Qual a cor do frango estragado?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Quando o frango está fresco, ele possui uma cor rosada e carnosa. Quando ele começa a apodrecer, sua coloração começa a ficar cinzenta. Se a cor do frango começar a ficar opaca, você deve usá-lo o mais rapidamente possível antes que ele estrague. Quando ele parecer mais cinza que rosado, é sinal que já é tarde demais.

Aves normais que são alimentadas usando níveis altos de milho amarelo, que contém muitas xantofilas (pigmento), apresentaram uma coloração amarelada. Está associada com a deficiência de biotina e está comprovado que quando se adiciona os níveis adequados desta vitamina, os danos produzidos são reversíveis.

O frango cru possui um odor muito forte quando está podre (algumas pessoas descrevem esse odor como "azedo" enquanto outras, o comparam ao cheiro de amônia). Se o frango cru estiver com um odor desagradável ou forte de qualquer tipo, é melhor descartá-lo. O frango pode começar a cheirar mal enquanto é cozido.

O frango deve ter uma aparência firme (sem desmanchar com facilidade) e ter uma cor uniforme branca - caso esteja com manchas esverdeadas, marrons e até alaranjadas, já pode desconfiar! O mesmo serve para o peixe, que deve ser firme e mais molinho (nunca endurecido), de uma cor clara uniforme (e não opaca com manchas).

O frango estragado tende a cheirar azedo ou ter um cheiro de amônia, mas, seja lá qual for o odor, a dúvida entre se ele está apropriado para o consumo ou não será muito pequena.

Os sintomas variam em intensidade de acordo com organismo de cada indivíduo e a quantidade de alimento contaminado ingerido. Os mais comuns são dor abdominal, vômitos e diarreia e costumam surgir de 12 a 36 horas após a ingestão de comidas contaminadas.

Os frangos podem ser guardados na geladeira de 3 a 5 dias - diz Márcia Madeira. Os cuidados com a higienização também valem para produtos industrializados. Os enlatados devem ser lavados com água e sabão antes de serem consumidos.

Consiste em submergir o frango em água fervente durante certo período de tempo. A água pode chegar a até 96°C para sua pasteurização e, dessa forma, remover qualquer agente microbiano.

A contaminação no frango
A contaminação horizontal, também chamada de infecção de contágio, é a mais comum e ocorre quando a proliferação da bactéria ocorre no ambiente onde as aves vivem. A salmonela pode se fixar em diversas áreas da granja, como gaiolas, bebedouros, piso, teto etc.

Segundo o site do Food and Drug Administration, do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, o frango cru pode fica em temperatura ambiente por até duas horas em dias com a temperatura mais amena. Para dias muito quentes, o intervalo de tempo diminui para apenas uma hora.

Mas, considerando a necessidade de ter carne descongelada para o preparo de uma refeição rápida, é de suma importância que haja um certo conhecimento sobre o período em que o frango pode estar no refrigerador. Sem tempero, você pode guardar o frango na geladeira sem se preocupar durante até 3 dias.

À temperatura ambiente e pressão atmosférica, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade. O que o torna altamente perigoso em caso de inalação. É também inflamável, de um odor muito irritante (em concentrações não muito elevadas, tem semelhança ao odor de urina) e solúvel em água.

Quando esses produtos estão estragados, apresentam tonalidade esverdeada, amarelada, cinzenta ou descolorada. Essas cores indicam que eles estão contaminados por bactérias e fungos.

Em carne com maior pH, há maior retenção de água, com um menor gotejamento. Nesse caso, há uma menor refletância da luz e, portanto, a carne fica com um aspecto mais escurecido. Já carnes com menor pH, perdem mais água pelo gotejamento e refletem mais luz, ficando, dessa forma, com um aspecto mais claro.

Se a carne estiver esverdeada é porque teve proliferação de bactérias. Se estiver vermelho escuro, mais amarronzada, é porque a carne ficou exposta a uma temperatura menor do que deveria e não é recomendada para o consumo.

FRANGO-Para tirar a gosma, lave o frango, corte os pedaços e cubra-os com água fria e quatro colheres de sopa de vinagre de alcool Heinig. Depois é só lavá-los com água corrente.

A aparência viscosa, alteração da cor e o cheiro forte são indicativos de que a comida ou sobremesa está estragada, o que pode acontecer mesmo dentro da geladeira.

Essa espuma não é prejudicial à saúde, pois se forma graças à coagulação das proteínas que o frango contém. Essa espuma deve ser sempre retirada, pois não dá um aspecto apetitoso ao caldo de galinha, pois essas proteínas solidificam quando resfriadas.