Estou grávida e estou sangrando a 4 dias?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Todo e qualquer sangramento de escape durante as primeiras semanas de gestação são muito preocupantes, devido ao risco de aborto. Porém, sangrar durante qualquer fase da gestação não é normal. A primeira atitude nesses casos é recorrer à emergência de uma maternidade para verificar o que está acontecendo.

O sangramento na gravidez é um problema comum, mas muitas vezes não indica problemas graves. No entanto, qualquer sangramento durante a gravidez deve ser avaliado pelo ginecologista para identificar se é algo grave ou não.

No caso das complicações com a placenta, que resultam em sangramento na gestação, devemos dar destaque ao descolamento placentário e à hemorragia. Esse quadro geralmente promove sangramento vaginal de coloração escurecida, aumento da contratilidade uterina e dor abdominal súbita e intensa.

Dactil-OB, para o que é indicado e para o que serve? Este medicamento é indicado como auxiliar na prevenção de parto prematuro (início de trabalho de parto antes da duração normal da gravidez, ou seja, com mais de 22 semanas e menos de 37 semanas de idade gestacional).

Geralmente, o aborto espontâneo vem acompanhado de sintomas como uma dor abdominal similar à da cólica, além de um sangramento que pode não ser muito grande e pode até ser confundido com a menstruação. Algumas vezes, além do sangue, a paciente elimina também outros produtos da concepção.

O exame de ultrassom poderá confirmar a interrupção da gravidez, ao identificar na imagem a falta de batimentos cardíacos e de movimentação do bebê. Pode ser também que o feto não apareça na ultrassonografia, caso já tenha sido eliminado pelo útero materno.

O sangramento durante a gravidez sempre deve ser investigado. Pode indicar uma maior gravidade quando o sangramento vier acompanhado de cólica e presença de coágulos.

É esperado que após um período de aproximadamente 15 dias após a resolução de um abortamento espontâneo o hCG não seja mais detectado no sangue ou urina. É importante ressaltar que antes da eliminação completa do abortamento, seja espontaneamente ou através de curetagem, o hCG ainda pode ser detectado.

Como saber se estou tendo descolamento de placenta? Na maioria dos casos, há sangramento vaginal, que pode variar de uma pequena quantidade até um jato repentino e mais volumoso. O problema é que para algumas mulheres o sangue fica retido no útero, atrás da placenta, e não dá para perceber nada.

No primeiro mês, por exemplo, é normal ter um sangramento leve, comumente confundido com a menstruação pela data em que acontece. Mas isso é apenas a implantação do embrião. Quando ele cola na parede do útero, pode romper algum vaso sanguíneo”, explica Pupo.

Nas primeiras 6 semanas de gestação, a elevação adequada dos títulos do beta hCG é um sinal positivo e, nesses casos, a maioria dos sangramentos pode ser apenas uma ameaça de aborto que vai evoluir bem.

Sangramento no início da gestação é um sinal de alarme, mas não está relacionada apenas ao abortamento. Existem outras condições que podem apresentar sangramento. Pela pouca idade gestacional, o ideal é que você repita o seu ultrassom em 7 a 10 dias, para avaliar a evolução da sua gestação.

Limão, laranja, acerola, abacaxi amenizam os enjoos e também fortalecem o sistema imunológico.

A melhor forma de saber se a gestação está evoluindo de modo normal é mesmo com a realização de uma ultrassonografia obstétrica trans-vaginal onde poderá ser visualizado o embrião com batimentos cardíacos presentes em torno da sétima semana de gestação, ou seja, após um atraso menstrual de 3 semanas, 21 dias.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Exame de beta-HCG quantitativo
Porém, se os valores aumentarem, significa que ela ainda poderá estar grávida e que o sangramento foi apenas provocado pelo embrião se implantando no útero ou por outra causa, sendo recomendado fazer um ultrassom transvaginal.

Atividade de alto risco de queda, como andar a cavalo, escalar, esquiar ou saltar de paraquedas devem ser evitados durante toda a gestação, pois são exercícios que podem causar traumas na barriga e afetar o bebê, causando complicações na gravides ou até mesmo aborto.