Como saber se é uma proposição?

Perguntado por: lassuncao . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

A proposição lógica é definida como toda oração que declare algo, podendo ser valorada como verdadeira ou falsa, sem casos em que ela se encaixe nas duas opções. Dessa maneira, a frase deverá ter um sujeito e um predicado para que o candidato compreenda.

Proposição é uma sentença declarativa afirmativa que pode assumir um valor de Verdadeiro (V) ou Falso (F). Uma proposição não pode ser Verdadeira ou Falsa ao mesmo tempo e uma proposição deve obrigatoriamente ser Verdadeira ou Falsa, mas não ter uma terceira possibilidade.

São outros exemplos de proposições: p: Pedro é médico. q: 5 > 8 r: Luíza foi ao cinema ontem à noite. Na linguagem do raciocínio lógico, ao afirmarmos que é verdade que Pedro é médico (proposição p acima), representaremos isso apenas com: VL(p)=V, ou seja, o valor lógico de p é verdadeiro.

Proposição: É uma sentença declarativa, seja ela expressa de forma afirmativa ou negativa, na qual podemos atribuir um valor lógico “V” (verdadeiro) ou “F”(falso). Uma proposição também pode ser expressa por símbolos.

Não são proposições: frases exclamativas, interrogativas, opinativas, as expressões de desejo, as expressões de sentimentos, as interjeições, orações imperativas, e aquelas que contenham variáveis (sentenças abertas).

São preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por [ou per, em algumas variações históricas e geográficas], sem, sob, sobre, trás.

1- Princípio de Identidade: A é A; 2- Princípio de não contradição: é impossível A é A e não-A ao mesmo tempo; 3- Princípio do terceiro excluído: A é x ou não-x, não há terceira possibilidade.

Uma proposição composta, também pode ser conhecida como molécula, utiliza conectivos e pode ser dividida em outras proposições. Exemplo: “Faz frio hoje e chove lá fora”. As duas são proposições simples e unindo elas formam a proposição composta.

Para a gramática, uma proposição é uma unidade lógica e semântica que conta com um sentido completo. Pode associar-se o termo à ideia de oração, embora com acepções diferentes. Em todos os casos, pode-se dizer que uma proposição é uma entidade que acarreta um valor de verdade.

Proposição simples - São representadas de forma única. Ex: O cachorro é um mamífero. Proposição composta - São formadas por um conjunto de proposições simples, ( duas ou mais proposições simples ligadas por “conectivos lógicos”).

Uma proposição verdadeira é sempre verdadeira. Uma proposição falsa é sempre falsa. Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa simultaneamente. Uma proposição só pode ter dois valores verdades, isto é, é verdadeiro (V) ou falso (F), não podendo ter outro valor.

As proposições podem ser simples, quando apresentam apenas uma sentença, e compostas quando são formadas pela combinação de duas ou mais proposições simples. "O céu é azul" é um exemplo de proposição simples, já a sentença "O céu é azul e as nuvens são brancas" é um exemplo de proposição composta.

O que é Proposição: É todo conjunto de pensamento, que possa ser classificado como verdadeiro ou falso.

PROPOSIÇÃO: sentenças declarativas afirmativas (expressão de uma linguagem) da qual tenha sentido afirmar que seja verdadeira ou que seja falsa.

Uma proposição gramatical não é verdadeira nem falsa, mas define o que faz sentido chamar de verdadeiro ou falso. E é na medida em que a gramática determina, não o que é verdade ou falsidade, mas os limites do sentido, que a filosofia se interessa por ela.

Negação de uma proposição
Dada uma proposição p, chamamos de “negação de p” a proposição lógica que possui valor lógico contrário ao valor lógico de p. É indicada simbolicamente de vários modos, sendo mais frequentes as notações “~ ” e “¬ ”. Podemos também considerar a negação de uma proposição composta.

5) Negação do conectivo “se, então”: mantém a primeira proposição, nega a segunda proposição e troca o conectivo “se, então” pelo conectivo “e”.