Como saber se estou com um parasita?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Sintomas do verme:

  1. Diarreia frequente;
  2. Coceira no ânus;
  3. Cansaço excessivo;
  4. Sensação de barriga inchada;
  5. Náuseas e vômitos;
  6. Dor abdominal;
  7. Perda de peso sem nenhuma razão aparente;
  8. Pontos brancos presentes nas fezes;

Mas como, quando e como o hospedeiro reage aos invasores? Quando o parasita é reconhecido como invasor ou, um elemento estranho ao corpo, o hospedeiro pode elaborar uma resposta imune. É medida do sucesso do parasita a sua capacidade de evadir-se à essa resposta, que tende à eliminá-lo.

Em geral, os sintomas mais comuns das verminoses são a diarreia, fezes sanguinolentas, anemia, dor abdominal, náuseas com ou sem vômitos, emagrecimento e perda do apetite.

Em casos clinicamente suspeitos são recomendadas 5 amostras de urina (recolhidas ao meio-dia) e/ou 5 amostras de fezes para exame microscópico, para aumentar a sensibilidade dos testes.

Nos adultos, as parasitoses intestinais também podem levar a algumas complicações quando não são tratadas corretamente: “Podemos citar como exemplos: diarreia crônica, anemia, obstrução das vias biliares, obstrução intestinal, que também pode ocorrer em crianças, quadros respiratórios, apendicite aguda e abscesso ...

Annita® age contra vermes por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita. O mesmo parece ocorrer em relação aos protozoários, embora outros mecanismos ainda não totalmente esclarecidos possam estar envolvidos.

No entender da médica, “o albendazol parece ser o melhor medicamento a utilizar como empírico, uma vez que é ativo contra a maioria dos parasitas intestinais”.

A oxiurose é uma doença causada por um nematódeo chamado Enterobius vermicularis, que causa coceira na região retal. A oxiurose, também conhecida por oxiuríase, enterobíase ou caseira, é uma infecção intestinal ocasionada por um nematódeo intestinal chamado Enterobius vermicularis.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

As fêmeas fecundadas no aparelho digestivo podem produzir cerca de 200 mil ovos por dia e os vermes adultos podem viver cerca de um ano.

Elas têm propriedades que podem matar vários tipos de vermes intestinai. O mamão também auxilia na indução da enzima conhecida como “papaína”, que ajuda na remoção de vermes intestinais. Cenoura, beterraba, banana, maçã e coco são ricos em fibras e atuam como “vermífugos naturais”.

Portanto, o vermífugo é um remédio que deve ser tomado apenas com prescrição médica. Então, isso deve acontecer após a detecção de sintomas muito evidentes ou de um exame de fezes como o parasitológico de fezes, por exemplo, ou quando há recomendação de órgãos de saúde pela região.

Os parasitas geralmente penetram no organismo pela boca ou pela pele. Os médicos diagnosticam a infecção obtendo amostras de sangue, fezes, urina, catarro ou outro tecido infectado e examinando-as ou enviando-as para um laboratório para análise.

Doenças infecciosas
Processos infecciosos causados por diferentes microrganismos – bactérias , fungos, protozoários , vermes e vírus – que penetram, se desenvolvem e se multiplicam no organismo humano. Quando o agente causador é um protozoário ou um verme, a doença infecciosa é chamada de parasitária.

O início da contaminação acontece no intestino, quando os ovos se tornam larvas e, a partir daí, se alastram por outros órgãos por meio da corrente sanguínea.

Ele se prolifera no intestino, causando anemia e atraso no desenvolvimento físico e mental. Ingestão de água e alimentos contaminados com ovos do parasita. Quando a infestação não é tratada, esses vermes formam uma espécie de novelo compacto que pode obstruir o intestino ou a garganta, provocando asfixia.

Tomar ou não tomar vermífugo todo ano? Segundo Kelly Naves, clínica geral do Instituto Castro e Santos, não é obrigatório fazer uso do remédio anualmente, mas é recomendado. Especialmente, no caso de crianças, que são as mais vulneráveis às doenças provocadas por vermes.

“Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Os vermes, parasitas e fungos se alimentam de açúcar; Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…) e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS.

O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.