Como saber o potencial ofensivo de um crime?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Os crimes de grave potencial ofensivo são, antes que a alteração mencionada se efetive, todos os demais, cujas penas mínimas sejam superiores a um ano, e a respeito dos quais a lei dê tratamento normal.

Infrações penais de maior potencial ofensivo: é a infração penal com pena máxima superior a 2 anos e pena mínima superior a um ano. Em outras palavras, são os crimes para os quais não são cabíveis a transação penal nem a suspensão condicional do processo.

Consideram-se infrações de menor potencial ofensivo, no âmbito da Justiça Federal, aquelas a que a lei comine pena máxima não superior a dois anos, cumuladas ou não com multa, exceto as contravenções penais.

Termo Circunstanciado de Ocorrência ( TCO ) é um registro de um fato tipificado como infração de menor potencial ofensivo , ou seja, os crimes de menor relevância, que tenham a pena máxima cominada…

As Infrações penais de menor potencial ofensivo são as contravenções penais e aqueles crimes cuja pena máxima prevista não ultrapasse a 02 (dois) anos. As demais regras referentes aos Juizados Criminais estão previstas do artigo 60 em diante na lei dos Juizados Especiais, Lei 9.099/95.

Quando as infrações com menor potencial ofensivo são praticadas, sendo os meliantes presos em flagrante, serão conduzidos à Delegacia local de Polícia. Assim, os delegados podem lavrar os Termos Circunstanciados.

Permanece o homicídio culposo não praticado na direção de veículo automotor, como infração de médio potencial ofensivo, apenado no art. 121, § 3º, do CP, de 1 a 3 anos. Cabível, nesta hipótese, em tese, a suspensão condicional do processo.

Tipo penal é um modelo de conduta previsto na lei penal, sendo composto por quatro elementos: a conduta, o resultado, o nexo causal e a tipicidade. Sem um destes, não há fato típico e portanto nem crime.

Os elementos que compõem o tipo penal podem ser objetivos, normativos e subjetivos. Os elementos objetivos são facilmente constatados pelo sistema sensorial de cada indivíduo. Já os elementos normativos, para serem constatados, exigem a aplicação de uma atividade valorativa, ou seja, um juízo de valor.

Veja quais são:

  • Crime Doloso e Culposo.
  • Crime Impossível e Putativo.
  • Crime material, formal e de mera conduta.
  • Crime simples e complexo.

CRIMES DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO
Segundo o disposto no art. 61 da Lei nº 9.099/1995, com redação dada pela lei nº 11.313/2006, são consideradas infrações de menor potencial ofensivo: as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima de até 2 (dois) anos, cumulada ou não com multa.

Em simples palavras, a contravenção penal consiste em uma conduta de menor potencial ofensivo, cuja penalidade é mais branda em comparação a um crime. Segundo a própria Lei de Contravenções Penais: Art. 3º Para a existência da contravenção, basta a ação ou omissão voluntária.

A suspensão condicional do processo pode ser proposta ao cidadão que estiver respondendo a processo de competência do Juizado Especial Criminal, desde que a pena prevista para o crime do qual esteja sendo acusado seja igual ou inferior a um ano...

Exemplos são o gás lacrimogênio, balas de borracha, bastões, canhões de água, gás/spray de pimenta e armas de eletrochoque.

O TCO é uma investigação enxuta que apura as infrações de menor potencial ofensivo (IMPO). O TCO está para o juizado assim como o inquérito está para as demais demandas. Você encontra no TCO: o fato ocorrido, os envolvidos, as testemunhas. E o TCO é encaminhado imediatamente para o Juizado especial.

Juizado Especial Criminal
Julga os crimes e contravenções penais de menor potencial ofensivo, cujas penas são inferiores a dois anos de reclusão, com aplicação ou não de multa.