Como saber se o seu cabelo precisa de hidratação?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Se o cabelo está sem brilho, quebrando com facilidade, ressecado e com pontas espigadas, ele precisa de hidratação, ou seja, de reposição de água. A dica é usar máscaras de hidratação 1 vez por semana ou a cada 10 dias. Depois da hidratação, o cabelo fica mais macio, brilhoso e com as pontas cheias de movimento.

Para hidratar o cabelo, a especialista dá a dica: "O ideal é sempre repor a água perdida fazendo o tratamento de hidratação pelo menos 1 vez na semana. Em cabelos muito ressecados ou danificados, é recomendado até 2 vezes na semana, até que os fios se reestabeleçam.

“Um cabelo pode ser considerado saudável quando o couro cabeludo está sem lesões ou coceiras, por exemplo, e os fios não quebram com facilidade, têm brilho e boa penteabilidade”, conceitua Dra. Bruna.

Os cabelos ressecados perdem o brilho e ficam com uma textura diferente, mais áspera, especialmente nas pontas. Nesses casos, ainda, é possível notar que os fios ficam mais frágeis e quebradiços e o paciente pode notar que seu cabelo cai em maior volume.

O CABELO DESIDRATADO TEM TEXTURA ÁSPERA E RÍGIDA
Cabelos saudáveis têm textura suave e são maleáveis. Caso seus fios estejam com um aspecto áspero, como se você estivesse tocando em areia, ou muito rígidos e sem movimento, é sinal de desidratação.

Se o cabelo está sem brilho, quebrando com facilidade, ressecado e com pontas espigadas, ele precisa de hidratação, ou seja, de reposição de água. A dica é usar máscaras de hidratação 1 vez por semana ou a cada 10 dias. Depois da hidratação, o cabelo fica mais macio, brilhoso e com as pontas cheias de movimento.

As principais formas de hidratar o cabelo ressecado são:

  1. Aplicar uma máscara de hidratação. ...
  2. Usar um sérum capilar. ...
  3. Fazer massagem com óleos naturais. ...
  4. Lavar o cabelo com água fria ou morna. ...
  5. Usar um leave-in com proteção solar. ...
  6. Aplicar um protetor térmico.

A nutrição é a etapa do cronograma capilar que repõe os lipídios ao fio, responsáveis pela proteção da fibra interna quando o cabelo está desnutrido. Um fio que precisa de nutrição geralmente apresenta alguns sintomas comuns: fios ressecados, opacos, sem brilho e com muito frizz.

Cientistas demonstram que você pode lavar o cabelo todos os dias se seguir algumas dicas. Use produtos de qualidade para evitar o depósito de resíduos danificadores no seu cabelo. Além disso, evite lavar o cabelo com água muito quente porque ela prejudica o couro cabeludo.

Exagerar nesse cuidado pode fazer o seu cabelo ficar pesado e sem movimento - causando o efeito oposto ao objetivo da hidratação - chamado de efeito rebote. O melhor é aliar esse tipo de tratamento a outras opções, como a nutrição e a reconstrução, respeitando o intervalo entre cada um deles para evitar danos aos fios.

O ideal é não passar de 5 dias sem higienizar os fios. Deixar de lavar o cabelo pode ser prejudicial: uma vez que o couro cabeludo produz sebo continuamente, a falta de limpeza pode causar acúmulo de oleosidade e até mesmo seborreia (a chamada caspa), além de doenças causadas por fungos e bactérias.

1- Pentear o cabelo regularmente ou massagear o couro cabeludo

  1. 2- Tomar vitaminas e minerais para o cabelo crescer. ...
  2. 3- Comer mais alimentos ricos em proteínas. ...
  3. 4- Prender sempre o cabelo. ...
  4. 5- Usar corretamente o condicionador. ...
  5. 6- Evitar bonés. ...
  6. 7- Deixar de fumar. ...
  7. 8- Hidratar o cabelo 1 vez por semana.

Para identificar a real situação do cabelo é importante fazer o teste de porosidade capilar, que nada mais é que a técnica que avalia se as cutículas do cabelo, responsáveis pela proteção da fibra capilar, estão abertas ou fechadas.

1. Para manter o cabelo hidratado, evite o uso de água quente

  1. Evite químicas. As químicas são cada vez mais comuns, mão, também, a maior causa de ressecamento dos fios. ...
  2. Use produtos de hidratação. ...
  3. Beba muita água. ...
  4. Proteja o cabelo.

O ideal é higienizá-lo pelo menos 1 vez na semana. Para um cabelo saudável, com bom crescimento, é fundamental cuidar bem do couro cabeludo, pois tudo começa por ali! Equilíbrio é tudo na vida! Por isso, lavar o cabelo de 3 a 4 vezes na semana é o cenário ideal.

O que causa o cabelo espigado
Uso frequente de aparelhos de altas temperaturas, como secadores, modeladores e chapinhas. Agressões externas, como exposição solar excessiva, vento e poluição. Pentear o cabelo de forma incorreta ou ainda molhado. O atrito com a toalha na hora de secar o cabelo danifica as madeixas.

Hidratação no cabelo seco
Segundo a expert, o maior benefício dessa tática é que ela potencializa a hidratação dos fios. “O cabelo seco absorve toda a tecnologia dos produtos”, explica.

De forma geral, a dificuldade de manter a hidratação no cabelo pode ser um sinal de que os fios estão danificados e com as cutículas abertas. Também é possível que o cabelo esteja com muitos resíduos de produtos que impedem a absorção da máscara ou que você não tenha escolhido o produto certo para o seu tipo de cabelo.

Os métodos mais comuns de alisar os fios são os naturais, por meio da prancha de cabelo, mais conhecida como chapinha, ou os definitivos, com procedimentos químicos, feitos por profissionais especializados. Além disso, com a inovação da indústria cosmética, também é possível encontrar produtos capilares alisadores.

Como saber se o cabelo precisa de queratina? Para identificar a falta de queratina no cabelo, basta fazer um teste simples: corra os dedos indicador e polegar da raiz às pontas dos seus fios para sentir a textura. Você deve observar se os fios estão ásperos e quebradiços. O ideal é que estejam suaves e macios.