O que é um deserto na vida do crente?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

O deserto é a experiência da limitação e do dom amoroso de Deus ao seu povo (Nm 21,18). É um lugar em que, apesar da sequidão, há ainda uma fonte que jorra água (Gn 16,7). É onde se pode ver a glória de Deus amoroso sem obstáculos.

Jesus lhes disse: "Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco". "Lembrem-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

Quando estamos no deserto, Deus nos cuida. E quando saímos do deserto, Deus nos honra.”

A verdadeira esperança não morre no deserto. Quando vem a dificuldade, aprendemos a confiar em Deus, lembrando de todas as coisas que Ele já fez no passado. Se Deus sempre foi fiel, Ele vai continuar nos ajudando, mesmo no deserto. Na hora mais difícil, quando não vemos a saída, descobrimos se realmente cremos em Deus.

1° propósito humilhar: Não me entenda mal, mas tem momentos em nossa vida que o senhor nos levará ao deserto para passarmos pela fase da humilhação, já que a bíblia diz que o senhor abate os exaltados e honra os humilhados.

Deserto é uma região que recebe cerca de menos de 250 milímetros de chuva ao ano. Esses ambientes são caracterizados pela baixa umidade e pela elevada amplitude térmica. São regiões que possuem condições geográficas inóspitas que dificultam o desenvolvimento de formas de vida.

Seus perigos incluem calor ou frio em excesso, tempestades de areia e enxurradas.

É um lugar de silêncio e de provações físicas. Quando transportamos esse cenário para a nossa vida espiritual e cotidiana, podemos viver tambem momentos de deserto com provações, mas também com a manifestação da providência divina.

Aprendeu o ofício de fazedor de tendas, das que se usavam nas viagens.

Depois de curar os seus doentes, de alimentá-los, e de mandar embora seus discípulos, ele subiu a um monte para orar (Mateus 14:13-21). Seguindo-se outros dias estafantes, ele buscou alívio num lugar deserto (Marcos 1:25; Lucas 5:12-16), para orar.

É no deserto que Deus vai te honrar... É na frente daqueles que não te AJUDARAM, que Deus vai te abençoar... É aonde te HUMILHARAM que Ele vai te exaltar... Quando você achava que está só, era nessa hora que Ele te CARREGAVA no colo.

  1. Aja à noite. Fazer esforço durante o dia é o caminho mais curto para transformar você em charque. ...
  2. Proteja-se do sol. Durante o dia, esconda-se como puder dos raios solares. ...
  3. Nada de striptease. ...
  4. Hidrate-se. ...
  5. Fogo é fundamental. ...
  6. Seja escandaloso.

Deuteronômio 8 Ouvir
E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.

[Informal] Impaciente, desejoso (ex.: estava deserta para se ir embora).

Em I Samuel 25:4–9 descobrimos que Davi aprendeu que o rico Nabal estava tosquiando suas ovelhas nas proximidades, por isso ele enviou dez servos para solicitar suprimentos para seus homens.

Pregações de João no deserto
João Batista iniciou a sua vida de pregação no deserto da Judéia. Viveu como um nômade pregando palavras de arrependimento e transformação. Quando começou, os judeus estavam esperando o Messias, que iria libertá-los da miséria e da dominação estrangeira.