Como saber se eu tenho cromossomo Y?

Perguntado por: lcavalcanti . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

São pedidos dois exames, feitos pelo sangue. O de cariótipo analisa todos os 23 pares de cromossomos. O de microdeleção analisa apenas o cromossomo Y.

O exame Microdeleções Cromossomo Y (GEN AZFa, AZFb, AZFc) é realizado é feito a partir da análise de amostra de sangue e o resultado é liberado em 29 dias úteis.

Geralmente, essa falha acontece quando o espermatozoide apresenta um cromossomo sexual danificado ou faltante. Como há falta do cromossomo Y, responsável pelo desenvolvimento de características masculinas, os fetos portadores da Síndrome sempre serão meninas.

Aumentar a ingestão de potássio e sódio
Este tipo de alimentação muda o pH sanguíneo, fazendo com que ele fique mais alcalino, um ambiente mais propício ao cromossomo Y, o que favorece a concepção de um menino!

Alguns podem sobreviver até 4 dias.

Em espécies onde a determinação sexual é genotípica, o par de cromossomos relacionados ao sexo pode mudar rapidamente ao longo do tempo conforme as necessidades ambientais e morfológicas.

O desaparecimento de Y
Este sistema vem com problemas por causa da dosagem desigual de genes X em machos e fêmeas. Como um sistema tão estranho evoluiu? A descoberta surpreendente é que o ornitorrinco da Austrália tem cromossomos sexuais completamente diferentes, mais parecidos com os das aves.

Os genes holândricos, que se localizam nas regiões do cromossomo Y sem homologia no X, são herdados apenas pelos homens, sendo transmitidos diretamente de pais para filhos.

Um exemplo básico disso é que é o espermatozóide que determina o sexo do bebê. Isso porque a mãe sempre oferece o cromossomo X, enquanto o pai oferece o X ou o Y. Em casos de cromossomos XX, será gerada uma menina e os meninos possuem cromossomos XY.

Esse tipo de herança restrita ao sexo corresponde aos genes denominados holândricos, que se localizam no cromossomo Y e são herdados pelo pai. Um exemplo desses genes é o SRY, que determina a transformação das gônadas indefinidas do embrião em testículos.

O estudo publicado na revista Nature também mostra que, de fato, o cromossomo Y tem apenas 19 dos aproximadamente 600 genes que ambos os cromossomos (X e Y) compartilhavam há cerca de 300 milhões de anos.

A síndrome de down ocorre no momento da formação da criança, com a presença de três cromossomos 21 na maioria das células, ou seja, as pessoas com trissomia do cromossomo 21 tem 47 cromossomos ao invés de 46. Podem ser suscetíveis a alguns tipos de doenças, porém cada um tem a sua personalidade.

Basicamente, devido à presença de mais um cromossomo responsável pela determinação do sexo do ser humano, neste caso, do feminino, bebês portadores da síndrome apresentam baixos níveis de testosterona, o que acarreta em uma menor quantidade de pelos corporais e faciais, além do desenvolvimento incomum das mamas.

Os genes estão dentro dos cromossomos, os quais se encontram no núcleo da célula. Um cromossomo tem de centenas a milhares de genes. Cada célula humana normal contém 23 pares de cromossomos, totalizando 46 cromossomos.

A criança que possui a Síndrome de Down, tem um cromossomo 21 a mais, ou seja, ela tem três cromossomos 21 em todas as suas células, ao invés de ter dois.

São eles que carregam todas as nossas informações individuais, herdadas de nossos pais, como a cor dos olhos, a estrutura física e a determinação biológica de nosso sexo.

Cromossomos e divisão celular
Depois da condensação dos cromossomos, estes se condensam para formar estruturas compactas (ainda formadas por duas cromátides). Quando uma célula se prepara para dividir, deve fazer uma cópia de cada um dos seus cromossomos. As duas cópias de um cromossomo são chamadas cromátides-irmãs.