Como saber se foi leite pro pulmão do bebê?

Perguntado por: nbrito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho. Quando, além desses sintomas, ocorre lábios e unhas arroxeadas e desfalecimento, a morte por asfixia é iminente”, comenta o cirurgião Wander Mattos Cardoso.

Os sintomas típicos incluem respiração ofegante, asfixia, dificuldade em respirar, coloração azulada da face e uma tosse persistente. Se o objeto estiver causando um bloqueio importante nas vias aéreas, estes sintomas ocorrem de repente e requerem tratamento imediato em um departamento de emergência.

A aspiração silenciosa de saliva e/ou do bolo alimentar corresponde à passagem dos mesmos abaixo das pregas vocais sem provocar tosse ou outro sinal externo, ou ainda dificuldade respiratória inicial naquele instante, por deficiência de fechamento glótico protetor1-2.

A única preocupação mais grave é se o bebê ficar mais de 20 segundos sem respirar (apneia) e apresentar uma cor azulada na pele. Nesse caso, é necessário procurar um serviço médico imediatamente.

à muito comum que os bebés produzam muitos sons diferentes. Não podem assoar o nariz como nós, e por isso, muitas vezes a drenagem normal e quase constante das mucosidades do nariz e da garganta faz com que os bebés pigarreiem, tussam, solucem e, por vezes, pareça que se engasgam.

Porém, se a tosse não cessar ou a respiração parecer difícil, procure ajuda médica. Se a criança não está respirando, não emite som e ainda se estiver ficando roxa, leve-a imediatamente ao pronto-socorro. Enquanto isso, procure fazer a manobra de Heimlich, veja um tutorial de como fazê-la aqui.

Resíduos de comida presos nos pulmões podem causar pneumonia ou bronquite, chiado no peito ou fazer com que o órgão murche. Uma infecção leva dias para aparecer, mas, se houver suspeitas, o médico deve examinar a pessoa ou pedir alguma radiografia ou exame mais complexo.

Os sintomas típicos são dor na garganta ou no peito, um nódulo na garganta ou no peito e dificuldade em engolir. Outros sintomas mais comuns podem ser sangue na saliva, recusa a se alimentar, engasgos, náusea ou vômitos. As crianças pequenas podem babar mais do que o normal.

Exame chamado videodeglutograma: através de uma endoscopia, o médico faz o paciente tomar um copo de líquido radiopaco para ver o o mecanismo de deglutição. O exame é feito com acompanhamento de radiologista e fonoaudióloga.

O diagnóstico Risco de Aspiração, pertencente à classe lesão física, é definido como risco de entrada de secreções gastrointestinais, secreções orofaríngeas, sólidos ou fluídos nas vias traqueobrônquicas.

Os sintomas podem incluir tosse ao comer, asfixia, falta de ar, dor no peito, chiado, cansaço extremo, febre e coloração azul nos lábios, nos dedos e nos pés.

O bebê chiador é quando o bebê apresenta um chiado (como chiado de gato) e não simplesmente secreção em excesso. Isso significa que os brônquios estão mais contraídos e quando o ar vai sair do pulmão, encontra uma resistência maior que leva a esse barulho.

Chamada também de lactente sibilitante, a síndrome do bebê chiador é caracterizada por episódios de tosse, chiado e falta de ar em bebês de até 2 anos. O problema geralmente ocorre devido às estreitas passagens do pulmão do bebê estar ainda em formação ou mesmo imaturo. Desse modo, há maior facilidade de obstrução.

Para isso, rapidamente coloque o bebê de bruços (com a cabeça inclinada para baixo). Dê leves batidinhas nas costas com a palma da mão ou faça uma leve pressão na região dorsal para provocar tosse e, portanto, a liberação do leite. Lembre-se que os movimentos precisam ser leves e delicados!

A causa da síndrome da morte súbita infantil (SMSI) é desconhecida. Ela pode ocorrer devido a uma anomalia no controle da respiração. Alguns bebês com SMSI apresentam sinais de terem tido níveis baixos de oxigênio no sangue e períodos de interrupção da respiração (um quadro clínico denominado apneia).

O que fazer
Deixe o bebê tossir ou chorar, pois é sinal de que ele está respirando; Iniciar uma manobra para interromper os engasgos do bebê durante a amamentação. Dessa forma, o adulto deve apoiar a criança no antebraço, mantendo-a levemente curvada para baixo.

Como agir em caso de engasgo em bebês
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.

Com a imaturidade, o esfíncter relaxa e não faz seu trabalho. Por isso, o retorno de um pouco de leite após a mamada, quando o bebê arrota, ou mesmo um tempo depois em forma de “queijinho” é normal. Trata-se de um tipo de refluxo fisiológico, ou apenas regurgitação, que acontece em algumas ou todas as mamadas.