Como saber se estou com pulpite?

Perguntado por: fteixeira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

A dor ocorre principalmente quando durante a mastigação ou em contato com substâncias muito frias ou muito quentes. A polpa dentária inflamada ocorre pela pressão interna e resulta em uma dor forte e no início de um processo de inchaço. Também é comum que o inchaço apareça apenas na própria região do dente.

Ibuprofeno 200 mg ou Paracetamol 750 mg, a cada 6 horas (em caso de intolerância à dipirona)

Na pulpite sintomática podem ser prescritos remédios ou medicamentos analgésicos (ex. paracetamol) que permitem aliviar a dor de dentes ou em alguns casos efetuar tratamento antibiótico e/ou anti-inflamatório para ajudar a desinflamar dente, devendo o doente tomar a medicação sempre sob orientação do médico dentista.

Pode ser indicado analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, variando de acordo com o caso e sintomas. Em casos que a chegada ao dentista vai demorar um pouco, a aplicação de gelo no local é uma maneira de amenizar a dor até chegar ao consultório.

O dentista realiza certos exames para determinar se a polpa ainda pode ser salva. Por exemplo, podem ser aplicados estímulos quentes ou frios. Se a dor desaparecer dentro de 1 a 2 segundos após o estímulo ser removido, a polpa pode estar saudável o suficiente para ser salva (conhecido como pulpite reversível).

A pulpite não tratada pode resultar em danos permanentes para o dente, em muitos casos ocasionando a perda do mesmo. Por isso, o diagnóstico precoce e tratamento correto são de extrema importância.

Agora, se a pulpite for irreversível, a indicação costuma ser o tratamento de canal. Contudo, como citamos anteriormente, se o caso for muito grave, pode ser preciso extrair o dente e fazer um implante.

Sim, é possível realizar a extração de dente inflamado! Entretanto, as condições poderão ser diferentes da extração “normal”. Isso porque quando o dente está inflamado, a anestesia não funciona com eficácia no tecido comprometido, o que impede uma remoção indolor.

Pulpite irreversível
O tratamento desse tipo de inflamação é feito apenas para preservar as áreas próximas e sanar a dor e problemas causados por ela. Isso porque a polpa deve ser removida e um canal deve ser realizado.

Sintomas da dor no nervo do dente

  1. Dor aguda e penetrante no dente;
  2. Dificuldade ao se alimentar e beber;
  3. Pulsação dentária, podendo causar dor de cabeça;
  4. Sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frios;
  5. Dor ao consumir doces e frutas cítricas.

Ademais, quando a pulpite hiperplásica é purulenta ou manifesta sinais de infecção, o dentista prescreverá o uso de antibiótico, como Ampicilina ou Amoxicilina. Além disso, o especialista também poderá indicar medicamentos para amenizar a dor, como um anti-inflamatório ou analgésico do tipo Ibuprofeno ou Dipirona.

Quais são as características da pulpite irreversível:

  1. dor intensa e espontânea;
  2. dor pulsátil e difusa;
  3. dor de longa duração;
  4. alívio da dor com o frio;
  5. vascularização restrita;
  6. infecção pulpar que pode levar à necrose pulpar.

A cárie dói quando a lesão chega próxima do nervo e essa dor pode variar entre leve e intensa, dependendo da evolução do quadro e do comprometimento da região.

O dente latejando vai muito além de um mero incômodo e pode acbar prejudicando a rotina, pois é um sintoma que está associado à inflamação do nervo dentário (pulpite). Essa estrutura é a parte mais interna e sensível do dente, sendo composta por vasos sanguíneos e nervos que fortalecem a arcada dentária.

sangramentos; secreção purulenta; inchaço ou caroço na região afetada.

No exame radiográfico a pulpite aguda irreversível não mostra sinais. A região periapical, radiograficamente, pode estar normal ou com aumento do espaço periodontal apical e lâmina dura intacta.

Pode sim. A extração do dente é indicada mesmo quando existe inflamação ou infecção, pois somente com sua remoção iremos eliminar a causa. Para esses casos, o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios prévios à cirurgia são indicados.

Dor constante e severa, gengivas inflamadas e sensibilidade ao toque. Pode ter havido a formação de um abscesso, ocasionando a infecção do osso ao redor do dente em questão. Vá a um endodontista para efetuar tratamento de canal.