Como saber qual é o nosso propósito?

Perguntado por: efrutuoso8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

6 passos para encontrar seu propósito

  1. 1 – Propósito se manifesta com a prática.
  2. 2 – Busque olhar para o que te incomoda.
  3. 3 – Estabeleça prioridades.
  4. 4 – Entenda o que é importante para você
  5. 5 – Olhe para o que você já faz.
  6. 6 – Entenda que é um processo.

Como definição geral, um propósito é o motivo pelo qual se tem uma grande vontade de alcançar um objetivo. Assim, uma pessoa pode ter como propósito oferecer melhores condições de vida para a família, por exemplo. E as empresas também podem ter propósito.

Podemos dar aqui alguns exemplos claros de propósitos de vida: Casar com uma pessoa que te ame muito (veja, não basta casar…) Conquistar um patrimônio que sustente sua família. Se formar e trabalhar na área que gosta.

O PIL (Purpose In Life Test) é um instrumento de avaliação de 20 itens. É respondido usando uma escala do tipo Likert variando de 1 a 7, em progressão ascendente. Portanto, ao somar as pontuações de cada enunciado, é obtida uma média do alcance de propósito de vida que uma pessoa tem.

O propósito é a razão do existir. É aquilo que nos incentiva a levar a vida do modo como nós a vivemos. Uma vida sem propósito não tem sentido. Porém, quando você vive dentro do propósito do Senhor, todas as coisas em sua volta cooperarão para seu próprio crescimento.

orar; ser obediente; amar uns aos outros como a nós mesmos.

Fale com o coração e compartilhe suas esperanças e desejos, bem como suas preocupações e problemas. Você pode pedir-Lhe ajuda, orientação, perdão ou cura. Confie a Ele tudo o que está em sua mente, reconhecendo que a sabedoria e o tempo Dele são maiores do que os seus. Você pode perguntar o que Ele quer que você faça.

É possível mensurar a sua expectativa de vida por meio de uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo site “Living to 100”. A chamada “Calculadora da Expectativa de Vida” faz uma estimativa de quantos anos a pessoa viverá e com qual idade ela poderá morrer.

Provérbios 19,21
“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.”

Missão tem a ver com negócio, operação; propósito tem a ver com coração, alma; Missão tem a ver com estratégia; propósito tem a ver com cultura; Missão provoca envolvimento; propósito provoca pertencimento.

Amar, ajudar e prestar serviços aos demais” foi a resposta da maioria.

“Uma vida com propósito é uma vida espiritual”
Ao buscarmos o significado da palavra espiritualidade no dicionário diz que “É o sentido real, a significância de algo”. Por isso entendo que ao fazermos algo que nos faça sentido, que seja importante para nós, a nossa jornada de vida se torna espiritual.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

O termo propósito de vida pode ser definido como a intenção de realizar algo significativo tanto para você quanto para o restante das pessoas. Ele costuma despertar ansiedade em quem não descobriu o seu 'chamado' para a vida.

Conhecer seu propósito de vida ajuda você a viver a vida com integridade. As pessoas que conhecem seu propósito de vida sabem quem são, o que são e porque são. E quando você tem autoconhecimento, fica mais fácil viver uma vida que é fiel aos seus valores fundamentais.

Para fazer a mandala Ikigai é preciso desenhar quatro círculos que se sobrepõem com as seguintes frases: “O que amo fazer”, “O que posso fazer bem”, “O que posso ser pago para fazer” e “O que o mundo precisa “. Tendo as respostas no Ikigai fica mais fácil identificar o que está no centro da sua vida.

Iniciemos nossos jejuns com uma oração. Podemos fazê-lo ajoelhando-nos à mesa ao terminarmos a refeição com a qual começaremos o jejum. Essa oração deve ser algo natural—falamos com o Pai Celestial sobre o objetivo de nosso jejum e solicitamos Sua ajuda para atingirmos nossas metas.

A vontade de Deus é que vivamos de maneira santa, fazendo o bem e sendo gratos. Quem faz a vontade de Deus é abençoado. Nossas escolhas nunca podem estar em conflito com a opinião de Deus, mas ressaltamos que as coisas encobertas pertencem a Deus e as reveladas a nós (Deuteronômio 29.29; 1 Pedro 4.2).

Para viver os propósitos de Deus, precisamos abrir mão dos nossos e desejar aquilo que o Senhor planejou para a nossa vida. Sabendo que fomos planejados para a Glória de Deus; Ele nos criou para nos tornarmos semelhantes a Cristo; moldados para servir o Senhor e feitos para uma missão.

“Se você fez uma promessa a Deus e não cumpriu, refaça esse acordo. Faça novos propósitos, de uma vida nova e com santidade. Mas não trate as coisas de Deus com frivolidade”, completa o Padre, enfatizando que “Deus não precisa das nossas promessas, Ele quer o nosso coração, ele quer a nossa vida”.

"Só vive o propósito quem suporta o processo" é uma frase que expressa a importância de manter a perseverança e a determinação na jornada rumo aos nossos objetivos.