Como saber de onde vem o som?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Um som é gerado quando as partículas em um meio (geralmente o ar em nosso mundo) são colocadas em movimento e forçadas a sair do estado de repouso. Isso acontece, por exemplo, quando falamos. Nossas cordas vocais produzem variações de pressão audíveis (alta e baixa pressão) no ar.

A velocidade do som pode se propagar em diferentes meios materiais: líquidos, sólidos e gases. Então, quando o som muda de meio de propagação (ar para a água, por exemplo), fenômeno chamado de refração, a velocidade é aumentada. Em geral, quanto mais denso é o meio, maior será a velocidade do som.

Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.

TODOS OS SONS QUE SÃO PRODUZIDOS PELA NATUREZA DAMOS O NOME DE SONS NATURAIS, COMO É O CASO DA CHUVA, DA TROVOADA, DO RUÍDO DO MAR A BATER NAS ROCHAS OU NA AREIA, DO RUÍDO DA ÁGUA DOS RIBEIROS A CORRER POR ENTRE AS PEDRAS, DOS SONS PRODUZIDOS PELOS ANIMAIS OU DO RUÍDO DO VENTO.

A freqüência dessas ondas depende do meio de propagação (ar ou solo). Geralmente as frequências costumam ser maiores (ou seja, a vibração é mais rápida) quando as ondas são propagadas no solo. É por isso que sentimos um pequeno tremor no chão quando ouvimos o som de um trovão.

Timbre: O timbre do som é o que nos permite distinguir a natureza de sua fonte. Ao ouvirmos dois sons de mesma frequência e intensidade, mas que foram produzidos por instrumentos diferentes, podemos facilmente diferenciá-los.

Timbre é a característica sonora que nos permite distinguir sons de uma mesma freqüência, porém emitidos por fontes sonoras conhecidas, permitindo-nos identificar o emissor do som.

Como descobrir a fonte usada?

  • WhatFontis. ...
  • WhatTheFont. ...
  • TypeNavigator. ...
  • Font Squirrel. ...
  • FontinLogo. ...
  • WhatFont Tool. ...
  • Identifont. ...
  • Serif Font Identification.

Para o ouvido humano, essa faixa de frequência vai de 20 Hz a 20000 Hz. Fora desses limites, o ouvido humano não é capaz de perceber a onda como som. Abaixo de 20 Hz, as ondas são conhecidas como infra-sons e acima de 20000 Hz elas são conhecidas como ultra-sons.

Transmissão do som
O fenómeno ocorre porque a onda sonora incidente ao atingir a parede, faz com que ela vibre e, nestas condições, ela actua também como uma fonte geradora de som, e este é transmitido para o lado oposto da parede.

O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.

A audição, capacidade de perceber sons, é possível graças à orelha humana, que possui mecanorreceptores capazes de captar as ondas sonoras.

Podemos dizer que um som é do tipo agudo, grave ou médio dependendo da sua frequência.

As fontes sonoras se classificam como as mais variadas possíveis, porém de uma forma geral, podem distinguir-se em três tipos de modelos principais, tais como fontes pontuais, lineares e planas, associadas respectivamente a ondas sonoras esféricas, cilíndricas e planas.

De acordo com o dicionário, o som pode ser definido como um movimento vibratório de um corpo sonoro, que propaga-se ao longo de um ambiente e pode ser capitado pelo órgão da audição. O ar que abrange ambos os corpos tem participação em todo o movimento de vibração, formando ondas que atingem os ouvidos.

Sons naturais: produzidos pela natureza. Sons artificiais: produzidos pelos humanos/ANIMAIS em interação com o ambiente. Ex: Som de uma folha de papel, som de uma porta abrindo, som de um lápis escrevendo, SOM DE UMA ANIMAL BATENDO A PATA...

contínuo: barulho que se mantém relativamente estável por um longo período de tempo; intermitente: ruído que varia a intensidade e tempo de duração ao longo do dia; de impacto: ruído com alta intensidade (elevados decibéis) mas curta duração, proveniente do impacto de materiais.