É possível um poço artesiano secar?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

A presença de água ou umidade nessa camada, por vezes chamada de “água de chuva”, é sujeita a condições climáticas e à contaminação do solo. Por isso, em tempos de seca, a vazão de tais poços diminui drasticamente – e, sim, ele pode secar completamente.

- Alteração da qualidade da água do poço artesiano, ficando escurecida, mais grossa, com um cheiro desagradável, cor turva e até mesmo com algumas partículas de resíduos impuros. - Se for o caso de danos causados no revestimento, verá que a água está trazendo partículas sólidas de impurezas.

quarenta anos

Poços artesianos têm, em média, vazão de água de 2 m³ (2 mil litros) e duram até quarenta anos.

A única forma de saber se a água de um poço artesiano é segura para consumo humano é realizando uma análise, chamada de análise físico-químico e bacteriológica da água.

Quanto custa limpar um poço artesiano? O preço da limpeza do poço artesiano vai depender de alguns fatores, como a profundidade e a vazão do poço, bem como o acesso a ele. Geralmente, o procedimento custa de R$ 3 a 6 mil, e dura um dia.

Se a qualidade da água do poço artesiano estiver alterada, este pode ser um mau sinal. Quando isso acontece, a água fica escurecida, mais grossa, com um cheiro desagradável ou estranho, com cor turva e até mesmo com algumas partículas de sujidade.

O esgotamento da água potável no Brasil "Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água". Com essa frase, Thomas Fuller, historiador britânico e religioso, afirmou que a água só é valorizada quando está ausente.

Sob a ação do calor do sol, a água da superfície (dos rios, oceanos, lagos, banhados e em menor quantidade da vegetação) evapora e vai para a atmosfera. Esse vapor sobe, vai se acumulando e quando encontra zonas frias se condensa, formando gotas de água, que se juntam a outras gotas e formam as nuvens.

No geral, a água de poços artesianos vem de reservas subterrâneas profundas, como aquíferos e fendas rochosas.

30 anos

Uma poço semi-artesiano ou artesiano, tem um tempo de vida útil médio de 25 a 30 anos e para conseguir atingir essa longevidade é necessário que se realize manutenções periódicas no poço e na bomba.

Para saber quanto tempo demora para perfurar um poço artesiano, é preciso checar se o serviço será feito em rocha ou em terreno sedimentar. Se o serviço for realizado em um terreno sedimentar, estima-se que o tempo para perfurar o poço artesiano seja de uma semana até um mês.

Em geral, recomenda-se que um poço artesiano seja higienizado de uma a duas vezes por ano de funcionamento da estrutura. Poços artesianos muito antigos e, por consequência, em operação há mais tempo podem exigir limpeza com uma frequência maior.

Água de poço artesiano é potável? Depende. A água de poços artesianos profundos, com 100 metros ou mais, costuma ser segura para consumo humano, ou seja, costuma possuir características físicas, químicas e biológicas adequadas para consumo humano. Nesse caso, é seguro bebê-la.

2.000 metros

De maneira geral, poços artesianos podem ter uma profundidade de 20 a 2.000 metros, embora raramente ultrapassem 600 metros. A profundidade ideal para o seu poço dependerá das características hidrogeológicas de sua região, da finalidade de uso da água e de seu consumo diário.

Não utilize águas de poços, fontes, nascentes ou minas para consumo e higiene humana. Tomar banho, escovar os dentes, encher a piscina e fazer comida utilizando água de fontes alternativas podem causar riscos a sua saúde.

Uma cor amarelada, por exemplo, indica a existência de ferro. Já uma coloração azulada ou esverdeada mostra a presença de elementos como cobre e manganês. Se ela permanecer cristalina, é provável que não haja esse tipo de contaminação.

Essa água pode ser oriunda do processo de injeção em poços off-shore ou do efluente de processo produtivo industrial.

O método geofísico é comprovado cientificamente. É uma leitura do subsolo capaz de indicar as entradas de água e sua profundidade. A principal tecnologia geofísica utilizada para a locação de poços é a eletrorresistividade. Nela, correntes elétricas percorrem o substrato rochoso e geram leituras de resistividade.

Quando a água possui ferro em excesso, o mineral reage com o oxigênio e altera a cor da água (amarelada). Já o aumento de cálcio surge das condições de pressão e temperatura, que promovem o surgimento de material esbranquiçado na água do poço.

O poço artesiano é aquele que quando você o cavar ele jorrará água automaticamente sem necessitar de equipamentos para bombear a água até a superfície, diferente do poço semi artesiano que é necessário instalar uma bomba de água para puxar a água do fundo do poço.