Como funciona o jejum para um propósito?

Perguntado por: esales . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Quando jejuamos com propósito, temos algo no qual concentrar-nos além da fome. O propósito de nosso jejum pode ser eminentemente pessoal. Ele pode ajudar-nos a vencer imperfeições pessoais e pecados. Pode também ajudar-nos a vencer nossas fraquezas; ajudar-nos a fazer com que se tornem pontos fortes.

O jejum que agrada a Deus e que nos é proposto como prática quaresmal inclui obra de caridade, é cobrir o que está nu, levar o consolo aos doentes, dar pão a quem tem fome, água a quem tem sede. Esse é o jejum verdadeiro que brota de um espírito contrito.

Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.”

Eles estão ligados a processos de estresse oxidativo no organismo e não são boas fontes de energia depois de um longo período de tempo sem comer. Por isso, evite frituras e alimentos muito gordurosos, embutidos derivados de carne vermelha, bebidas gaseificadas e alimentos açucarados quando estiver em jejum.

Para começar o jejum intermitente, o método mais fácil pode ser o 16:8, pois é o tipo de jejum onde se fica apenas algumas horas sem comer. Para se acostumar ao método, pode-se começar a fazer um jejum de 6 horas durante o dia e ir aumentando gradativamente a cada dia até alcançar as 16 horas, por exemplo.

Quando estamos em jejum, nosso corpo entra em estado de alerta, e todo o sangue é direcionado para os órgãos vitais: coração, cérebro e pulmão. Quando o fluxo sanguíneo é direcionado para esses órgãos acontece, como consequência, ocorre uma limpeza do trato intestinal, pois ele encontra-se sem nutrientes.

A ideia é passar 12, 16 ou até 24 horas em jejum. O de 24 horas, mais rigoroso, pode ser feito uma ou duas vezes na semana, no máximo. E uma vantagem para muitos é que as horas de sono contam ; boa parte do tempo do jejum coincide com os horários que o paciente está dormindo.

Sim. A água não quebra o jejum.

Como vimos, o café e o jejum têm várias interações interessantes — sendo que o café pode inclusive intensificar alguns dos benefícios que buscamos ao jejuar. Isto é uma boa notícia para quem está acostumado a tomar café todos os dias — pois você pode degustá-lo sem medo durante a sua janela de jejum.

Apesar de a mortificação da carne ser o propósito central do jejum, vemos na bíblia diferentes motivos para ele como: consagração (Nm 6.3,4); arrependimento de pecados (1 Samuel 7.6, Ne 9.11); luto (2 Samuel 1.12 e 3.35); aflições (2 Samuel 12.16-23); busca por Proteção (Esdras 8.21-23); em situações de enfermidade ( ...

A lei da Igreja, no Cânon 1252, especifica ainda que “ à lei do jejum estão sujeitos todos os maiores de idade”, isto é, a partir dos 18 anos completos, até terem começado os sessenta anos”, isto é, até terem completado os 59 anos.

Comece a jejuar aos poucos, não de uma vez.

  1. Primeira semana: não tome café da manhã.
  2. Segunda semana: não tome café da manhã e não almoce.
  3. Terceira semana: não tome café da manhã, não almoce e diminua o tamanho do jantar.
  4. Quarta semana: comece o jejum de água.

Macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) quebram o jejum. Contudo, dentre os macronutrientes, apenas a gordura mantém o jejum metabólico (cetose), podendo ser uma estratégia eficiente utilizar o C8 no período de cetoadaptação. Mas mesmo a gordura deve ser trabalhada em pequenas quantidades.

Orar é sem dúvida alguma a atividade de maior importância na vida de quem jejua e deseja ter comunhão com Deus. Há irmãos que afirmam: Muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder".

Quanto a hora de terminar o jejum, principalmente o jejum completo, Nossa Senhora de Medjugorje fala em encerrá-lo às quatro da tarde. Você pode terminá-lo às cinco, às seis ou às oito horas da noite. O importante é ser comedido e agir com sabedoria.

Confira, a seguir, 10 sinais que podem surgir nos primeiros dias ou semanas após o início da restrição alimentar:

  1. Muita fome! Notou alguma mudança no seu humor, como ansiedade ou irritabilidade pelo simples fato de não poder comer? ...
  2. Cansaço. Outro fator que merece atenção é o cansaço em excesso. ...
  3. Hipoglicemia. ...
  4. Constipação.

Teoricamente, uma pessoa poderia sobreviver por até 3 meses sem alimento. No entanto, estatísticas mostram que 20 a 40 dias de privação de comida já podem ser fatais na maioria dos casos. Mas como um sistema que é, o corpo humano depende de muitas variáveis.