Qual a vida útil de um poço artesiano?

Perguntado por: aaguiar6 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

40 anos

A vida útil de um poço artesiano chega a 40 anos. Os poços comuns, como cisternas ou cacimbas, raramente ultrapassam 20 metros, e os semi-artesianos não avançam os 30 metros. Já a profundidade de um poço artesiano convencional vai de 100 a 1.500 metros.

Em resumo, um poço profundo autorizado pelos órgãos competentes e bem construído pode durar décadas e nunca secar.

Em geral, recomenda-se que um poço artesiano seja higienizado de uma a duas vezes por ano de funcionamento da estrutura. Poços artesianos muito antigos e, por consequência, em operação há mais tempo podem exigir limpeza com uma frequência maior.

Quanto custa limpar um poço artesiano? O preço da limpeza do poço artesiano vai depender de alguns fatores, como a profundidade e a vazão do poço, bem como o acesso a ele. Geralmente, o procedimento custa de R$ 3 a 6 mil, e dura um dia.

Os poços artesianos podem conter água contaminada e causar doenças na população, quando não tratada adequadamente. Além disso, pode contribuir com a escassez de água de aquíferos, se desperdiçada. A água cristalina e sem odor, não é garantia de potabilidade (ou ausência de perigo no consumo).

Água de poço artesiano é potável? Depende. A água de poços artesianos profundos, com 100 metros ou mais, costuma ser segura para consumo humano, ou seja, costuma possuir características físicas, químicas e biológicas adequadas para consumo humano. Nesse caso, é seguro bebê-la.

A única forma de saber se a água de um poço artesiano é segura para consumo humano é realizando uma análise, chamada de análise físico-químico e bacteriológica da água.

Atualmente, a legislação determina que os poços artesianos devem ser regularizados na companhia local de água e esgoto, que pode cobrar tarifas pela água retirada e pelo esgoto resultante dela.

A principal causa deste problema é a falta de manutenção preventiva, responsável por evitar que seu poço diminua a vazão ou pare de funcionar. As limpezas e manutenção devem ser feitas a cada dois anos para que não ocorra esse tipo de problema.

Como saber se um poço vai dar água? O primeiro passo é fazer um estudo da região, ou seja, uma análise dos poços já perfurados na área e de imagens de satélite. Em seguida, se você quiser mais assertividade, pode contratar um método de locação para fazer a detecção provável de água no subsolo.

Conheça as 5 Maiores Vantagens de se ter um Poço Artesiano SP

  • Ser auto-sustentável.
  • Ter água de qualidade.
  • Baixo custo de operação.
  • Desvinculação total ou parcial da companhia de água.
  • Abastecimento garantido em períodos de estiagem ou racionamento das companhias de água.

O cloro, sem dúvida, é o produto ideal para tratar água de poço artesiano que contribui eficientemente para esse processo.

O modelo mais adequado costuma ser aquele com microfuros e ranhuras, tais como os tubos geomecânicos. Eles são mais benéficos para a bomba, assim como para a duração do poço artesiano. Também conhecido como pré-filtro, fica entre a tubulação e as paredes, fazendo a retenção de sujidade maior, de impurezas mais densas.

No geral, a água de poços artesianos vem de reservas subterrâneas profundas, como aquíferos e fendas rochosas.

- Alteração da qualidade da água do poço artesiano, ficando escurecida, mais grossa, com um cheiro desagradável, cor turva e até mesmo com algumas partículas de resíduos impuros. - Se for o caso de danos causados no revestimento, verá que a água está trazendo partículas sólidas de impurezas.

Em geral, mais de 70% dos poços artesianos com problemas na água tem ferro e manganês presentes em excesso. É o que acontece, por exemplo, quando a água fica amarelada, com cheiro forte, e até mesmo a louça do banheiro fica manchada. Água com gosto de metal também pode ser manganês.

LIMPEZA DE POÇO ARTESIANO
A cada seis meses devem ser realizados testes para análise físico-química e bacteriológica do líquido extraído. Além disso, mensalmente, devem ser avaliados os equipamentos hidrodinâmicos. A limpeza, que consiste em retirar o depósito de sedimentos, é uma etapa importante dessas atividades.