Como saber se estou precisando de vitamina C?

Perguntado por: olancastre6 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Sintomas da deficiência de vitamina C

  1. cansaço excessivo;
  2. baixo nível de energia;
  3. fraqueza;
  4. dores nas articulações;
  5. perda de definição muscular;
  6. maior irritabilidade e mau-humor;
  7. infecções e inflamações frequentes;
  8. dificuldade de cicatrização;

A fruta com maior concentração de vitamina C é a acerola, com cerca de 1600 mg do elemento.
...
Também entram na lista de frutas com boas concentrações:

  1. Laranja;
  2. kiwi;
  3. goiaba;
  4. caju;
  5. abacaxi;
  6. morango;
  7. mamão.

Como é feito o exame Vitamina C? Para a realização do exame de vitamina C (ácido ascórbico), é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames.

A principal causa para a falta de vitamina C é uma dieta pouco balanceada ou pobre em nutrientes. O corpo humano não é capaz de sintetizar a substância, ou seja, não a produz.

Para diagnosticar a falta de vitaminas, deve-se ter atenção a esses sintomas, bem como realizar exames anualmente.
...
Os sintomas mais comuns são:

  1. Cansaço (fadiga).
  2. Sono diurno.
  3. Falta de atenção.
  4. Pele áspera e seca.
  5. Cabelos e unhas quebradiças.
  6. Atraso no crescimento e problemas cognitivos e motores em crianças.

Lista com os melhores Vitaminas C de 2023

  • Life Extension. Vitamina C.
  • Now Foods. Vitamina C.
  • Vitaminlife. Vitamina C.
  • Vitgold. Vitamina C.
  • Sundown. Vitamina C Premium.

“O excesso pode gerar diarreia, cólica, dor de cabeça, náuseas e desconforto gastrointestinal. Quando há o consumo de uma mega dose desta vitamina também pode ocasionar o aparecimento de cálculos renais”, alerta.

Tomar vitamina C todos os dias não faz mal. Nosso corpo não armazena grandes estoques do nutriente, devido a sua característica hidrossolúvel, que faz com que o não foi utilizado seja facilmente excretado. Ou seja, é necessário consumir diariamente através da alimentação ou suplementação.

De acordo com o Hospital Sírio Libanês, a sugestão é ingerir a vitamina C com o ferro, já que um potencializa o efeito do outro. Outro ponto de atenção é a ingestão bem antes ou depois do café da manhã, já que fibras atrapalham a absorção da maioria das vitaminas.

A absorção total da vitamina C ocorre cerca de 24h após sua ingestão.

A principal diferença entre a vitamina C pura e a derivada é a concentração do ácido L-ascórbico - nome químico dado ao ativo. “A versão pura é mais instável e costuma oxidar facilmente, perdendo o seu poder de ação na pele.

Exame de Ácido Ascórbico, plasma | a+ Medicina Diagnóstica.

Em geral, a quantidade necessária de vitamina C para atender a demanda do organismo pode ser obtida sem maiores dificuldades por meio da alimentação, consumindo frutas e hortaliças com boa concentração do nutriente, como é o caso da laranja, limão, acerola, morango, brócolis e couve-flor.

A dose de vitamina C diária recomendada para adultos é de 90mg para homens e 75mg para mulheres, o que equivale à ingestão de apenas uma laranja e um morango por dia, sendo assim poucos os casos em que a suplementação é indicada.

Rica em fitoativos anti-inflamatórios, a acerola possui cerca de 23 vezes mais vitamina C do que a laranja, com 1677 mg contra 65mg.

Quais as vitaminas mais importantes para o organismo?

  • Vitamina C (ácido ascórbico) ...
  • Vitamina A (retinol) ...
  • Vitaminas do complexo B. ...
  • Vitamina E (tocoferol) ...
  • Vitamina K. ...
  • Vitamina D (calciferol)

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

Pessoas com baixos níveis de vitamina B12 no organismo, por exemplo, podem perceber a perda excessiva dos fios, pois esse é um dos sintomas da deficiência do nutriente. As vitaminas do complexo B em geral são importantes para a manutenção da saúde capilar.

A falta de vitamina C pode ocasionar problemas como anemia, sangramento nas gengivas, hematomas e má cicatrização. Além disso, pode provocar cansaço e comprometer o humor e nos casos mais graves, histeria e depressão.