...
  • Trabalho em equipe e capacidade de delegar. ...
  • Pesquisa e análise. ...
  • Autoconfiança.