Como saber se o arroz cru está estragado?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Se ao abrir o pote você sentir cheiro azedo ou notar que os grãos estão ressecados demais, melhor descartar o arroz. São provas de que não pode mais ser consumido. Como salienta o professor, é necessário sempre resfriar o arroz antes de levá-lo à geladeira.

Segundo a Healthline, antes de cozinhado, o arroz branco pode durar até dois anos se mantido a temperatura ambiente, enquanto que o arroz integral dura cerca de seis meses. Congelar aumenta a sua vida útil. Já o arroz cozinhado deve ser refrigerado e conservado até cerca de quatro dias.

O arroz cru contém, frequentemente, esporos (células capazes de se reproduzirem rapidamente) de uma bactéria – a Bacillus cereus – que pode provocar intoxicações alimentares. A má notícia é que estes esporos podem sobreviver à cozedura.

Se você já abriu o saco de arroz e pretende usá-lo com certa frequência, basta colocar tudo dentro de um saco zip lock grande e fechar o zíper. O arroz pode ficar assim na despensa por até dois anos ou na geladeira por até dez. Apesar de o arroz durar bastante tempo, é melhor usá-lo o quanto antes.

De acordo com informações do Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) do Reino Unido, o arroz que não passou por um processo de cozimento apresenta esporos da Bacillus cereus, uma bactéria que pode resultar no desenvolvimento de uma intoxicação alimentar.

O ideal é guardar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de insetos e sujeiras. Caso você não tenha um frasco de vidro, pode ser de plástico, com tampa que fique muito bem fechada.

Arroz. O arroz é outro dos alimentos que nunca vencem, pelo menos nas versões branco, selvagem, arbóreo, jasmine e basmati. Isso porque, assim como o feijão, sua estrutura retém suas qualidades nutricionais e a qualidade interna dos grãos por tempo indeterminado.

Limão e açúcar são ingredientes indicados se você queimou o arroz. Na hora de pesquisar o que fazer quando queima o arroz, o limão e o açúcar estão entre os alimentos mais indicados para se livrar do cheiro forte da comida.

Eles utilizam garrafas pet para estocar alimentos desidratados, como arroz e feijão, que, se alocados da forma correta, podem durar até 30 anos.

Um arroz que iria durar três dias se tivesse totalmente cozido, vai passar pra cinco a sete dias na geladeira. Não congele o arroz”, orienta. Se você organizar bem a geladeira, os alimentos ficam fresquinhos por mais tempo.

O arroz cozido pode ser contaminado rapidamente. Portanto, os especialistas recomendam mantê-lo na geladeira por apenas 1 a 3 dias. O arroz restante, se não for armazenado adequadamente, pode causar intoxicação alimentar.

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

Para tal, use vinagre e água quente, que serve para desinfetar e garante uma boa limpeza. O vinagre também pode ser usado na limpeza das prateleiras e em locais infestados com insetos (até mesmo em cantos de parede).

4 horas

Especialistas dizem que você nunca deve deixar qualquer alimento fora da geladeira mais do que 4 horas após preparado. No caso do arroz, se ele não estiver contaminado com a bactéria, poderá ser consumido se armazenado de forma adequada. Um alimento sempre deve esfriar antes de ser guardado na geladeira.

  • Conheça 6 alimentos que não se estragam.
  • Açúcar e sal. O sabor não podia ser mais diferente, mas açúcar e sal têm algumas semelhanças, nomeadamente um teor de água quase nulo, o que dificulta o desenvolvimento de microrganismos. ...
  • Vinagre. ...
  • Arroz. ...
  • Feijões secos. ...
  • Bebidas espirituosas. ...
  • Café instantâneo.