Como saber se o bebê tem altas habilidades?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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Especialistas recomendam que os superdotados sejam diagnosticados ainda na primeira infância. O teste SonR (Teste Não Verbal de Inteligência) pode ser aplicado aos 2 anos e 6 meses. O Wisc (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças), mais completo, é indicado acima de 6 anos.

Nessa avaliação psicológica para altas habilidades, a criança ou adolescente (o teste foi aplicado em crianças de 9 a 12 anos de idade) completa algumas afirmações com as respostas presentes em uma escala Likert (do tipo “não tem nada a ver comigo” até “tudo a ver comigo”, gradualmente separadas).

No entanto, para confirmar o retardo mental e o nível, o psicólogo ou pediatra pode indicar a realização do teste de quociente de inteligência, também chamado de teste de QI, que avalia as habilidades ligadas à inteligência, raciocínio lógico e resolução de problemas das crianças.

As altas habilidades/superdotação são um comportamento biopsicosocial de causas genéticas e ambientais, que reflete uma interação entre três grupamentos básicos dos traços humanos - sendo esses grupamentos habilidades gerais e/ou específicas acima da média, elevados níveis de comprometimento com a tarefa e elevados ...

Procure um NEUROPSICÓLOGO, pois é através desta avaliação que compreende investigação tanto dos aspectos emocionais e cognitivos, entre eles o Q.I (Quociente de Inteligência) que não deve ser considerado como o único aspecto para a definição clínica de Altas Habilidades, o Q.I é apenas um dos inúmeros aspectos a ser ...

inteligência superior ou altas habilidades: quem apresenta um QI entre 121 e 130; inteligência muito superior (superdotação): quem apresenta QI acima de 130.

Preço: R$ 326,00. A TIAH/S é um instrumento de triagem para a presença de indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/S), cujo resultado pode ser utilizado como base para a indicação do(a) aluno(a) para uma avaliação psicológica mais ampla e criteriosa.

De acordo com a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (1994, 1999), a pessoa com altas habilidades (PAH) apresenta um desempenho excepcional em uma ou mais áreas do potencial humano como: inteligência espacial, corporal, musical, linguística, lógica, interpessoal, Intrapessoal e naturalista”, acrescentou.

Os principais são o exame de translucência nucal e o exame morfológico de 2o trimestre. Esses exames são chamados testes de rastreamento, pois conseguem separar um grupo de bebês com alto risco para anomalias. >

Entre os exames fundamentais para a identificação de doenças, podem ser citados os diversos tipos de ultrassonografias, tais como a obstétrica e a morfológica. Elas permitem identificar malformações, síndromes fetais e problemas genéticos.

O ultrassom obstétrico é um exame extremamente importante para acompanhar o desenvolvimento do bebê durante o período gestacional. Esse exame de imagem está presente durante todo o pré-natal e é a maneira mais fácil e segura de perceber se está tudo bem com o bebê.

Freud acreditava que a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase, por volta dos cinco anos de idade, quando o indivíduo possivelmente já desenvolveu as estratégias fundamentais para a expressão dos seus impulsos, estratégias essas que estabelecem o núcleo da personalidade.

Quando meu bebê aprenderá o nome dele? Muitas crianças começam a reconhecer o som de seu nome quando elas estão entre 4 e 8 meses de idade. Você pode dizer quando isso acontece para o seu filho ao chamar suavemente seu nome e vendo se ele se vira para você.

A ciência há muitos anos vem comprovando o quanto as emoções da gestante influenciam a saúde física e emocional do bebê que está sendo gerado. Inclusive, que podem repercutir por todo o desenvolvimento da criança.

Já segundo o psicólogo americano Joseph Renzulli, a superdotação pode ser dividida em dois tipos: a acadêmica, considerada a mais fácil de ser identificada por testes de QI, e a produtivo-criativa, caracterizada por uma maior qualidade na produção científica e criativa.

Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.

As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) caracteriza-se pela elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas das atividades humanas incluindo as acadêmicas, demonstradas desde a infância.

Mas claro que essa condição, pode sim, vir acompanhada do transtorno, por esta razão, é bom realizar um diagnóstico diferencial cuidadoso. Podem existir pessoas com TDAH e que sejam também superdotadas... para ter estas informações, é importante uma avaliação Neuropsicológica completa.

O que são altas habilidades e superdotação? Há bastante discussão a respeito desses conceitos. De maneira geral, eles são compreendidos como a capacidade acima da média do aluno em uma ou mais áreas específicas combinada com um quociente de inteligência (QI) entre 40 e 70.

A aplicação de testes de QI é então fundamental para o diagnóstico de pessoas com Altas habilidades/ superdotação. Ela é idealmente realizada a partir dos 6 anos de idade e o diagnóstico é fechado por médico Neurologista.

Neihart (2000) também cita essa diferença entre a linguagem desses, segundo ela os sujeitos com Asperger têm um discurso tipicamente pedante e os com Altas Habilidades/ Superdotação apresentam um discurso normal ou podem apresentar uma linguagem de um sujeito mais velho.