Como que é o deserto na vida real?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Deserto é uma região que recebe cerca de menos de 250 milímetros de chuva ao ano. Esses ambientes são caracterizados pela baixa umidade e pela elevada amplitude térmica. São regiões que possuem condições geográficas inóspitas que dificultam o desenvolvimento de formas de vida.

No pior dos casos você sobrevive: 3 minutos sem ar, 3 horas sob o sol, 3 dias sem água e 3 semanas sem comida.

Seus perigos incluem calor ou frio em excesso, tempestades de areia e enxurradas.

Aprendeu o ofício de fazedor de tendas, das que se usavam nas viagens.

As paisagens desérticas têm alguns elementos em comum: o solo do deserto é principalmente composto de areia, com frequente formação de dunas. Paisagens de solo rochoso são típicas, e refletem o reduzido desenvolvimento do solo e a escassez de vegetação. As terras baixas podem ser planícies cobertas com sal.

Os desertos são considerados ambientes inóspitos, em especial, pela ausência de fontes de água e pelas condições extremas de temperatura.

Apesar de não terem a terra vermelha em seus territórios, e sim deserto e areia por todos os lados, eles levam adiante produções de tâmaras, de leites de vaca e camela, legumes, verduras, carne de frango, mel, e de alimentos industrializados feitos com matérias-primas locais ou compradas no exterior.

A desidratação pode levar à hipertermia, que leva a reações enzimáticas e podem provocar a paralisação completa dos órgãos. A perda de enzimas também pode causar uma coagulação do sangue nos vasos sanguíneos, impedindo a circulação.

Roupas leves, protetor solar, garrafinha de água, boné ou chapéu e óculos de sol são mais do que necessários. Mas à noite é sempre bom ter um casaquinho à mão, já que, como falamos, a temperatura oscila muito no deserto e você pode pegar temperaturas mais baixas.

No deserto vivem basicamente beduínos e tuaregues. Os beduínos são nômades que vieram para o local há quase 1.500 anos. Os tuaregues são semi-nômades que se definem como homens livres.

Na verdade não tem nada de insensato, pois a cor preta absorve menos luz que as outras cores e por isso é mais usada no deserto. As roupas de cor preta são isolantes térmicas de forma a impedir que o calor externo entre e assim mantêm as pessoas menos aquecidas numa temperatura menor que a do exterior.

Esse cheirinho de “terra molhada” se dá por causa de uma substância química chamada de geosmina, palavra grega que significa “aroma da terra”. Essa substância é produzida pela bactéria Streptomyces coelicolor, uma bactéria inofensiva que vive em quase todos os tipos de solo.

Embora no Brasil não existam grandes desertos como o deserto de Sahara do norte da África, ou o de Atacama do Chile, existem rochas que indicam que no nosso país, há milhões de anos atrás, também houve desertos. Um dos locais onde isto pode ser visto é na Serra do Tombador.

Quando estamos no deserto, Deus nos cuida. E quando saímos do deserto, Deus nos honra.”

“Porém, quanto a vós, os vossos cadáveres cairão neste deserto” (Nm 14:32). Ou ainda, a transformação inversa, ou seja, da vida ou da região após uma restauração: “O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa” (Is 35:1).

Deus nos prova no sentido de que ele nos permite encontrar a tentação ou o sofrimento, mas ele próprio não causa diretamente essas coisas. Ele permite isso para o nosso bem, para que possamos aprender a resistir ao mal e crescer em humildade, verdade e confiança em Deus.

“Precisamos de uma ação coletiva mais forte para evitar mais mortes.” Segundo a IOM, desde 2014, mais de 5.600 pessoas morreram ou desapareceram tentando cruzar o deserto do Saara, com 149 destas fatalidades tendo sido registradas em 2022 — no Chade, 110 mortes foram registradas neste período.

Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito.