Como resolver o cubo mágico em 7 passos?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Método Básico

  1. PASSO 1. Preparar a cruz inicial.
  2. PASSO 2. Finalizar a cruz.
  3. PASSO 3. Primeira camada.
  4. PASSO 4. Segunda camada.
  5. PASSO 5. Cruz amarela.
  6. PASSO 6. Face amarela.
  7. PASSO 7. Finalizar as quinas.
  8. PASSO 8. Finalizar os meios.

Ele disse, entretanto, que a maioria das posições requer entre 15 e 19 movimentos. Segundo ele, das cerca de 43 bilhões de combinações possíveis com o cubo, 100 milhões podem ser resolvidas com exatos 20 movimentos.

Qual é a lógica? A lógica usada no cubo mágico é o algoritmo que é uma sequência lógica finita e definida de instruções que deve ser seguida para resolver um problema ou executar uma tarefa. Um algoritmo mostra passo a passo os procedimentos necessários para resolução de um problema, ou seja, diz como fazer.

Para chegar à solução deste cubo vamos usar o método de redução, ou seja, vamos reduzir o 4x4 por um 3x3. Para isso, primeiro faremos os centros, depois as bordas e, assim que chegarmos a esse ponto, resolveremos os cantos como em um 3x3.

Quando subirmos a peça branca para a camada de cima, precisamos garantir que não tenha outra peça branca no lugar, como é o caso da foto ao lado. Caso tenha uma peça branca, vamos girar a camada de cima, trazendo uma peça de outra cor e depois subir a peça de meio branca.

Então, sem mais delongas, saiba que o melhor cubo mágico de 2023 é o Cubo Mágico Profissional 356 RS stickerless 3x3x3 da GAN. Isso porque, ele possui ótimas recomendações e avaliações, com giros leves e rápidos.

O cubo 3x3x3 (que é o que nos interessa) tem 6 faces nas cores azul, verde, amarelo, branco, vermelho e laranja. As cores que estão nas faces opostas do cubo são: amarelo/branco, vermelho/laranja e azul/verde.

Num cubo 4x4x4, continuamos a ter 8 peças de canto, cada uma com 3 cores, mas temos 24 peças interiores, cada uma com uma cor, e 24 peças de borda (também chamadas peças de meio), cada uma com 2 cores.

A partir de cubo magico 8x8 não entram na competição oficial, e são mais para colecionadores do que para Speedcubing.

  • Cubos De Rubik 2x2. Os cubos 2x2 são os menores dentro dos modelos cúbicos e os mais rápidos para resolver. ...
  • Cubos De Rubik 3x3. O cubo 3x3 é o mais famoso e conhecido. ...
  • Cubos De Rubik 4x4. ...
  • Pyraminx.

Gire a face de trás do cubo mágico duas vezes em sentido horário. Gire a face de cima do cubo mágico duas vezes em sentido horário. Termine girando a face da frente duas vezes em sentido horário. Pronto: você acabou de resolver o cubo mágico em 20 movimentos!

F2L significa "First Two Layers" ou seja, primeiras duas camadas. Neste passo nós iremos finalizar as duas primeiras camadas, ou seja, 2/3 do cubo estará resolvido. A grande diferença deste passo, em comparação ao método básico, é que agora iremos montar pares de quinas e os meios ao mesmo tempo.

Assim como o computador, o cubo possui algoritmos, são sequências de instruções que ao serem seguidas, permitem que ele seja resolvido. Isso significa que se você souber o passo a passo dos movimentos a serem realizados, ou seja, se você dominar a técnica por trás, você consegue resolver qualquer cubo mágico sem errar.

Para resolver a última camada do cubo 2x2 devemos primeiro colocar toda a camada da mesma cor usando um algoritmo simples. Se a primeira camada que fizemos é branca, a camada que agora vamos procurar colocar a mesma cor é o seu oposto, neste caso o amarelo.

É formado por 27 cubinhos (1 é virtual pois está no centro do Cubo!), sendo 9 em cada face. Cada cubinho tem 6 facetas, mas só são visíveis as que apontam para fora do Cubo. O Cubo tem 6 faces de cores distintas.

A primeira coisa que devemos fazer é escolher qual cor vamos começar. Eu sempre começo com a cor amarela a qual será usada nos desenhos desse tutorial, mas fica á seu critério a cor a ser usada, ou seja, é só uma questão de gosto.

Caso não saiba, o cubo 2×2 é mais fácil do que todos os outros cubos, já que ele possui apenas 2 camadas. Sendo assim, é bastante válido começar por este modelo caso não tenha tido muito contato com o “brinquedo”.

O Cubo Rubiks Edição Desafio Impossível possuis faces lenticulares que mudam de cor. Ele possui 2 soluções diferentes dependendo do ângulo em que for visto. É uma novidade no clássico quebra-cabeça que testa as habilidades dos jogadores.

Acredite se quiser, mas o cubo mais caro do mundo vale aproximadamente U $2,5 milhões. Ele foi criado pela Diamond Cutters International, sendo feito de ouro amarelo de 18 quilates, 185 quilates ou rubis, esmeraldas, safiras, ametistas e diamantes brancos.