Como que as cobras escutam?

Perguntado por: ipereira8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

As cobras não ouvem muito bem, mas possuem uma sensibilidade incrível para perceber as coisas que estão acontecendo ao seu redor por meio da vibração do ambiente. Por engolir o alimento inteiro, sua digestão é mais lenta e, por isso, não costumam comer com a mesma frequência dos mamíferos, por exemplo.

A visão das cobras também é formada por células cones e bastonetes, mas, diferentemente dos seres humanos, elas só enxergam as tonalidades azuis e verdes. Isso não significa que as cobras tenham uma visão limitada, pelo contrário.

Cobras detestam plantas com cheiro forte, e o capim-limão ou capim santo com certeza possui essa característica.

Elas não expressam sentimentos, como é o caso dos gatos ou cães, e os estudos têm comprovado que elas não mostram nenhum afeto por quem cuida delas e as alimenta.

30 anos

“Depende muito da espécie”, afirma. Entretanto, de maneira geral, é possível dizer que o tempo de vida da cobra é de 15 a 30 anos.

Elas não têm pálpebras por isso os olhos não se fecham como outros animais. Porém, acredita-se que elas durmam aproximadamente 18 horas por dia”, esclarece.

Normalmente, as cobras só atacam um ser humano quando se sentem ameaçadas. Por isso, ao avistar uma cobra, não pense duas vezes, desvie do caminho dela, deixando-a seguir o caminho dela e você o seu.

1. Sentidos das cobras. AUDIÇÃO - As cobras não têm aberturas de ouvidos e portanto não podem captar ondas sonoras pelo ar.

coral verdadeira

Considerada a serpente mais venenosa do território brasileiro, a coral verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso, segundo o Instituto Butantan, especializado na produção do soro que combate o veneno do animal.

As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

Assim como o acúmulo de sujeira e bagunça, alguns arbustos e outras plantas são um esconderijo perfeito para cobras da região. Manter a grama sempre aparada é uma ótima maneira de evitar essas visitantes rastejantes e indesejadas. Um jardim cheio de moitas e de plantas densas também atrai serpentes.

Alguns estudos também relatam que, ao contrário do que se acreditava, o uso do alho para espantar cobras não costuma ser muito eficaz, especificamente no caso dos viperídeos ou víboras, que são bastante venenosas.

De acordo com a lenda, uma pessoa vai ao veterinário após estranhar um comportamento atípico de sua serpente de estimação : ela havia parado de se alimentar e todas as noites se esticava ao lado do dono. Na lenda, o veterinário afirma que certamente a cobra estaria planejando se alimentar do próprio dono!