Como saber se a veia estourou?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Os principais sintomas da veia estourada são:

  1. Vermelhidão na pele sobre o lugar afetado;
  2. Dor ao toque na região afetada;
  3. Coceira no local;
  4. Hematoma ou mancha roxa no local;
  5. Sangramento da veia estourada.

Em alguns casos ocorre um extravasamento de sangue para fora da veia e o local fica roxo, ou seja, um pequeno hematoma. Isto pode ocorrer com pessoas que tem veias muito profundas ou que estão em uso de alguns tipos de medicamentos (principalmente anticoagulantes).

Em regra, a veia estourada não é grave e causa apenas um sangramento que passa rápido (varicorragia) ou uma mancha roxa que na maioria das vezes melhora em algumas semanas. Porém, quando existem sintomas como inchaço e vermelhidão intensos, a veia estourada pode ser um sintoma de problemas mais graves.

Dependendo do vaso sanguíneo lesionado, a hemorragia terá diferente gravidade. Quando o rompimento ocorre em uma artéria, percebemos a saída de sangue em abundância, em grande velocidade e ele apresenta uma coloração vermelha viva.

Alguns cuidados, como a prática de exercícios físicos regularmente, elevar as pernas, sempre que possível e se indicado por um médico especialista, fazer o uso de meias de compressão, podem ajudar a aliviar a dor das varizes e impedir complicações.

Basta pensar nos traumas que envolvem os ossos. Ao longo dos nossos braços e das nossas pernas existem artérias e veias responsáveis pela circulação dos membros. Quando se sofre uma fratura em algum osso da região, esses vasos podem ser atingidos.

Deve ser consultado de imediato um médico especialista (flebologista, angiologista, cirurgião vascular, médico de família), visto que uma inflamação das veias superficiais pode alastrar para o sistema venoso profundo e causar uma trombose venosa profunda perigosa.

Ela ocorre em 90% dos membros inferiores com maior frequência para a perna esquerda e os 10% restante afeta os membros superiores, pelves, cavidade abdominal, torácica, cabeça e pescoço. É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma artéria.

O que fazer: é importante buscar ajuda médica no caso de suspeita de fratura óssea para imobilizar a região afetada. Entretanto, para reduzir o inchaço e sangramento local, pode-se elevar o membro e aplicar compressa fria ou gelo para evitar a formação da equimose e controlar a dor e o inchaço.

Para o entendimento, uma “veia estourada” pode significar basicamente que a agulha do cateter foi inserida muito profundamente, perfurando a veia em ambos os lados (a famosa transfixação da veia) e, potencialmente levando à infiltração ou extravasamento.

Os ferimentos da mão, assim como em outros diferentes locais do corpo, desencadeiam sangramento porque rompem os vasos sanguíneos. O sangue corre dentro de um sistema fechado, constituído pelos vasos sanguíneos. O sangue sai do coração, entra pelas artérias, passa através dos capilares e volta ao coração pelas veias.

Se não forem tratados a doença pode evoluir e piorar o caso de insuficiência venosa. “Sensação de queimação nas pernas, dormência, pode haver também alterações de mudança da textura da pele, deixando-a mais suscetível a lesões, úlceras, infecções e sangramento”, informa o angiologista Jayme Ramos.

As veias acometidas por varizes ficam inchadas e tortuosas e, quanto mais evoluídas, mais suas paredes vão se afinando. Dessa forma, o seu rompimento pode ser provocado facilmente por qualquer tipo de trauma sofrido na região que elas estão localizadas, como, por exemplo, ao bater a perna com força em algum móvel.

O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, porque cada organismo tem um tempo de resposta à sustância que foi injetada. O mais comum é que os resultados sejam aparentes em até uma semana após o procedimento, isso quando o paciente toma todos os cuidados recomendados pelo médico.

Passar muito tempo na mesma posição, de acordo com o especialista, contribui para o inchaço, sintoma que intensifica o aparecimento dos vasinhos estourados. Assim como ficar sentada, ficar por muito tempo em pé aumenta a retenção de líquidos e colabora, indiretamente, para o problema.

Olá! A flebite é uma inflamação das veias que pode ser provocada por diversos agentes, como medicamentos. O tempo de recuperação é variável entre as 1 a 2 semanas, podendo prolongar-se a depender de cada caso.

Deparar-se com uma variz estourada na perna de repente pode ser desesperador, mas Dra. Nivea explica como proceder caso isso aconteça: “Comprimir a região com gaze por no mínimo 5 minutos, de preferência deitado no chão com as pernas elevadas por pelo menos 45 graus em relação ao tórax.

A aplicação de frio (gelo) sobre o local das varizes tem a tendência a diminuir o "inchaço" e até o calibre das veias enquanto estiver sendo usado, mas este efeito é apenas temporário e na prática, não altera a doença.

Varizes inflamadas: sintomas mais comuns
Em geral, o quadro típico da varize inflamada é dor, inchaço, vermelhidão, região mais quente e um cordão endurecido muito doloroso à palpação, sendo este último a varize inflamada.

Dor e aparecimento de um cordão endurecido e avermelhado no caminho da veia são os sintomas mais comuns. “A flebite se manifesta por um processo inflamatório localizado, um vergão, geralmente endurecido, avermelhado, doloroso e quente.