Como saber se a carne de porco está boa?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Sim, a carne de porco com o interior levemente rosado está no ponto perfeito para ser consumida, suculenta e saborosa! Se a carne estiver esbranquiçada, ela passou do ponto e vai estar dura e sem sabor; se estiver muito rosa, é porque está crua e precisa ser cozida mais um pouco.

Taenia solium

- Teníase e cisticercose - teníase é a doença causada pela fase adulta do parasita Taenia solium (no caso dos suínos). As taenias precisam de dois hospedeiros para completar seu ciclo de vida (Figura 1). Um é o Homem, que é o único hospedeiro definitivo da taenia (único a possuir a fase adulta do parasita).

Segundo os cientistas dinamarqueses, há uma área na estrutura genética dos suínos que está envolvida com seu odor. O odor na carne de porco ocorre devido ao acúmulo dos compostos escatol e androstenona no tecido adiposo.

Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

três dias

Gente, a carne suína fresca dura no máximo três dias na geladeira, ou seja 72 horas. Se não pretende cozinhar ela nesse prazo, então, o ideal é deixar no freezer! Congelada, ela dura até seis meses. Mas pra isso ela precisa tá bem embalada, de preferência a vácuo.

Porém, como nada é perfeito, há um detalhe que você precisa ficar atento: carnes de porco precisam ser bem cozidas antes de consumidas. Cozinhar é o verbo essencial quando se utiliza carne suína, pois é esse simples processo que irá eliminar possíveis vermes ou toxinas presentes.

1 - Lavar a carne
No entanto, não se deve lavar as carnes antes de prepará-las, pois essa ação pode aumentar o risco de contaminação cruzada (transferência de microrganismos patogênicos — que podem causar uma doença — de um alimento contaminado, para outro alimento que não esteja).

Teníase, popularmente conhecida como “solitária”, é uma verminose causada pelos platelmintos das espécies Taenia solium e Taenia saginata. A doença é contraída por meio da ingestão de carne malcozida ou crua de suínos ou bovinos contaminados.

Apesar de ser comum, um dos motivos da carne de porco não ocupar o primeiro lugar no consumo se deve ao fato de que os porcos estão sujeitos a infecção e contaminação de parasitas como a Taenia solium, além de existir significativo risco de transmissão de outras doenças por conta de sua criação.

Ainda assim, quando aparecem, os sintomas podem incluir:

  • Nódulos pelo corpo que podem doer ou restringir movimentos (decorrentes da instalação da larva na musculatura);
  • Problemas oculares;
  • Convulsões;
  • Epilepsia;
  • Hidrocefalia;
  • Alterações comportamentais;
  • Dores de cabeça;
  • Falta de equilíbrio.

Você nunca deve servir ou comer carne de porco mal passada. Isso é fundamental para matar organismos prejudiciais à saúde. Ao preparar a carne de porco, tenha cuidado para não deixá-la próxima a outros alimentos enquanto está crua, especialmente alimentos que não serão cozidos ou assados, como folhas e verduras.

O odor sexual é um defeito sensorial na carne suína, que tem odor / gosto de urina, suor ou fezes e que se deve principalmente à androstenona e escatol. A principal estratégia para reduzi-lo é a castração.

O vinagre é a solução universal para tirar o ranço
Para carne vermelha e cortes em geral, o vinagre é o mais indicado para eliminar os odores. Dessa maneira, deixe a carne de molho em uma solução com água e vinagre, com uma proporção maior de vinagre, por cerca de 1 hora ou mais.

Depende. Só se for mal higienizada e mal preparada, assim como qualquer outra carne.

Se a carne estiver esverdeada é porque teve proliferação de bactérias. Se estiver vermelho escuro, mais amarronzada, é porque a carne ficou exposta a uma temperatura menor do que deveria e não é recomendada para o consumo.

vermelho brilhante

A cor natural e ideal da carne é um vermelho brilhante. Figura 1. Ciclo da cor em carne fresca (adaptado de Sarantópoulos e Pizzinato, 1990). Em certas condições, há oxidação da mioglobina e da oximioglobina, passando o pigmento para forma conhecida por metamioglobina.

O ciclo da intoxicação alimentar pode durar de 2 dias a 2 semanas, tudo dependerá do organismo contaminado. No caso de crianças e idosos, o mal pode perdurar por mais tempo, justamente pelo sistema imunológico ser mais fraco ou debilitado.

Não existem restrições com relação à ingesta de carne de porco, a menos que esteja relacionado a pratos pesados e gordurosos, que possam resultar em náuseas ou vômitos.

Congelamento de cortes suínos
Para peças em pedaços, o normal é que durem oito meses congeladas. Se a carne foi comprada em bifes, esse tempo cai para seis meses. Já na versão moída ou no caso de bacon e presunto, o tempo é ainda menor, de três meses.