Como saber se a versão do Android é original?

Perguntado por: ivasques3 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Gente, uma das formas mais seguras de confirmar se um aparelho é original, é consultar o número de série do aparelho no site do Governo Federal. O número do IMEI é o dado mais importante do seu celular, porque o código funciona como se fosse um documento de identidade do aparelho.

Cada celular tem um IMEI diferente. Procure por esse número no banco de dados para descobrir mais informações sobre o seu telefone. Se o número IMEI mostrar informações sobre um modelo diferente, o seu aparelho é falso.

Verificar e atualizar a versão do Android

  1. Abra o app Configurações do smartphone.
  2. Perto da parte de baixo da tela, toque em Sobre o dispositivo. Versão do Android.
  3. Localize a "Versão do Android", a "Atualização de segurança do Android" e o "Número da versão".

Para consultar qual é o IMEI do seu celular abra o discador de chamadas e digite (*#06#) e anote os códigos. Em seguida acesse o site imei.info e veja se às informações estão de acordo com a marca e modelo. Caso o IMEI esteja inválido pode significar que talvez seja uma réplica.

Celular pirata é aquele que tem um IMEI irregular. Ele está passível de bloqueio no Brasil (mais de 860 mil foram bloqueados desde maio de 2018) e se configura como tal independentemente da homologação da Anatel. Todo celular pirata não é homologado, mas nem todo celular não homologado é pirata.

Outro modo efetivo de descobrir se um celular é falso é por meio dos códigos de serviço da fabricante. Em um modelo Galaxy, a Samsung habilita alguns comandos no teclado numérico para ativar modos de teste do dispositivo, algo disponível somente se o produto for original. Abra o discador e digite *#7353#.

Para achar o número de IMEI do celular, o consumidor pode:

  1. procurar na caixa do celular;
  2. procurar em um adesivo que fica por trás da bateria; ou.
  3. digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.

Informação está no item "Tempo de atividade", localizado nas Configurações do sistema Android

  1. Entre nas Configurações e toque em Sistema.
  2. Selecione o item Sobre o dispositivo.
  3. Escolha a opção Status.
  4. Neste menu, você pode conferir diversos dados sobre o celular.

A sequência numérica do código de barras é única, ou seja, não se repete, assim como a digital. Ela é chamada de Número Global do Item Comercial (GTIN) e é a maneira mais acertada de identificar a autenticidade de qualquer produto comercializado.

Para isso, entre no site oficial da Xiaomi e procure pela aba “Autenticação de produto”. Digite o código IMEI ou o número de série (S/N disponível na caixa) no espaço destinado e verifique. O site irá informar se seu smartphone é uma versão original e qual o modelo.

Verifique a etiqueta branca da caixa
A caixa de um Motorola original precisa ter uma etiqueta branca com os códigos do produto, incluindo registro da Anatel e o número do IMEI. Vá no site da fabricante e pesquise o código do modelo para confirmar que ele consta na lista dos produtos vendidos.

O Google liberou em agosto de 2022 o lançamento da versão mais recente do seu sistema operacional: o Android 13. Os aparelhos da linha Pixel foram os primeiros a receberem o update, mas modelos de outras marcas, como Samsung, Xiaomi e Motorola, devem ser contemplados até o final do ano.

Como atualizar a versão do seu Android

  1. Vá em “Configurações” Abra o menu de opções do seu celular, procure por “Configurações” (ícone de engrenagem);
  2. Selecione “Atualização de software” Role a tela para baixo e, em seguida, clique em “Atualização de software”;
  3. Atualize seu dispositivo.

O IMEI, International Mobile Equipment Identity ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português, é um número composto normalmente por 15 dígitos - são únicos e globais -, que permitem a identificação do seu celular. É como um documento de identidade para seu dispositivo móvel.

O que acontece quando bloqueio o IMEI do celular? Ao ter o IMEI bloqueado, o aparelho celular fica impedido de se conectar às redes móveis. Sendo assim, quem roubou seu smartphone não consegue fazer ligações, enviar SMS ou utilizar internet móvel, visto que o dispositivo não conseguirá sinal 2G, 3G, 4G ou 5G.

O que acontece quando o IMEI do celular é bloqueado? Agora que você já sabe como bloquear celular roubado pelo IMEI, fica a pergunta: 'o que acontece depois do bloqueio de celular? ' Bem, o aparelho fica com o slot de chip bloqueado, ou seja, ele não poderá ser usado com chip e, consequentemente, com internet móvel.