Como saber se estou dirigindo bem?

Perguntado por: lnascimento . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Dirigir bem é saber o que está acontecendo com a via que está a sua frente e ao seu redor para reduzir o número de acidentes e ser um motorista consciente. Por isso, checar os retrovisores sempre quando irá fazer uma conversão ou quando vai sair com o carro é tão importante.

7 dicas para enfrentar o medo de dirigir

  1. 1) Tenha certeza de que você sabe dirigir. Em algumas situações o medo de dirigir é motivado pela falta de prática. ...
  2. 2) Acredite que você é capaz. ...
  3. 3) Controle a ansiedade. ...
  4. 4) Tenha um companheiro. ...
  5. 5) Comece com pequenos trajetos. ...
  6. 6) Estipule e cumpra metas. ...
  7. 7) Dirija para você

Usando somente os pedais
Para sair, coloque a primeira marcha e em seguida solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Quando sentir este movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado. Na sequência, solte o freio devagar e verifique se o carro permanece parado.

Um ajuste de assento incorreto gera tensão nos músculos e intensifica o esforço ao dirigir. Equívocos comuns como se posicionar muito próximo ou muito distante do volante ou com regulagem de altura inadequada para o biotipo do condutor.

Use a seta para indicar que você está prestes a ir para a esquerda. Para fazer isso, espere até que você esteja a aproximadamente 27 m do local em que deseja virar.

Pratique técnicas de respiração profunda.

  1. Inspire devagar e profundamente pela boca. Sinta a respiração na parte inferior do abdômen e solte o ar devagar pelo nariz.
  2. Sempre que se sentir com raiva ou ansioso e tenso ao dirigir, respire fundo algumas vezes.
  3. Respire o quanto precisar para se acalmar e relaxar.

Nas curvas o carro deve andar numa velocidade menor 20 km/hora do que na reta. Pise no freio antes de entrar nela. Fique atento à sinalização da rodovia. Acionar o freio dentro da curva é bem arriscado, pois há grandes as chances de você de perder o controle do carro.

Tenha aulas de direção
Em primeiro lugar, uma das melhores formas de lidar com o medo de dirigir é realizando o máximo de aulas práticas possíveis. Isto é, as aulas de direção servem justamente para fazer com que a ansiedade e a sensação de insegurança ao estar atrás de um volante sejam superadas.

O medo de dirigir é um distúrbio psicológico tão comum que tem até nome técnico: amaxofobia. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 6% dos brasileiros são afetados pelo transtorno. Contudo, saná-lo é possível, como nos conta uma especialista no assunto.

Amaxofobia, acho que é essa a palavra que você está procurando. Esse é o nome clinico para quem tem medo irracional de dirigir. Ela é definida por psicólogos como “medo irracional de dirigir”, e é tratável como quaisquer outros tipos de fobias.

Aprender a conduzir: As 4 maiores dificuldades dos iniciantes

  • Insegurança e traumas. Sabemos das dificuldades de quem está a aprender a conduzir, já que diversas situações traumáticas podem afetar o psicológico de uma pessoa. ...
  • Dificuldades na coordenação motora. ...
  • Estacionar o veículo. ...
  • Medo patológico de conduzir.

Dirigir na estrada, apesar de dar a impressão de ser mais fácil do que guiar na cidade, requer muita atenção e cuidado. A direção no trânsito movimentado de uma cidade grande faz com que sua atenção seja solicitada o tempo todo e, por isso, é mais fácil de se manter mais focado.

Pela manhã
De segunda a sexta-feira, entre 5h e 9h30, há um fluxo maior de pessoas que se locomovem para seus trabalhos, escolas, universidades etc. Nesse caso, começar no início do dia pode ser uma ótima escolha.

Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. Manter o pedal da embreagem pressionado gera um desgaste prematuro no platô, disco e rolamento.

Cuidados com a embreagem
Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

Posição dos Pés
Além disso, apoiar o pé esquerdo acarreta um menor esforço feito com as mãos. Outra vantagem dessa posição dos pés é a de evitar o uso da embreagem durante uma curva. Porque usar a embreagem numa curva diminui bastante a aderência do carro com o solo.

De acordo com a Nova Lei de Trânsito, o candidato à primeira habilitação deve fazer pelo menos 20 aulas práticas na autoescola, sempre acompanhado de um instrutor. Como acontece nas aulas, assim que você entra no veículo, deve fazer três procedimentos básicos.

O esquerdo deve ser usado exclusivamente para a embreagem. Lembre-se: use o meio do para pisar na embreagem (nunca pise com a ponta do e nem com o inteiro).

Dicas para evitar a fadiga

  1. 1 — Evitar viagens muito longas. As viagens muito longas exigem planejamento e momentos de descanso, visando evitar acidentes fatais. ...
  2. 2 — Descansar bem. ...
  3. 3 — Paradas em viagens. ...
  4. 4 — Beber água. ...
  5. 5 — Utilizar um sistema de gestão de fadiga.