Como saber se estou com aflatoxina?

Perguntado por: uvasques . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Febre; Alergias; Dor abdominal e de cabeça; Baixa imunidade.

I – mais de 5% (cinco por cento) de grãos mofados e ardidos; II – mau estado de conservação; III – odor estranho, impróprio ao produto que inviabilize a sua utilização para o uso proposto; IV – presença de sementes tóxicas ou sementes tratadas; e.

As aflatoxinas aparecem em grãos e cereais como milho, trigo, arroz, soja, amendoim, castanhas, melões e especiarias, entre outros. A adoção de medidas adequadas para a colheita, armazenamento, transporte e manipulação reduziria o risco de expor os alimentos aos ataques de fungos micotoxigênicos.

O Reveal® para Aflatoxina é um ensaio imunocromatográfico de fluxo lateral de passo único, baseado em um formato de imunoensaio competitivo destinado à triagem visual de aflatoxina em milho e trigo.

GenesisGroup traz para o Brasil teste de aflatoxina que detecta o nível da micotoxina em grãos com precisão e rapidez.

A carcinogênese hepática representa o mais importante efeito de toxicidade crônica das aflatoxinas. Esta capacidade tem sido demonstrada extensivamente, sobretudo em relação à AFB1, em muitas espécies animais, incluindo peixes, aves, roedores, carnívoros e primatas9.

O tratamento com amônia em forma de gás, em solução ou com substâncias capazes de liberá-la, alcançou resultados ótimos na detoxificação de farelo de amendoim, milho e algodão (PIVA et al., 1995).

Não compre se os grãos ou a embalagem apresentarem sinais de umidade ou cheiro de mofo; Caso prefira comprar o produto com casca, observe se não apresenta rachaduras ou manchas escuras; Mantenha o amendoim em recipientes fechados e em local fresco, seco e escuro.

Pra começar, o amendoim costuma 'abrigar' uma micotoxina chamada 'aflatoxina', substância tóxica e cancerígena produzida por alguns tipos de fungos. Além disso, tem um alto potencial alergênico e, em alguns casos, pode provocar reações imediatas como urticárias ou diarreia.

Amendoim cru
Essa é a opção que oferece grande quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras insaturadas, minerais, vitaminas e antioxidantes. O amendoim cru pode ser consumido como snack ou inserido em preparações frias, como na salada.

1. Descrição da doença – Aflatoxicose é uma intoxicação resultante da ingestão da aflatoxina em alimentos e rações contaminadas. As aflatoxinas são um grupo de compostos tóxicos produzidos por certas cepas dos fungos Aspergillus flavus e A. parasiticus.

A contaminação de aflatoxinas em alimentos, como o amendoim, ocorre pela proliferação dos fungos Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. As aflatoxinas são estáveis a temperaturas acima de 100°C, não se decompondo com o cozimento, pasteurização e torrefação.

Aspergillus

As aflatoxinas são micotoxinas produzidas por algumas linhagens de fungos do gênero Aspergillus, principalmente pelas espécies A. flavus e A. parasiticus, as quais naturalmente podem se desenvol- ver em alimentos.

Entre os fungos mais importantes para alimentos existem os bolores e leveduras. Ambos podem causar putrefação, mas também são muito usados na produção de alimentos (queijo, pão, vinho, cerveja, etc.).

Provocada pelo fungo Aspergillus flavus, que causa o mofamento dos grãos, a aflatoxina é resistente ao tratamento com fungicidas, que encontram dificuldade de atingir o alvo.

Aflatoxinas são um tipo de micotoxinas produzidas pelos fungos do gênero Aspergillus flavus, A. parasiticus e A. nomius. Esses fungos podem ser encontrados em uma diversidade de cultivos de alimentos, como amendoim, trigo, nozes, milho e algodão.

A aflatoxina em grãos de milho pode gerar perdas significativas para o produtor rural e para a indústria de alimentos que transforma o milho em produtos para humanos ou animais. A aflatoxina é uma micotoxina produzida por espécies de fungos do gênero Aspergillus.

Aspergillus

As aflatoxinas são produzidas por fungos do gênero Aspergillus e relatadas como hepatotóxicas, mutagênicas, imunossupressoras e neoplásicas.