Como saber se fui reprovado no psicotécnico?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Quando ocorre a reprovação do candidato no Exame de Aptidão Psicológica, ele será chamado para participar de uma reunião na qual o psicólogo (a) da banca avaliadora vai expor as razões da sua reprovação. É muito importante que você esteja preparado aqui.

O teste palográfico avalia uma série de características comportamentais e de personalidade de quem realiza. Algumas delas são: produtividade; ritmo de trabalho; iniciativa; agressividade; organização; relacionamentos; aspectos emocionais; transtornos psicológicos. Em suma espere tranquilo o resultado!

Psicotécnico reprova? Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto. A primeira categoria é óbvia, a segunda é a reprovação em que o candidato mostre desempenho abaixo da média mínima, mas que pode ser adequado em oportunidades futuras.

Geralmente, os candidatos reprovam no exame psicotécnico em concursos públicos por conta de nervosismo e preocupação excessiva. Por isso, é importante manter a calma e fazer alguns exercícios de respiração.

45 QUESTÕES SOBRE O TESTE PSICOTÉCNICO DO DETRAN SOBRE FIGURAS - RACIOCÍNIO LÓGICO - YouTube.

Não é necessário acertar tudo no exame psicotécnico. O candidato deve pontuar ao menos 50% das respostas, segundo o gabarito do psicólogo.

O que acontece no chamado reteste é um aprofundamento da avaliação, no qual o candidato é avaliado somente nos pontos em que não mostrou suficiência.

Para se ter uma ideia, os últimos concursos da Polícia Militar de São Paulo reprovaram de 70% a 80 % dos candidatos no exame psicológico.

A fadiga mental está relacionada aos sintomas prolongados de estresse, ansiedade, depressão ou excesso de trabalho. Esse tipo de fadiga é diferente do esgotamento psicológico, por exemplo. Na fadiga uma pessoa sente uma perda considerável de energia, desmotivação e apatia.

Como funciona o teste palográfico? Para isso, ele deve seguir as orientações do recrutador e fazer alguns traços verticais em uma folha em branco, os chamados palos. De acordo com o posicionamento e formato dos palos, é possível identificar as características pessoais do indivíduo.

Os testes psicológicos para emprego servem para verificar e mensurar o perfil, a inteligência, o raciocínio lógico, habilidades, resolução de problemas e a personalidade de um candidato para determinada vaga.

Candidato reprovado em psicotécnico deve ser submetido a novo exame.

II- inapto temporário: quando não é apresentado desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém o avaliado possui um tempo para se adequar e voltar a fazer o processo para a obtenção da CNH.

Olá. O teste palográfico é um teste que avalia a parte quantitativa (quantos palos você fez e quanto muda essa produtividade ao longo do teste) e qualitativo (aspectos da personalidade avaliados através da forma que o teste é feito). Não existe uma quantidade mínima para aprovação.

É possível ser reprovado no teste palográfico? Como o teste palográfico é apenas um teste de personalidade, sua intenção não é aprovar ou reprovar. Portanto, o teste palográfico não reprova um candidato. A intenção do exame é entender a psicologia de uma pessoa e como ela se encaixa na cultura e na rotina da empresa.

Um teste psicotécnico não é como uma prova com alternativas, pois não existe um jeito certo ou errado de se fazer. O seu intuito é avaliar as condições psíquicas do condutor. Apesar disso, é possível que você não esteja apto a dirigir por conta de uma reprovação nesse teste.