Como saber se a água do poço artesiano é boa?

Perguntado por: adantas7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

A única forma de saber se a água de um poço artesiano é segura para consumo humano é realizando uma análise, chamada de análise físico-químico e bacteriológica da água.

A análise da água pode ser definida em 3 categorias:
Testes químicos: determinam as quantidades de substâncias minerais e orgânicas que afetam a qualidade da água. Testes microbiológicos: mostram a presença de bactérias e outros microrganismos, características da contaminação fecal.

Utilização de filtro para tratar água do poço artesiano
Uma das soluções mais interessantes e viáveis para tratar água do poço artesiano é com o uso de filtros, que reduzem substâncias excessivas, como manganês e ferro, atendendo à Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde.

Embora seja natural, a água de poço não é necessariamente potável e pode estar inadequada para o consumo humano imediato. Quer dizer, em muitos casos ela não se enquadra nos padrões vigentes de potabilidade, que no Brasil são estabelecidos pela Portaria de Consolidação Nº 5 (Anexo XX), de 28 de setembro de 2017.

Quanto custa limpar um poço artesiano? O preço da limpeza do poço artesiano vai depender de alguns fatores, como a profundidade e a vazão do poço, bem como o acesso a ele. Geralmente, o procedimento custa de R$ 3 a 6 mil, e dura um dia.

Exame microbiológico da água
Os parâmetros analisados de água para água de consumo e de contato incluem a contagem de dois tipos distintos de bactérias, as bactérias heterotróficas e os coliformes totais e termotolerantes.

O laboratório Hidrolabor realiza análise de água de poço artesiano para que as pessoas consumam água de qualidade, isto é, que não apresente um risco à saúde da população.

Realiza a leitura de pH em água ou outras soluções aquosas. Para isso, basta pingar uma gota do líquido e observar a cor que se forma após a reação.

A coloração amarelada ou marrom indica a presença de ferro. Se a água ou sólidos depositados no fundo estiverem verdes ou azuis escuro, isso significa a presença de manganês ou cobre. Esses três metais podem ser encontrados nas águas utilizadas para abastecimento de piscinas geralmente vindas de minas, poços ou lagos.

Sim, a potabilidade da água de poço artesiano é feita através da correção de compostos químicos e físicos contidos na água, utilizando-se um filtro específico com adição do cloro para desinfecção. O processo de desinfecção pode ser feito com a bomba dosadora automática de cloro, sistema ultravioleta ou ozônio.

Uma cor amarelada, por exemplo, indica a existência de ferro. Já uma coloração azulada ou esverdeada mostra a presença de elementos como cobre e manganês. Se ela permanecer cristalina, é provável que não haja esse tipo de contaminação.

O cloro, sem dúvida, é o produto ideal para tratar água de poço artesiano que contribui eficientemente para esse processo. É recomendada a pastilha de tricloro sólido com 90% de cloro ativo. Considerado o mais eficaz oxidante microbiológico, o produto para tratar água de poço artesiano é comercializado por quilo.

Embora pareçam inofensivos, escondem riscos à saúde e ao meio ambiente. Os poços artesianos podem conter água contaminada e causar doenças na população, quando não tratada adequadamente. Além disso, pode contribuir com a escassez de água de aquíferos, se desperdiçada.

O Hidrolabor Controle de Qualidade realiza coleta de água e ensaios físico-químicos e microbiológicos para preservação e/ou monitoramento da qualidade das águas, atendendo aos parâmetros dos seguintes regulamentos: RDC 274 e 275/05, CONAMA 357/05 e Valores Orientadores da CETESB.

Quando a água possui ferro em excesso, o mineral reage com o oxigênio e altera a cor da água (amarelada). Já o aumento de cálcio surge das condições de pressão e temperatura, que promovem o surgimento de material esbranquiçado na água do poço.

Não utilize águas de poços, fontes, nascentes ou minas para consumo e higiene humana. Tomar banho, escovar os dentes, encher a piscina e fazer comida utilizando água de fontes alternativas podem causar riscos a sua saúde.

Poços artesianos irregulares podem ter problemas graves. Um dos principais é água contaminada, com o potencial de transmitir e causar doenças. Além disso, a construção de poços clandestinos pode contribuir para a escassez dos aquíferos ou até contaminar todo o lençol freático de uma região.

A limpeza do poço artesiano deve ser feita dependendo do tempo de uso e da idade da estrutura. No entanto, recomenda-se a limpeza pelo menos uma vez por ano e, em alguns casos, a cada 6 meses. Se for um poço artesiano muito antigo, é importante limpar a cada 3 meses.

quarenta anos

Poços artesianos têm, em média, vazão de água de 2 m³ (2 mil litros) e duram até quarenta anos.

- Alteração da qualidade da água do poço artesiano, ficando escurecida, mais grossa, com um cheiro desagradável, cor turva e até mesmo com algumas partículas de resíduos impuros. - Se for o caso de danos causados no revestimento, verá que a água está trazendo partículas sólidas de impurezas.